CULTURA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL - 3-10-2008
Portugal - Jornadas Europeias do Património em Óbidos
Óbidos assinalou as Jornadas Europeias do Património, dando particular destaque ao Património Rural. No passado dia 27, na Praça Dr. Azevedo Perdigão, na Amoreira, foi feita a apresentação do Levantamento do Património Rural de Óbidos efectuado por um técnico do Gabinete de Gestão do Património Histórico, bem como a apresentação do PRODER, um programa de financiamento que permite candidaturas para a recuperação desse património.As crianças do Serviço Educativo do Museu Municipal de Óbidos participaram numa acção sobre a importância da conservação do Património Cultural, tendo como missão auxiliar na conservação da Berlinda de Nossa Senhora da Nazaré que se encontra no Museu Paroquial. Durante os dias 26, 27 e 28, no Museu Municipal foi oferecido a todos os visitantes o folheto da visita alternativa ao Museu: Janela para a Vila. Trata-se de um percurso pelo espaço do Museu Municipal olhando para o exterior, onde se pode observar praticamente todos os monumentos de Óbidos. Olhar para a Vila sem sair do Museu. No Museu Paroquial, durante estes três dias foi oferecido a todos os visitantes estrangeiros uma edição do guia Óbidos 8 Thematic Tours. Depois das edições em português, surge a síntese e tradução para inglês, que é um contributo importante para a estratégia de reforço de conteúdos culturais em inglês para o Turismo Cultural. Foram produzidos no âmbito da Candidatura Óbidos Património Vivo ao Programa Operacional da Cultura.
Jornal das Caldas
TV Cultura estuda banir publicidade na programação infantil
SÃO PAULO - A Cultura promete levantar a bandeira do consumo consciente entre o público infantil a partir de janeiro. A campanha, em fase de produção, vai contracenar com a iniciativa, inédita na TV brasileira, de banir todo tipo de publicidade de apelo infantil da programação. E durante as 11 horas diárias dedicadas a crianças, nem comercial para adultos dará o ar da graça.Diretor de Captação e Marketing da emissora, Cícero Feltrin põe na conta da proposta o fato de 52% de sua audiência infantil se localizar na classe C - 21% da platéia mirim está nas classes D e E, sem acesso à maioria dos produtos anunciados na tela.Para Feltrin, não será difícil cobrir as cifras que o canal perderá a partir de janeiro. Atualmente, diz ele, os comerciais cobrem apenas 3,4% dos custos demandados pela Cultura. Mas uma das receitas previstas para cobrir esse buraco virá, indiretamente, de fontes publicitárias: da Cultura Canais, criada para arrecadar a parte que cabe à emissora na publicidade veiculada por suas retransmissoras Brasil afora. A emissora promete incentivar o filtro à publicidade infantil nessas retransmissoras, mas não terá como exigir o mesmo delas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Agência Estado
Cultura: Morreu aos 108 anos Boris Yefimov, o "caricaturista de Estaline"
Moscovo, 02 Out (Lusa) - Boris Yefimov, o "caricaturista de Estaline", como ficou conhecido pela participação que tinha nas campanhas de "agitação e propaganda" do antigo regime soviético morreu quarta-feira, com 108 anos.
Yefimov tinha celebrado recentemente o seu aniversário.
A sua morte foi alvo de cobertura por parte da televisão estatal russa, porém, o motivo do óbito não foi anunciado.
Os cartoons de Yefimov espelham praticamente toda a História da antiga União Soviética (URSS) até à revolução que fez cair o regime, em 1991.
Yefimov utilizou também os seus cartoons como arma contra os Nazis, durante a II Guerra Mundial e contra o capitalismo norte-americano, durante a Guerra Fria.
Nos seus últimos anos de vida, Yefimov contou que o antigo líder russo Estaline lhe ordenou, em 1947, que desenhasse o general Dwight Eisenhower, um dos cinco generais dos Estados Unidos que receberem cinco estrelas militares, a reclamar o Pólo Norte, como propriedade norte-americana. "Estaline fez várias correcções ao desenho", explicou.
Muitos de seus desenhos foram publicados no jornal Russo Izvestia e o actual editor considera que "as obras de Yefimov serão sempre não apenas testemunhas da época mas um claro entendimento da natureza humana, personagens do povo, da política e da vida em geral. "
Boris Yefimov nasceu em Kiev, capital da Ucrania, a 28 de Setembro de 1900. Pouco tempo depois a sua família mudou-se para Bialystok, na Polónia, onde cresceu. Durante a I Guerra Mundial, a família regressou a Kiev e Yefimov começou a expressar emoções através de caricaturas de políticos, tendo publicado pela primeira vez um cartoon em 1919.
BZR.
Lusa
O presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e prefeito de Itatiba, José Roberto Fumach (PMDB), quer uma ação conjunta dos prefeitos das 19 cidades para salvar os casarões existentes nas áreas urbana e rural dos municípios. Os casarões, diz Fumach, são testemunhos da história do desenvolvimento que precisam ser preservados. A RMC vai fazer um levantamento dos imóveis acompanhado de um diagnóstico da situação em que se encontram para compor um projeto de patrimônio histórico sustentável, transformando os prédios em centros culturais, hotéis, enfim, com usos que gerem renda a seus proprietários. Conforme Fumach, geralmente, os proprietários não têm recursos para salvar esses imóveis, boa parte deles remanescentes do século 19. 'Com um diagnóstico e uma proposta de uso, podemos fazer uma ação política para obtermos recursos do Ministério da Cultura para salvar esse patrimônio' , afirmou. Ele lembrou que os casarões existentes em fazendas são os que mais precisam de intervenção. Sem poder lotear a fazenda, afirmou, os proprietários acabam abandonando a sede e uma parte importante da história vai se perdendo. Para tentar contornar esse problema, em Itatiba, o Plano Diretor do município permite a implantação de centros hoteleiros em fazendas, sem necessidade de transformar a área rural em urbana. 'O que queremos, com isso, é dar sustentabilidade ao patrimônio histórico para que os proprietários se sintam estimulados a restaurar os imóveis e ter lucratividade com eles. Da forma como estão hoje, corremos o risco de perdê-los' , disse.
Maria Teresa Costa
Cosmo Online
Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, e morreu também no Rio, onde sempre viveu, em 29 de setembro de 1908. Foi o titular da Cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), que presidiu por mais de dez anos. Entre suas obras mais importantes estão os romances “Dom Casmurro”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Quincas Borba” e “Memorial de Aires”.
Ainda como parte das homenagens a Machado de Assis, a Prefeitura tombou, em caráter provisório, as fachadas e os telhados de dois imóveis da região central do Rio onde o escritor morou. Um dos imóveis fica na Rua dos Andradas, 147, onde ele viveu entre 1869 e 1871, e o outro fica na Rua da Lapa, 242, endereço de Machado em 1874 e 1875. Qualquer obra nesses prédios deve ser previamente aprovada pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.
Marcadores: cultura, patr. cultural, patr. histórico
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial