ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

31 outubro, 2008

CULTURA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL - 31-10-2008

Pacatuba-CE : Edifícios a um passo de serem tombados
A procura da prefeitura em otimizar o potencial cultural de Pacatuba inicia mais uma ação. Através da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura (Funtec), que disponibiliza atividades como teatro, cinema, entre outros, o município procurou este mês a Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, solicitando uma visita técnica para que sejam avaliados os prédios históricos do município.
O objetivo da Funtec, juntamente com o Poder Executivo, é criar uma Lei que proteja esse patrimônio e, por conseguinte, que tombe os referidos prédios. O tombamento é uma garantia decisiva de preservação da história da cidade, pois os edifícios tombados não mais poderão ser demolidos ou terem sua estrutura inicial alterada. A iniciativa do tombamento também tem a intenção de conscientizar a população da importância do patrimônio histórico. A providência ainda viabiliza a vinda de recursos para a restauração dos edifícios, bem como a perpetuação da história política e cultural do município.
Em Pacatuba, vários são os edifícios com muita história para contar. Um deles é o situado na Rua Manoel Crisanto, 316, onde será instalado em breve o Instituto Eduardo Campos. No local, Rodolfo Teófilo aboliu a escravatura no município, em 2 de fevereiro de 1883. O Instituto, sem data prevista para inauguração, contará com café cultural, realização de palestras, encontros, seminários, fóruns, entre outras atividades.
A data da visita da Coordenadoria do Patrimônio Histórico à Pacatuba, para tratar da avaliação, ainda não foi definida. Segundo o coordenador de Cultura da Funtec, Emanuel Monteiro, enquanto o tombamento não é feito, os proprietários dos edifícios têm que se comprometer a cuidar do local. “É necessário também que haja o envolvimento de toda a sociedade, pois a população tem um papel fundamental na vigilância desse patrimônio", concluiu ele.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pacatuba


São Paulo-SP - População ganha semana cultural gratuita
Semana Ticket é Cultura, em sua segunda edição, oferece acesso à cultura de qualidade à população paulistana.
Uma semana de inclusão cultural com museus, cinema, teatro, circo e apresentações musicais gratuitas na cidade de São Paulo. Esse é o objetivo da “Semana Ticket é Cultura”, promovida pela empresa líder no segmento de refeição e alimentação-convênio, a Ticket. Ela acontecerá, pela segunda vez, na capital paulista, em 35 locais – 28 deles localizados na periferia de São Paulo. As atividades acontecem de 1 a 9 de novembro, em comemoração ao Dia da Cultura, no dia 5 de novembro. A expectativa da companhia é levar acesso à cultura para 22 mil pessoas durante os nove dias.
“A Ticket sempre esteve voltada para o desenvolvimento de soluções que trouxessem benefícios aos trabalhadores brasileiros. Nossa meta é cada vez mais expandir o conceito de ‘acesso’ e promover uma verdadeira inclusão social, por meio da democratização da cultura, colaborando para o desenvolvimento pessoal e completo do indivíduo”, explica Gustavo Chicarino, diretor de Estratégia, Marketing e Produtos PAT da Ticket”. Segundo o executivo, essa ação foi motivada por um estudo do Ministério da Cultura, no qual mostra que 92% dos brasileiros nunca freqüentaram museus e apenas 13% vão ao cinema, ao menos, uma vez por ano. Ainda de acordo a Central do Circo, apenas 2% da população freqüentam os circos e 5% vão ao teatro. A pesquisa também detalha que a principal causa desse fenômeno é a falta de recursos financeiros.
Estão no roteiro diversas unidades do CEU (Centro Educacional Unificado), centros culturais e entidades de diversas localidades (ver lista abaixo). Completam o circuito espaços culturais tradicionais como o Museu da Arte Moderna (MAM) e a OCA - ambos no Parque do Ibirapuera -, Espaço R.Augusta com Caio Prado, Galeria Olido e Teatro Jaraguá - os três últimos localizados no Centro.
[ Programação completa no site: www.ticket.com.br/cultura].
Uma das novidades da segunda edição da Semana Ticket é Cultura será as oficinas circenses oferecidas pelo Circomunidade. Ao todos serão 14 atividades de técnicas circenses em sete lugares diferentes da cidade. O Circomunidade também apresentará espetáculos de circo-trapézio itinerante em cenário mutável, enquanto no Espaço R. Augusta com Caio Prado será montada uma lona, para o espetáculo da temporada 2008 do Circo Zanni. A música estará presente por meio do conjunto Pequiá, criado em 2007, com a proposta de fazer um resgate da música popular brasileira com arranjos e harmonias diferenciadas.
Também estarão em exibição, durante toda a semana, oito longas-metragens nacionais, sempre precedidos de um curta-metragem também brasileiro. A mostra tem o propósito de valorizar a produção nacional e tem o apoio da Associação do Audiovisual Paulista. Poderão ser vistos filmes como Polaróides Urbanas, A Dona da História e Trair e Coçar é só Começar. Para quem gosta de teatro, serão oito opções gratuitas de peças infantis, realizadas pela Mamberti Produções.
Participam ainda da Semana Ticket é Cultura o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e a OCA. O MAM receberá a mostra Smetak Imprevisto, uma exposição interativa que aborda a vida e obra de Anton Walter Smetak, músico nascido na Suíça e adotado oficialmente pela Bahia. Smetak transformou o fazer música em despertar consciências, o instrumento musical em Plástica Sonora, o pensamento em extravagante realidade textual, teatral e poética. Além da mostra Stemak, o MAM trará COVER = Reencenação + Repetição. Esta exposição explora a recriação de ícones da arte, movimentos artísticos e fatos históricos com obras inéditas brasileiras e internacionais. Já a OCA terá a exposição “MAM 60 anos” e apresentará pinturas, esculturas, desenhos, instalações, fotografias, performances, vídeos, gravuras e objetos alusivos aos sessenta anos do museuO encerramento do evento, no dia 9 de novembro, será marcado com diversas atividades culturais no Parque do Ibirapuera, que recebe milhares de pessoas todos os domingos. Lá, os visitantes poderão acompanhar as performances do circo-trapézio em uma apresentação única, às 15h, na Praça da Marinha (entre a Marquise e o Portão 10) . Também, no mesmo local, às 10h e 14h, poderão assistir à peça Tarde das Palhaçadas, que traz de volta a magia do universo infantil. E no auditório do MAM, a partir das 11h30, apresentação da peça teatral “E se as Histórias fossem Diferentes?” e ao filme “Garoto Cósmico”.
Para divulgar a segunda Semana Ticket é Cultura, a Ticket investirá em uma campanha integrada que envolve folders, cartazes distribuídos nas localidades próximas de onde acontecerão as apresentações, banners, e-mail marketing e um hotsite exclusivo com todo o conteúdo informativo e programação do evento (www.ticket.com.br/cultura). “Toda a campanha reforça nosso posicionamento orientado para a construção de um futuro melhor baseado no bem-estar global dos indivíduos. Por isso nossa meta é promover o acesso das diversas expressões da arte brasileira àqueles que nunca tiveram oportunidade de apreciá-los”, afirma Rodrigo Cândido, gerente de Marca e Comunicação Institucional.
1ª Semana Ticket é Cultura - A estréia da Semana Ticket é Cultura, em 2007, proporcionou acesso a cultura para mais de 15 mil pessoas. Este resultado superou em três vezes a expectativa de público e levou oito mil visitantes aos museus Pinacoteca, Estação Pinacoteca e MAM, e outros sete mil espectadores à Mostra Ticket de Cinema. Com isso, a população de São Paulo teve a possibilidade de assistir a grandes produções do cinema brasileiro e estar diante de algumas das mais importantes obras de arte do mundo. “A Semana Ticket é Cultura foi mais um projeto pioneiro da Ticket, cujo sucesso está refletido no resultado da 1ª edição. Para 2008, além de aumentar o número de participantes estamos levando à população de São Paulo novas atrações culturais, como teatro, circo e música, além de ampliar também a quantidade de locais, o que facilitará ainda mais o acesso”, conclui Rodrigo Cândido.
Perfil d a Ticket - Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Nestes 32 anos de atuação no País, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car e Ticket Transporte.
Com abrangência nacional, a Ticket atende a 53 mil empresas-clientes e 5,3 milhões de usuários por meio de uma rede de 280 mil estabelecimentos credenciados nos 4,8 mil municípios brasileiros.
A Ticket é uma empresa Accor Services – que integra as empresas Ticket, Ticket Seg, Accentiv´ e Build Up - braço de serviços do grupo Accor no Brasil, grupo mundial e líder europeu no segmento de hotéis e serviços, presente no País há 32 anos.

Portal Fator


Mato Grosso - Ministro da Cultura cancela visita e convênios não serão assinados
A assinatura de convênios entre o ministro da Cultura Juca Ferreira com o secretário estadual de Cultura, Paulo Pitaluga Costa e Silva, e a secretária Adjunta, Francielle Leão, no programa 'Mais Cultura', programada para amanhã, não será mais realizada. O motivo, segundo a assessoria do ministério, deve-se ao cancelamento da vistiva de Juca ao Estado, por problemas de agenda.
Uma nova data deve ser agenda para novembro. O programa prevê a criação e modernização de centenas de bibliotecas, a implementação de cerca de dois mil Pontos de Cultura, a criação de linhas de financiamento para micro e pequenos projetos culturais, além de operações de microcrédito e ações para a ampliação do acesso da população aos bens e serviços culturais.
Só Notícias


Curitiba-PR - FCC inicia cadastramento de entidades culturais
Estão abertas na Fundação Cultural de Curitiba as inscrições para cadastramento das entidades que integram a comunidade artística e cultural organizada. O cadastramento servirá para que as entidades possam indicar nomes às Comissões do Fundo Municipal da Cultura e do Mecenato Subsidiado, ao Conselho Municipal da Cultura e a outros órgãos colegiados que venham futuramente a ser criados.
O prazo para as entidades que pretendem indicar nomes para a comissão do Fundo Municipal da Cultura encerra no dia 7 de novembro de 2008. De acordo com o edital n.º 184/2008 da FCC, essas entidades, desde que devidamente cadastradas, "estarão aptas para indicar nomes às Comissões do Fundo Municipal da Cultura, do Mecenato Subsidiado, para o Conselho Municipal da Cultura e outros órgãos colegiados que venham futuramente a ser criados e que guardem compatibilidade com o procedimento de composição ora fixado".
Para o processo de renovação da composição da Comissão do Fundo Municipal da Cultura, no ano de 2008, o cadastramento de entidades encerra no próximo dia 7.
Quanto aos demais órgãos colegiados, o cadastramento deverá ser efetivado no prazo de até 15 dias antes "à data da composição inicial ou renovação de mandatos dos respectivos membros, consoante comunicado a ser divulgado pela Fundação Cultural de Curitiba em seu sítio eletrônico ou outro meio de comunicação".
Os interessados devem procurar o Serviço de Protocolo Geral da Fundação Cultural de Curitiba, à rua Engenheiros Rebouças, 1732, no bairro Rebouças. O edital e a lista de documentos solicitados das entidades e de seus representantes legais podem ser encontrados no endereço eletrônico
http://www.fccdigital.com.br/, no link leis/editais (lei de incentivo/cadastro de entidades).
Paraná on Line

Ilha da Madeira - Fórum da Cultura começa hoje
Hoje e amanhã, o Madeira Tecnopólo acolhe o I Fórum da Cultura na Madeira, no qual vários conferencistas convidados vão discutir a Cultura na Madeira, com destaque para Simonetta Luz Afonso, António Pinto Ribeiro e António Camões Gouveia.A sessão de abertura do I Fórum da Cultura na Madeira, às 09h30 de hoje, será presidida pelo secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes, e acontecerá dia 30 de Outubro.

Jornal da Madeira

Marcadores: , ,

1 Comentários:

  • Às 8:54 AM , Blogger Unknown disse...

    olá ,,, somos aqui de SC, jaraguá do sul.e com escola estamos criendo um blogger sobre a arte moderna no brasil ... e gostamos do seu blogger e estamos usando seu blogger como exemplo de crianção para nós!!!


    vamos deixar o msn de uma de nós para

    sugestões

    k_etsya@hotmail.com


    abraços!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial