COMES & BEBES - 6-11-2008
Antepasto de abobrinhaPrimeiro, uma observação importante. Essa receita tem um pulo do gato (na verdade dois) que a comadre tem que ficar ligada.
1) Por ser uma receita que pede muito tempo de forno, a grande sacada é fazê-la aproveitando o forno que será usado em outro prato. Vai assar um frango? Aproveita e faz uma batelada de antepasto junto e economiza no gás, sacou?
2) O rendimento da receita é pequeno, portanto, a melhor coisa é fazer sempre grandes porções de uma vez.
O primeiro passo é praticamente também o seu único trabalho: picar as abobrinhas em rodelas finas. Depois, basta dispô-las numa assadeira anti-aderente e juntar: cebola em fatias, alcaparras, azeitonas (opcional), orégano, alho, sal e pimenta calabresa e finalmente terminar com azeite (um bom, mas não precisa ser extra-virgem não) e vinagre balsâmico. Basta misturar tudo direitinho e levar ao forno, sem cobrir, deixar que elas liberem primeiro bastante água e depois finalmente comecem a assar numa calda deliciosa que se formará (por causa do balsâmico) na assadeira. Você pode finalizar o preparo quando ela já estiver secando ou continuar até que fique bem douradinha, aí é contigo. Há quem faça antepasto com a abobrinha frita - fica muito bom também e sem dúvida é mais rápido. Eu prefiro assá-la porque gosto do sabor que o balsâmico agrega, um misto de doce e azedinho que casam muito bem com a abobrinha. Se você preferir a versão frita, basta levar as rodelas para fritar em óleo bem quente, escorrer em papel toalha e depois colocá-la em um vidro (ou refratária, se for para servir logo) e juntar bastante azeite (aqui sim o extra virgem), orégano e temperar a seu gosto, com sal e pimenta. Pronto, agora você tem 2 receitas de antepasto de abobrinha e já pode incluí-las nos seus presentes handmade de final de ano. Um vidro esterilizado, um pedacinho de tecido e uma fita (ou palhinha, ou tule, como o que eu usei) e você já tem um bonito presente feito por suas mãozinhas e que, garanto, não vai ter quem não goste. Você pode usar um vidro pequeno (250gr por exemplo) e fazer dois tipos de antepastos e acomodá-los numa cestinha.
Ingredientes:
100 g de nozes
100 g de caju
100 g de passas
1 dl de brandy (cognac)
1 lata pequena de cocktail de frutas (salada de frutas)
3 ovos
350 g de açúcar
300 g de farinha de trigo
1/2 c. (chá) de fermento
canela em pó
100 g de nozes
100 g de caju
100 g de passas
1 dl de brandy (cognac)
1 lata pequena de cocktail de frutas (salada de frutas)
3 ovos
350 g de açúcar
300 g de farinha de trigo
1/2 c. (chá) de fermento
canela em pó
Decoração:
2 claras
1 c. (sopa) de sumo de limão (suco)
150 g de açúcar em pó (de confeiteiro)
50 g de chocolate em tablete
nozes
Modo de fazer:
Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Preaqueça o forno a 180º C. Pique grosseiramente as nozes e o caju. Misture-os com as passas e regue-os com o brande. Escorra os frutos da calda. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme bem ligado. À parte misture a farinha com o fermento e incorpore depois ao preparado dos ovos. Por fim envolva os frutos, juntando também o brande onde maceraram. Se gostar pode pôr uma pitada de canela misturada na farinha. De seguida transfira a massa para a forma e leve ao forno cerca de 40 a 50 minutos. Desenforme ainda morno e deixe arrefecer. À parte, bata as claras com o sumo de limão e o açúcar em pó até obter um creme brilhante. Verta-o sobre o bolo. Derreta o chocolate em banho-maria, coloque-o dentro de uma seringa (ou cartucho de papel vegetal) e com ele, decore o bolo a seu gosto. Enfeite com algumas nozes e sirva. http://pt.petitchef.com/receitas/bolo-brasileiro-de-nozes-fid-147189
Marcadores: receitas culinárias
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial