ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

12 novembro, 2008

CULTURA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL - 12-11-2008

Mauá celebra Consciência Negra
De dedo em riste e idéias liberais em mente, Irineu Evangelista de Sousa não costumava ser levado a sério quando falava no plenário da província do Rio Grande do Sul. Mais conhecido pelo título de Barão de Mauá, o deputado defendia o abolicionismo em alto e bom som, mesmo quando a elite política do século XIX refutava a idéia de uma igualdade de raças. Mais de 150 anos depois de seus discursos, a cidade que leva o seu nome herda o seu pioneirismo, posicionando-se à frente dos outros municípios brasileiros no tocante racial. Em decorrência do Dia da Consciência Negra, na próxima quinta-feira (20), a Prefeitura de Mauá promove uma série de celebrações à cultura afro-brasileira, com várias atividades espalhadas pela cidade.
"Há uma mostra de cinema africano,
exposições de arte, shows de soul e missas afro-brasileiras", enumerou a coordenadora de políticas de igualdade racial e ética da Prefeitura de Mauá, Noeme Ferreira dos Santos. "É uma oportunidade da população da cidade ter conhecimento de uma cultura que foi marginalizada por tanto tempo".
Além de promover os costumes e crenças afrodescendentes, o evento visa também contemplar aos anseios artísticos de 38% da população mauaense, cuja origem é negra. "Procuramos resgatar as danças folclóricas do candomblé e a
história de alguns de nossos heróis, como Zumbi dos Palmares e Carlos Gomes", lembrou.
Entre as atrações dos 30 dias de programação, são destaques a missa afro-brasileira, cuja peculiaridade é trazer à Matriz da Imaculada Conceição instrumentos de percussão que simbolizam a cultura negra (como o berimbau e o atabaque), e a apresentação do corpo de dança Kizomba Popular, que subirá ao palco do Teatro Municipal de Mauá com coreografias que farão homenagem a personalidades mundiais que lutaram pela igualdade racial. "Em tempos de Obama, é mais do que propício falarmos daqueles que procuraram diminuir o abismo entre raças, colocando os valores humanos acima de credos ou opiniões", pontuou a idealizadora do projeto Kizomba Popular, Aurenice Conceição Faiola. "Esse evento é uma oportunidade para desmistificar a cultura negra, revelando que nem sempre ela está ligada a práticas religiosas como o candomblé ou a umbanda", explicou.
Missa afro-brasileira - Organizada pelo padre Edmar Antônio de Jesus, da Igreja São Judas, a missa tem o objetivo de mostrar que a cultura negra não se limita ao espaço do terreiro. "Pode-se muito bem conciliar o culto cristão com a cultura negra, assim como com a branca ou asiática", explicou Jesus. "É uma forma de se acabar com o preconceito que, velado, existe até mesmo dentro da Igreja", revelou.
Prova disso é que em uma população de maioria mulata e negra, o país tem somente 2,5% de bispos de ascendência negra, ou seja, 11 em 434, número inferior ao de clérigos estrangeiros. "Por isso, deve-se estimular a cultura negra dentro das igrejas, com direito a atabaque e tambores durante a liturgia", comentou Mônica Marques. Além de instrumentos musicais afros, a missa será regida por canções e coreografias da tradição negra, acompanhada por pais de santo e representantes dos mais diversos cultos religiosos. "Só no ano passado, mais de mil pessoas acompanharam a cerimônia, um evento de repercussões ecumênicas", contou Jesus. "Entre os homenageados deste ano, estão Nossa Senhora Aparecida e o futuro presidente Obama.
"Kizomba Popular - Criado pela Secretaria de Cultura de Mauá, em parceria com ONGs da região, o projeto Kizomba visa à promoção da cultura negra entre alunos da rede pública de ensino, por meio de oficinas de canto, dança e percussão. Entre os jovens que demonstraram maior comprometimento em relação às atividades propostas, nasceu a montagem "120 Anos de Abolição. Cadê Minha Libertação?", que será apresentado no dia 27 de novembro, no Teatro Municipal de Mauá. "Os jovens atuarão o período posterior à morte de Zumbi, quando as igualdades tão defendidas pelo mártir não foram alcançadas", contou Aurenice Faiola.
Pela primeira vez em um palco de verdade, as expectativas dos jovens estão de vento em popa. "Os integrantes do grupo já estão tão animados pela apresentação que já vestiram as fantasias e não tiram mais os dreads do cabelo", contou Aurenice. "Minha casa já virou extensão do palco."Obama - Há um consenso entre os participantes do evento sobre a importância da eleição de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos.
Todos consideraram importante ao reconhecimento da raça negra a posse de um afrodescendente ao cargo mais importante do mundo, mas acreditam que, por não ter tido em sua trajetória muito contato com a cultura de raízes africanas, seus costumes e tradições permanecerão marginalizados. "A cultura negra continuará à deriva, ainda associada ao atraso e ao preconceito racial", sentenciou Noeme Ferreira dos Santos. "É por isso que eventos como o Mês da Consciência Negra deveriam ser promovidos também em outros municípios brasileiros", concluiu.
Confira a seguir a programação do evento:
Mostra Cinema negro - Kiriku e a Feiticeira
Data: 11/11/08 (terça-feira) - 14h
Local: E.E. João Paulo II
End: Rua Particular, 57, Jd. Nóbrega
Tel: 4514-7259 e 4544-4147
Jogo de Vôlei "Diga não ao Preconceito"
Data: 14/11/08 (sexta-feira)
Local: Ginásio Poliesportivo Celso Daniel
End: Av. João Ramalho, 205, Centro. Tel: 4513-6350
Missa Afro brasileira
Matriz Imaculada Conceição
Data: 16/11/08 (domingo) - 19h
End: Praça Monsenhor Alexandre Venâncio Arminas, 1, Bairro Matriz.
Tel: 4555-2180
Exposição Personalidades Negras;
Data: 01/11/08 a 30/11/08
Local: Teatro Municipal de Mauá
End: Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia.
Tel: 4555-0086
Show com Izzi e Tony Gordon;
Data: 18/11/08 (terça-feira) - 20h
Local: Teatro Municipal de Mauá
Manifestações Culturais (Roda de Capoeira, Samba de roda, Maculelê, Contos, Poesias, etc.)
Data: 20/11/08 (quinta-feira) - 13h
Local: Praça 22 de Novembro
Missa Afro brasileira
Paróquia São João
Data: 20/11/08 - 19h

Espetáculo Musical Kizomba Popular
Data: 27/11/07 (quinta-feira)
Horário: 14h30 - 16h - 20h - 21h30
Local: Teatro Municipal de Mauá
Gustavo Uribe
Diário do Grande ABC
Brasilia - Gestores discutem Plano Nacional de Cultura
BRASÍLIA - O Plano Nacional de Cultura (PNC) será debatido nesta segunda-feira e amanhã em Brasília, no último encontro do ciclo de debates sobre o tema na Região Centro-Oeste. O evento reúne gestores culturais da área governamental e da iniciativa privada e representantes da sociedade civil para avaliação e aperfeiçoamento do texto que irá subsidiar a votação do projeto de lei do plano no Congresso.
O encontro será aberto agora de manhã no Teatro Nacional, com a presença do secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy; do coordenador do PNC, Maurício Dantas; e do deputado federal Frank Aguiar, relator do projeto. À tarde, serão realizadas oficinas de capacitação de agentes e gestores culturais e apresentados temas relacionados às ações e programas desenvolvidos pelo Ministério da Cultura.
JB Online
Portugal - Património: Concurso sobre maravilhas Portuguesas além-mar começa em Dezembro
Lisboa, 10 Nov (Lusa) - Monumentos de origem portuguesa edificados fora de Portugal e classificados como Património da Humanidade são o mote para o novo concurso Sete Maravilhas Portuguesas no Mundo, cuja votação por Internet e telemóvel começa dia 07 de Dezembro.
O resultado do concurso hoje apresentado na Torre de Belém, em Lisboa, será conhecido dia 10 de Junho, numa cerimónia de entrega a realizar em Lisboa sob o lema "Heróis do mar".
O projecto decorre do "êxito alcançado o ano passado com a eleição das Sete Maravilhas de Portugal, que dinamizou o nosso património", disse à Lusa Luís Segadães, da organização.
A partir dos 22 monumentos portugueses espalhados pelo mundo, e classificados como património da Humanidade pela UNESCO, serão escolhidos sete, através da Internet e por telemóvel.
Da lista constam, entre outros, a Cidadela de Fasil Ghebi, na Etópia, a Ilha de Moçambique, os centros históricos das cidades brasileiras de S. Salvador, S. Luís, Diamantina, Goiás, Olinda e Ouro Preto, o centro histórico de Macau, conventos e igrejas de Goa, ou a Cidade Velha de Galle e suas Fortificações, na ilha de Sri Lanka (antigo Ceilão).
Os monumentos que integram a lista dividem-se por três continentes: África, Ásia e América.
A América é o continente com o maior número de candidaturas, dez, sendo oito em território brasileiro: além dos centros históricos das seis cidades, é também candidato o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas.
A oitava candidatura brasileira é apresentada em parceria com a Argentina, na medida em que engloba o conjunto das Missões Jesuítas dos Guarani.
Do continente sul-americano constam ainda as Missões Jesuítas de Trinidad do Paraná e Jesus de Tavaranque, no Paraguai, e na República do Uruguai o Bairro Histórico da Colónia de Sacramento.
África tem sete monumentos, sendo Moçambique a única ex-colónia portuguesa representada, através da Ilha de Moçambique. Outros países com "maravilhas portuguesas" são Marrocos (a antiga cidade portuguesa de Mazagão), a Gâmbia (Ilha James), o Gana (Fortes e Castelo em Volta), Senegal (Ilha Goreia), Tanzânia (Ruínas de Kilwa e de Songo Mnara), e Etiópia (cidadela de Fasil Ghebi).
Os quatro monumentos situados na Ásia são, além do Centro Histórico de Macau, das Igrejas e Conventos de Goa, e da Cidade Velha de Galle e as suas fortalezas, também o Sítio Arqueológico de Qal'at al-Bahrain, no Emirado do Bahrain.
A votação através do site começará a 07 de Dezembro, estando marcada a festa de proclamação para 10 de Junho, em local a definir pela organização.
A subdirectora do Instituto de Gestão do património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), Andreia Galvão, anunciou hoje a realização de "uma maratona do conhecimento dirigida às escolas portugueses do ensino básico e secundário, precisamente com o objectivo de estimular os mais novos sobre estas Maravilhas Portuguesas no Mundo".
NL.
Lusa
Macapá-AP - Fortaleza de São José de Macapá é candidata a Patrimônio da Humanidade
MACAPÁ – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/AP) anunciou, hoje (10), a inscrição da Fortaleza de São José de Macapá ao título de Patrimônio Histórico da Humanidade.A nomeação é concedida pela Organização das Nações Unidas da Educação (Unesco). A Fortificação é a maior e a mais bem conservada da América Latina.De acordo com a gerente da Fortaleza de São José, Zenaide Dustra, uma outra etapa que vem sendo desenvolvida é a parceria com a Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro (RJ).O objetivo é incluir o forte na mesma campanha que está acontecendo com o Pão de Açúcar, para transformá-lo em uma das sete maravilhas naturais do planeta.-A Fortaleza é candidata, mas que será analisada. O monumento terá que passar pelo menos um ano na listagem do Iphan. Durante esse período, serão cumpridos requisitos para consolidação do projeto, afirmou a gerente.História
Construída no século XVIII para proteger o Rio Amazonas, a Fortaleza de São José de Macapá é considerada o mais belo e importante monumento militar no Brasil. Em 1764, ano em que suas obras foram iniciadas, o objetivo era que a fortificação evitasse invasões estrangeiras, assegurando a conquista da Amazônia aos portugueses.Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse gratuitamente
www.portalamazonia.com/videosdaamazonia
Fonte: Fonte: TV Amapá – ET
Turquia - Na chegada, a recepção no exclusivo Pera Palace
No hotel, Agatha Christie escreveu as primeiras linhas do seu romance.
Muitos dos recém-chegados a Istambul no Expresso do Oriente aproveitavam as suítes do Pera Palace para se recuperar da longa viagem e buscar fôlego para desbravar a então desconhecida Ásia.
Agatha Christie preferiu escrever algumas linhas e dar início ao romance Assassinato no Expresso do Oriente (1934). O suntuoso hotel escolhido pela autora foi feito para entrar na história. Inaugurado em 1891, tinha declarada intenção de receber os passageiros mais ilustres do luxuoso trem.
Agradar aos endinheirados nunca foi um problema no Pera Palace.
Na época, não havia recém-chegado da Europa que não quisesse se hospedar em um dos 145 quartos do local - o 411, aliás, ficou marcado por ter recebido a rainha do crime. O estilo arquitetônico impressionava. O blend de traços orientais com o neoclássico e o art déco podia ser notado no hall de entrada e nos detalhes da fachada do palacete. Uma mistura improvável e fascinante para aquela época.
O boca-a-boca fez a fama do hotel e logo muitas celebridades o elegeram como o melhor de Istambul.
Mustafa Kemal Atatürk (1881-1938), pai da República da Turquia, sempre escolhia a suíte 101. Alfred Hitchcock (1899-1980), Ernest Hemingway (1899-1961), Greta Garbo (1905-1990) e Jacqueline Onassis (1929-1994) foram outras estrelas-hóspedes.O hotel fez parte também da história da própria Turquia. Resistiu à queda do Império Otomano e, durante a 2ª Guerra Mundial, foi praticamente invadido por espiões. Dizem, inclusive, que agentes britânicos conseguiram frustrar uma tentativa de assassinato bem ali, no luxuoso hall do hotel.
Atualmente, o Pera Palace está fechado para restauração e deve ser reaberto no início do ano que vem. As intervenções vão modernizar as redes elétrica e hidráulica, que passaram por mudanças improvisadas nos últimos anos. Mesmo assim, o prédio continua nos principais guias turísticos de Istambul por ser um marco da cidade.
A empresa responsável pelas obras garante que todas as características arquitetônicas do palacete serão mantidas, assim como o estilo da decoração no hall, no restaurante e no café. As suítes devem sofrer mudanças para ficar mais modernas e confortáveis. Os turcos acompanham com atenção a reforma, já que o prédio é tombado pelo patrimônio histórico local.
Pera Palace: perapalas.com

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial