ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

29 outubro, 2008

CULTURA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL - 29-10-2008

Comissão discute projeto que cria o Instituto Brasileiro de Museus
A Comissão de Educação e Cultura realiza audiência pública na quarta-feira (29) para discutir o Projeto de Lei 3951/08, do Executivo, que cria o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e reorganiza o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo a proposta, o Ibram será uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura e vai atuar no aperfeiçoamento da normatização dos museus, na fiscalização e no incentivo à preservação do patrimônio museológico.O debate foi sugerido pelo deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). Ela lembra que a criação do Ibram é uma proposta antiga, mas ainda desconhecida, mesmo entre os profissionais da área de museologia. "Trata-se de uma das metas do governo para a área da cultura, com a finalidade de criar um órgão específico para gerenciar a política museológica e valorizar os museus e seus arcevos".Foram convidados para o debate o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida; e representantes dos ministérios da Cultura e planejamento, e da Casa Civil.
A reunião será realizada às 14 horas, no plenário 10.
Ocara-CE - Festa das Almas: Vivendo a cultura de Corpo e Alma
Tradicional evento cultural de Ocara, a Festa das Almas é um misto de música, artes e expressão cultural que acontece na noite que antecede ao feriado de finados e reúne milhares de pessoas. Na programação feiras, mostras, o Terço das Almas e shows musicais com as bandas Solteirões do Forró, Chapéu de Couro, Balança Saia e do cantor religioso Zé Vicente. Celebrar os mortos à noite. E na véspera do Dia de Finados.
Pode até dar medo e parecer brincadeira. Mas desde a década de 20 que esse costume vem sendo preservado pelos moradores do município de Ocara. Na época, eles se reuniram para participar de um leilão em prol da construção do muro do cemitério da cidade.
O encontro transformou-se em tradição, até que na década de 50 a data se consolidou e ganhou um tom festivo. Além do famoso leilão, a música foi adicionada ao encontro. Passados os anos, o evento que reúne milhares de pessoas de todas as partes do Nordeste ganhou um nome: Festa das Almas.
A Festa acontece no dia 1º de novembro. É considerado o evento mais tradicional do município por reunir toda a força e beleza das tradições culturais do Nordeste através da música, da arte e da expressão cultural de Ocara. Na véspera do Dia de Finados a cidade não dorme.
Na Praça da Matriz são realizados shows musicais e apresentações culturais que contam com a presença de grupos de Ocara como o Reisado Boi Coração, com mais de 30 anos de tradição e liderado pelo Mestre Luciano Correia, e o Grupo Folclórico Pisada do Sertão. Além de mostras da cultura popular, feiras e apresentações culturais de grupos de outras cidades do Ceará. A principal avenida do município vira palco de uma feira onde pode-se encontrar de tudo, desde panelas a chaveiros personalizados. Mas é claro que a tradição continua. Em meio a tantas opções, centenas de pessoas vão até o cemitério homenagear seus entes queridos. Também muito forró com bandas famosas animam os clubes da cidade. Há dois anos, a Festa começa mais cedo, no dia 30 de outubro, com a Mostra da Cultura Popular.
A quarta edição da mostra reunirá milhares de pessoas para apreciarem a força e a beleza das tradições culturais do Nordeste através da música, da arte e da expressão cultural da região. Apresentações dos grupos locais "Reisado Boi Coração" e "Pisada do Sertão", e a presença de grupos de outras cidades marcarão a IV Mostra da Cultura Popular que conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Turismo. Para a edição 2008, a novidade serão os shows musicais que acontecerão nas três noites do evento.
Estão agendadas as apresentações das bandas Forró do Muído, Forró de Ouro, Solteirões do Forró, Chapéu de Couro, Balança Saia. E no dia 31 de outubro, a presença do cantor Zé Vicente que abrilhantará a programação com suas canções conhecidas mundialmente pelo toque regional e religioso.
Já na noite que antecede ao feriado de finados, um grande terço será realizado no Cemitério Público. O Terço das Almas reunirá toda a população para um momento de fé e oração. Isso sem falar no grande show que encerra a programação do evento com as bandas Solteirões do Forró, Chapéu de Couro e Balança Saia.
Mais informações: Auricélia Alves: (85) 3322 1330 ou 9104 2680 (celular).
PROGRAMAÇÃO- IV MOSTRA DA CULTURA POPULAR – FESTA DAS ALMAS 2008*
30 de Outubro de 2008
IV Mostra da Cultura Popular
Local: Praça da Matriz
Horário:
19h Atrações: Banda de Música, Grupo de Dança de Itapiúna, Grupo de Percussão de Guaiúba, Dramas e Feira de Artesanato e comidas típicas.
22:00h :Shows Musicais: Forró do Muído e Forró de Ouro
31 de Outubro de 2008
IV Mostra da Cultura Popular
Local: Praça da Matriz
Horário:
19h Atrações: Coral Crianças em Cantos, Grupo de de Flautas Doce Melodia, Grupo de Dança da Escola Catavento e Feira de Artesanato e comidas típicas.
20:00h: Show religioso com Zé Vicente
01 de novembro de 2008
IV Mostra da Cultura Popular
Local: Praça da Matriz
Horário:
17h Atrações: Banda de Música e Grupo de CapoeiraTerço das Almas
Local: Cemitério Público
Horário: 18h
IV Mostra da Cultura Popular
Local: Praça da Matriz
Horário: 19h Atrações: Grupo Folclórico Pisada do Sertão, Reisado Boi Coração e Feira de Artesanato e comidas típicas.
22:00h: Shows Musicais: Solteirões do Forró, Chapéu de Couro e Balança Saia*
Programação sujeita à alterações.
Mais informações: Auricélia Alves - (85) 3322 1330 ou 9104 2680 (celular).
Antônio Viana Online
Beleza diminui sensação de dor
Contemplação de obras de arte consideradas belas atenua percepção de estímulo doloroso
Gênios da arte e protagonistas do Renascimento italiano, Leonardo da Vinci (1452-1519) e Sandro Botticelli (1445-1510) estariam surpresos ao saber que suas famosas obras foram usadas em prol da ciência. Quadros desses e de outros artistas foram usados em um estudo italiano que mostrou que a contemplação de obras de arte consideradas belas é capaz de diminuir a sensação subjetiva de dor.
Os pesquisadores já sabiam que a percepção da dor é modulada por vários fatores sensoriais, afetivos e emocionais. Mas esta é a primeira vez que se verifica uma relação entre a apreciação estética e a forma como a dor é sentida. O estudo mostrou que, apesar de subjetivas, as percepções de beleza e feiúra influenciam inclusive algumas funções cerebrais. A pesquisa foi feita por Michele Sardaro, Paolo Livrea e Marina de Tommaso, do Departamento de Ciências Psiquiátricas e Neurológicas da Universidade de Bari, e publicada na revista Consciousness and Cognition.
Para investigar se haveria alguma relação entre a percepção de dor e a apreciação estética de obras de arte, eles pediram a 12 voluntários sem nenhuma experiência artística que avaliassem 300 quadros escolhidos em sites de história da arte.
Os participantes tiveram então que classificá-los como "feios", "neutros" ou "bonitos". Essa avaliação serviu de base para a seleção, para cada voluntário, de 20 telas entre as mais bem cotadas em cada uma das três categorias. Enquanto contemplavam esses quadros, eles foram submetidos à aplicação na mão esquerda de um pulso de laser similar ao usado em cirurgias estéticas, capaz de provocar um pequeno estímulo de dor. Durante o experimento, eles tiveram suas ondas cerebrais monitoradas por eletroencefalografia.
Os pesquisadores concluíram que a percepção da dor variava conforme a apreciação estética do quadro contemplado durante a aplicação do estímulo. "Houve uma redução significativa da avaliação da dor quando os participantes estavam contemplando belos quadros em comparação com a visão de imagens neutras e feias", afirmam os autores no artigo. Além disso, a análise das ondas cerebrais dos voluntários revelou que a contemplação de quadros classificados como mais bonitos diminuiu a amplitude as ondas cerebrais P2.
Os pesquisadores esperam que o estudo contribua para a compreensão de como as experiências sensoriais, afetivas e emocionais influenciam a percepção da dor. E os resultados podem também ajudar a melhorar o ambiente de centros de saúde. Segundo os autores, a relação entre beleza e dor deve ser levada em consideração em hospitais e clínicas que tratam pacientes com dores crônicas.
Juliana Marques
Ciência Hoje On-line

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial