CULTURA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL - 14-10-2008
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Turismo de Portugal apoia Fundação Batalha de Aljubarrota
O Turismo de Portugal vai apoiar a Fundação Batalha de Aljubarrota com uma verba de dois milhões de euros como forma de potenciar a oferta turística na região centro, valorizando o património cultural e arqueológico do local onde se realizou a Batalha de Aljubarrota, que restaurou a independência de Portugal em 1385, refere o instituto público em comunicado.
"Este apoio do Turismo de Portugal pretende desenvolver uma nova centralidade turística na região centro que se traduza em visitas mais prolongadas dos turistas e numa melhoria dos negócios do sector”, refere a mesma fonte. O Turismo de Portugal diz ainda que o objectivo é “a construção do Centro de Batalha de Aljubarrota no local onde se começou a desenvolver a estratégia de ataque no terreno, utilizando conteúdos multimédia da última geração tecnológica que permitirão ao visitante observar a disputa entre portugueses e castelhanos através de filmes a três dimensões, dando a ideia que se encontram no meio do conflito”.Outro edifício constante do projecto apoiado é o Centro de Interpretação do local onde a batalha teve efectivamente lugar, no Campo de São Jorge, que será inaugurado este sábado, 11 de Outubro, e terá também conteúdos multimédia com vista ao estudo e aprendizagem de uma batalha que permitiu garantir a independência de Portugal em Agosto de 1385. Serão ainda desenvolvidas no local várias actividades educativas como visitas orientadas, oficinas, ateliers de descoberta, parque lúdico, circuitos culturais e comboios turísticos. No apoio do Turismo de Portugal estão compreendidas as edificações e terrenos dos centros de interpretação e do sítio da batalha, bem como todos os equipamentos e conteúdos multimédia especialmente concebidos para o efeito.O apoio atribuído pelo Turismo de Portugal insere-se também na estratégia definida no Plano Estratégico Nacional do Turismo de classificar o Touring Cultural e Paisagístico como um dos 10 Produtos Estratégicos a Desenvolver.
Ana Torres Pereira
atp@mediafin.pt
Jornal de Negócios
"Este apoio do Turismo de Portugal pretende desenvolver uma nova centralidade turística na região centro que se traduza em visitas mais prolongadas dos turistas e numa melhoria dos negócios do sector”, refere a mesma fonte. O Turismo de Portugal diz ainda que o objectivo é “a construção do Centro de Batalha de Aljubarrota no local onde se começou a desenvolver a estratégia de ataque no terreno, utilizando conteúdos multimédia da última geração tecnológica que permitirão ao visitante observar a disputa entre portugueses e castelhanos através de filmes a três dimensões, dando a ideia que se encontram no meio do conflito”.Outro edifício constante do projecto apoiado é o Centro de Interpretação do local onde a batalha teve efectivamente lugar, no Campo de São Jorge, que será inaugurado este sábado, 11 de Outubro, e terá também conteúdos multimédia com vista ao estudo e aprendizagem de uma batalha que permitiu garantir a independência de Portugal em Agosto de 1385. Serão ainda desenvolvidas no local várias actividades educativas como visitas orientadas, oficinas, ateliers de descoberta, parque lúdico, circuitos culturais e comboios turísticos. No apoio do Turismo de Portugal estão compreendidas as edificações e terrenos dos centros de interpretação e do sítio da batalha, bem como todos os equipamentos e conteúdos multimédia especialmente concebidos para o efeito.O apoio atribuído pelo Turismo de Portugal insere-se também na estratégia definida no Plano Estratégico Nacional do Turismo de classificar o Touring Cultural e Paisagístico como um dos 10 Produtos Estratégicos a Desenvolver.
Ana Torres Pereira
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Marcadores: cultura, patr. cultural, patr. histórico
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