Curitiba-PR - Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná
Ex-aluna, Kátia Grisbach agora ministra aulas Um registro atual dos cinqüenta anos de história da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná (CEP). Assim é a VIII edição da exposição Pré Visão, organizada pela Escolinha de Arte do CEP onde são expostas obras atuais de alunos que participam de algumas das mais de vinte oficinas oferecidas gratuitamente pela escola.
Em sua oitava edição, 83 obras de 53 participantes do curso de Artes Plásticas da escola estão sendo expostas. Todas foram avaliadas por um júri composto por oito professores atuantes na área. “Para nós é um grande orgulho contar com uma ajuda dessa na exposição”, diz o professor e coordenador da Escolinha de Artes do CEP, Hermes Adriano Drechsel.Para Kátia Grisbach, que ministra aulas de modelagem, tecelagem e origami no CEP, “participar como aluna e agora como professora é fantástico. Logo que entrei no CEP me interessei pelas aulas de artes e comecei a participar, hoje tenho orgulho de atuar como professora”, declara.
A criação de esculturas, gravuras, desenhos e pinturas são as atividades desenvolvidas pelos alunos no curso de Artes Plásticas.
Além deste, cursos nas áreas de música, teatro e fotografia também são oferecidos pela Escolinha de Arte do CEP.
Para a aluna de fotografia Maisa Nunes, o curso proporcionou uma visão diferente de muitos aspectos do cotidiano. “As aulas de fotografia são muito interessantes, aprendi a ver o mundo de formas e ângulos diferentes de como via antes”, conta a aluna.
A exposição pode ser vista até o dia 14 de novembro no Salão Nobre do Cep (Av. João Gualberto, 250, Alto da Glória), em Curitiba. A escolinha oferece cursos gratuitos para alunos e também membros da comunidade. Mais informações: www.cep.pr.gov.br ou (41) 3304-8965.
Leonardo Coleto
Ciciro Back
Paraná Online
Piracicaba-SP - Estúdio de artes
Trabalho profissional Talentos de Piracicaba, interessados em transformar a história dos desenhos, se reuniram e abriram a escola
João Antonio San Juan, 3, ainda não sabe definir muito bem as formas de um desenho, mas arrisca alguns rabiscos na tela do computador. Também pudera: é filho do caricaturista Fábio San Juan, um dos professores da Sketch Estúdio de Artes, inaugurada no dia 1º de outubro em Piracicaba, destinada a todas as pessoas interessadas em desenhos ou artes.
As disciplinas incluem história da arte, cartoon, caricaturas e há cursos sobre cor e composição das cores. "Foi uma forma que encontramos de deixar a experiência do desenho mais rica e abrangente. Temos desenhos básicos com grafite, técnicas de nanquim, histórias em quadrinhos e pintura clássica", diz o professor e ilustrador Andrei Bressan.
A idéia, de acordo com Bressan, é usar o clássico como suporte para algo que dê liberdade ao artista. "Neste clássico de pintura a óleo usamos como referência mestres como Michelangelo, Caravaggio, Leonardo da Vinci, e Turner", afirma ele, que é uma perfeição ao pintar quadros com tinta a óleo utilizando os dedos de uma das mãos.
Nas ilustrações aparecem figuras contemporâneas como Simon Bisley, Glenn Fabry e Kent Willians. A escola foi formada a partir da amizade firmada entre Bressan, Fábio San Juan e o desenhista Rafael De Latorre.
"Fomos afunilando nossos contatos, vimos que todos tinham um interesse em comum de trabalhar o desenho e a pintura de outra maneira e abrimos a escola. O interessante é que, além de professores, todos somos artistas. Nossas aulas são teóricas e práticas".
As salas da Sketch são projetadas para receber oito alunos por aula, estão bem equipadas e com espaço apropriado. Os livros disponibilizados aos alunos, para consulta, são todos especiais e há suporte para as aulas. Além disso, a escola atua com um estúdio de produção. Essa semana, os professores terminaram uma história em quadrinhos elaborada exclusivamente para uma empresa de Piracicaba, referente à segurança de trabalho, o que deverá ser transformado em cartilha educativa.
CURSOS.
No próximo dia 3 terá início o curso de Princípio Básico da Cor, que terá duração de quatro segundas-feiras, das 19 às 22 horas, e será ministrado por Catarina Landin, formada em História da Arte pela Unicamp. O curso custará R$ 100, inclusos material didático e coffee break. Também haverá curso de Leitura de Imagens. De 4 a 25 de novembro terá curso Iniciação Artística: Desenho e Gravura, com Fábio San Juan. No dia 28 do mesmo mês acontece uma oficina de pintura com Acrílica, também com San Juan. . Mais informações na escola.
SERVIÇO
Inscrições
A Stech Estúdio de Artes fica na avenida Carlos Martins Sodero, 107, próximo à Independência. O telefone é (19) 3432-7309.
ANA CRISTINA ANDRADE
Gazeta de Piracicaba
Marcadores: cursos
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial