ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

03 outubro, 2008

EXPOSIÇÕES - 3-10-2008

São Paulo-SP - Museu da Língua Portuguesa homenageia Machado de Assis com exposição especial
Comente esta notícia! (Cultura) - Cem anos após a morte de Machado de Assis, o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo homenageia o escritor com uma exposição que pode ser visitada pelo público até o dia 26 de outubro. A curadoria da exposição é de Cacá Machado e Vadim Nikitin e teve consultoria de José Miguel Wisnik. O eixo central de "Machado de Assis: Mas Este Capítulo Não É Sério?" é o romance "Memórias Póstumas de Brás Cubas". O visitante-leitor recebe na entrada um livreto com 50 páginas, em forma de um charmoso almanaque. Espécie de guia para a mostra, ele trará dez contos de Machado, que variam de exemplar a exemplar.A exposição é dividida em capítulos cujos nomes se referem à obra de Machado. "Um Homem Célebre", o prólogo, reproduz uma sala do século 19, com um piano de cauda, de onde se ouve uma trilha sonora machadiana, com polcas, maxixes, Villa-Lobos etc. Mais adiante, "Meu Caro Crítico" traz a evolução da crítica à sua obra, em 16 excertos. Desde contemporâneos do autor, como Sílvio Romero (1851-1914) e José Veríssimo (1857-1916), até os anos 60 e adiante, em que se destacam as análises da brasilianista americana Helen Caldwell e dos brasileiros Roberto Schwarz e Alfredo Bosi.

Mais informações no http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/.

Jornalcidade.net


Brasilia-DF - Exposição de Alex Flemming reflete sobre a humanidade

A relação entre o Homem e o universo é o mote da exposição Alex Flemming – Fotografias, montada na Referência Galeria de Arte de hoje a 26 de outubro. A mostra reúne 28 trabalhos do conceituado artista plástico paulistano, radicado em Berlim há 17 anos. O público vai conferir fotografias, pintadas com tinta acrílica sobre PVC, em formatos que variam de 0,25 cm x 0,35 cm a 2m x 1,80m. Todas seguem a proposta de refletir sobre o papel da humanidade e suas criações. Entre os destaques, estão fotos do Santo Sepulcro e da Catedral de Brasília. “São imagens de arquitetura religiosa. Para mim, a arquitetura protege o homem fisicamente e a religião, metafisicamente”, avalia Flemming, conhecido pelo tom político que empresta ao trabalho. Outras obras curiosas são uma série de quatro fotografias do cosmonauta russo Yuri Gagarin e de Valentina Tereshkova, a primeira mulher a pisar no espaço.

Correio Brasiliense.com.br

Assis-SP - UNESP realiza exposição A arte japonesa no cotidiano
Foi aberta, no dia 19/09, no espaço cultura da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp, campus de Assis, a exposição A arte japonesa no cotidiano. O evento faz parte das comemorações ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
A exposição traz uma mostra de utensílios do dia-a-dia e objetos de decoração confeccionados com washi (papel artesanal japonês), bambu, madeira, laca e porcelana, com o intuito de dar algumas noções de como a arte está presente no cotidiano dos japoneses. Está sendo realizada também uma pequena mostra de reproduções de xilogravuras japonesas.
Os japoneses possuem várias tradições artesanais e artísticas que são incorporadas nas peças mais simples utilizadas corriqueiramente. A apresentação, segundo Neide Hissae Nagae, professora do departamento de letras modernas (área de japonês), e coordenadora da exposição, essa atividade cultural tem o objetivo de divulgar o conceito japonês de "viver a arte" em todos os momentos possíveis. ?As peças expostas são objetos, alguns deles de docentes, alunos do câmpus e colaboradores da exposição?, informa a professora.
Universia Brasil

Berlin - Artista diz que fumará cinzas de Kurt Cobain em exposição
LONDRES - A artista Natascha Stellmach, famosa por obras polêmicas, afirmou que irá fumar as cinzas do líder do Nirvana, Kurt Cobain, morto em 1994.
Segundo a New Musical Express, as cinzas estariam em posse de sua viúva, Courtney Love, mas foram roubadas em maio. Stellmach admitiu que teria adquirido os restos mortais do roqueiro e as usaria como parte de sua exibição na galeria Wagner + Partner, em Berlim.
A previsão da artista é que as cinzas sejam fumadas no dia 11 de outubro, última dia da exibição chamada Set Me Free.
A artista ainda falou que o ato de fumar as cinzas do roqueiro irão libertar sua alma atormentada pela mídia. Sobre a legitimidade dos restos mortais, ela preferiu não divulgar nenhuma informação.
- Isso é confidencial e meio mágico. Elas vieram até mim. E eu vou o libertar - disse à revista Artworld.

Portal Terra

Rio de Janeiro - ONG Médicos Sem Fronteiras faz exposição interativa no Metrô
Mostra exibe o universo dos profissionais que vivem em regiões de conflito.Visitante poderá "atuar" como um integrante da equipe dos voluntários.
Começou nesta quarta-feira (1) a exposição da organização não governametal (ONG) Médicos Sem Fronteiras. Os passageiros e os visitantes que passarem pela estação do metrô da Carioca, no Centro do Rio, vão conferir, além de fotos das missões do grupo, uma cabine interativa com recursos multisensoriais.
O visitante verá, durante três minutos, um pouco do trabalho dos médicos que vivem em regiões de conflitos armados, catástrofes naturais e epidemias.
Durante o filme, usando recursos de interatividade, o visitante será instado a dizer o que faria diante da situação apresentada na projeção. Para enriquecer o ambiente e torná-lo mais próximo da realidade, os filmes terão sons de guerras, catástrofes naturais e choros de crianças que vivem em países com epidemia.
Além do espaço multisensorial, o espectador poderá conhecer através de 12 fotografias, alguns projetos e ações do grupo. Voluntários dos Médicos Sem Fronteiras estarão explicando o trabalho e as principais áreas de atuação da organização que trabalha em ações humanitárias em diversos países.
A organização Médicos Sem Fronteiras foi fundada em 1971 e tem como objetivo levar cuidados de saúde para as populações mais carentes. O grupo está presente em mais de 60 países.
Atualmente no Brasil, a organização mantém uma unidade de pronto-atendimento no Complexo do Alemão, conjunto de favelas no súbúrbio do Rio, onde os voluntários realizam oficinas de capacitação para profissionais que atuam em gestão de risco e para profissionais que trabalham com moradores de rua.
A exposição dos Médicos Sem Fronteiras está na estação de metrô da Carioca, no Centro do Rio, durante todo o mês de outubro. Os visitantes poderão conhecer o trabalho do grupo de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 17 horas. A entrada é gratuita.

G 1

Rio de Janeiro - Exposição do Metrô Rio homenageia Chacrinha
O Metrô Rio abrirá ao público a exposição "20 Anos sem Chacrinha, o Velho Guerreiro" na Estação Cantagalo. A mostra terá 25 quadros de fotos contando a trajetória do artista na mídia. Ficará do dia 29 de setembro até o dia 13 de outubro na Estação Cantagalo, e a partir do dia 27 de outubro poderá ser vista na Estação Pavuna.
O autor das fotos é Manuel Delgado, que trabalhou como fotógrafo no programa de Chacrinha durante 25 anos. Haverá também um telão exibindo os melhores momentos do apresentador no programa "O Cassino do Chacrinha", grande sucesso nas tardes de sábado.
SRZD

Campinas-SP - Exposição Fonográfica do Acervo Cantos Encantos - Claudia Beraldo
Quero convidar todos vocês para a exposição do acervo Cantos Encantos que será aberta dia 07 de outubro as 19hs no MIS - Campinas A exposição vai ficara durante todo mes de outubro. Para quem quizer conhecer de perto o meu acervo, aqui fica meu convite e espero encontrar vocês por lá ......
Durante o mês da criança, no MIS, a programação será recheada de apresentações artísticas, exibição de filmes e animação, audições, palestras e mesas redondas, propiciando diferentes vivências, para as crianças de todas as idades.
Venham conferir !!!
Esperamos por vocês
Claudia Beraldo (Cantos Encantos) MIS - Campinas confira a programação abaixo

Produção Fonográfica Infantil
Panorama da discografia para o público infantil
Acervo da colecionadora Claudia Beraldo
Em cartaz no MIS Campinas
de 07 a 31 de outubro de 2008
Entrada gratuita
Ao longo do século XX, o desenvolvimento tecnológico permitiu a reprodutibilidade em massa dos bens culturais, levando ao crescimento da indústria cultural. Destinados ao público infantil, proliferaram os livros, filmes, desenhos animados, gibis, revistas e peças de teatro. Uma das facetas desta produção foi o registro fonográfico, tema desta exposição.
Contos de fadas, peças de teatro, folclore e música infantil se materializam em produtos tecnológicos, chamados suportes de gravação, e se dividem entre os discos em 78 RPM, LPs, compactos, fitas cassete, CDs, DVDs e CD- Rooms.
Na exposição, o visitante encontrará os discos originais de diferentes épocas, com suas coloridas capas e textos explicativos, e assistirá a projeções de DVDs de musicais infantis.
Durante o mês da criança, no MIS, nossa programação vem recheada de apresentações artísticas, exibição de filmes e animação, audições, palestras e mesas redondas, propiciando diferentes vivências, para as crianças de todas as idades.
Projeções de musicais infantis em tempo integral na exposição.
Serviço:
Museu da Imagem e do Som de Campinas – Rua Regente Feijó, 859, Centro
Exposição: terça a sexta-feira, das 10 às 18h
Fone: (19) 3733-8800 –
mis@campinas.sp.gov.br
Mais informações: cacaube@gmail.com
Programação
07, terça-feira
19h - Coquetel de abertura da exposição
Apresentação do "Coral Infantil do Colégio Progresso"
Regente: Sílvia Regina Beraldo Penteado
Apresentação de Clown Bonifácio
8, quarta-feira
14h - "Vamos falar de Circo"
Palestra com Ermínia Silva
15h - Apresentação dos alunos de "Circo da Vila Padre Anchieta"
Professora Jaqueline de Souza
9, quinta-feira
11h - Palestra com Albert Pavão
17h - Mesa Redonda com Albert Pavão
14, terça-feira
12h - "Arte circense" - Alexandre Cartianu – Troupe Per Tutti
Exibição de vídeos de várias nacionalidades e épocas
15, quarta-feira
14h – "Contos de Fada na visão de um psicanalista"
Palestra com Dr. Sebastião Elyseu Júnior, professor da PUCC
16, quinta-feira
11h - Palestra com a colecionadora e curadora Claudia Beraldo
17 a 24 de outubro
10h e 15h - Mostra de curtas-metragens infantis
28, terça-feira
14h – "Cia. Narradores Urbanos"
Teatro e narração de histórias
16h – "Arte de Contar histórias nos Dias de Hoje"
Roda de conversas com a Cia Narradores Urbanos
29, quarta-feira
10h – "O burrico e o bem-te-vi" de Maurício Squarisi
Exibição e debate sobre a animação
14h - "Uma outra maneira de brincar"
Formandas do Instituto Ligare, de Americana
16h – Grupo Salabin, da Unicamp
Apresentação de clássicos infantis da TV
30, quinta-feira
19h – Grupo Último Tipo - apresentação
Realização MIS Campinas
Claudia Beraldo

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial