ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

31 outubro, 2008

COMES & BEBES - 31-10-2008

Arroz-de-hauçá
O arroz-de-hauçá é um prato tipicamente baiano, introduzido aqui pelos escravos negros hauçás. Consiste numa coroa de arroz empapado ao leite de côco, com carne seca acebolada no meio, coberto com molho de camarão seco defumado ao dendê. Dessalgue a carne seca de véspera, cozinhe, desfie e refogue com cebola à juliene e manteiga de garrafa. Reserve.
Doure cebola branca ralada na manteiga de garrafa, acrescente arroz branco, refogue e vá juntando uma mistura de leite de côco com creme de arroz (1 colher de sopa rasa de creme para 1 litro de leite de côco), tudo em fogo baixo. Vá mexendo sempre, acrescente sal a gosto e complete com água suficiente até cozinhar. Você vai obter um delicioso arroz empapado com gosto de leite de côco. Reserve.
Escalde ligeiramente o seu camarão seco defumado, por uma ou duas vezes a depender do sal. Doure cebola no azeite de dendê, acrescente os camarões, refogue um pouco em fogo baixo, some um pouco de manteiga de garrafa e leite de côco, até obter uma mistura bem hidratada. Reserve.
Hora de juntar tudo: coloque o arroz numa cumbuca em forma de coroa, com um buraco no meio, onde você vai encaixar a carne seca. Agora cubra o arroz com o molho de camarão e coroe o prato com coentro picado (opcional).
Coma de olhos fechados e você será transportado a uma senzala.
http://www.rainhasdolar.com/index.php?blogid=1&archive=2007-04


Forminha de abacaxi com gelatina de ricota



Ingredientes:
gelatina de abacaxi

3 rodelas médias de abacaxi fresco picadas
1 envelope (14 g) de gelatina light sabor abacaxi
gelatina de ricota
1 envelope (12 g) de gelatina em pó incolor e sem sabor
1/2 xícara (chá) de ricota amassada
1 xícara (chá) de leite desnatado
8 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
1 colher (sopa) de adoçante para culinária

Modo de Preparo:
Gelatina de abacaxi:
leve ao fogo uma panela com o abacaxi e 1 xícara (chá) de água. Cozinhe por 15 minutos, ou até o abacaxi ficar macio, mas sem desmanchar. Retire do fogo, despeje a mistura numa peneira, aparando o caldo numa tigela. Reserve o abacaxi. Dissolva a gelatina light de abacaxi no caldo de cozimento ainda quente, mexa e acrescente mais 200 ml de água. Distribua o abacaxi reservado no fundo de 6 forminhas individuais (de preferência de silicone, para facilitar na hora de desen¬formar), com capacidade para 200 ml cada uma, umedecidas. Despeje por cima a gelatina e leve à geladeira por 1 hora e 30 minutos, ou até endurecer.
Gelatina de ricota:
leve ao fogo uma panela com 200 ml de água até ferver. Acrescente a gelatina sem sabor e mexa até dissolver. Deixe amornar por 5 minutos e coloque no liquidificador. Junte a ricota, o leite, o leite em pó e o adoçante e bata por 1 minuto. Despeje nas forminhas em cima da gelatina de abacaxi e leve novamente à geladeira por 2 horas, ou até ficar firme. Desenforme, deixando os pedaços de abacaxi para cima e, sirva em seguida.
Revista Menu

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial