ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

06 novembro, 2008

CURSOS - 6-11-2008

Dourados-MS - Ponto de Cultura Todas as Idades realiza inauguração do projeto
O Ponto de Cultura Todas as Idades propõe atividades para atingir diretamente crianças e jovens da rede pública de ensino e comunidades indígenas, oferecendo gratuitamente oficinas, cursos e workshops em várias áreas do fazer artístico, ampliando o acesso da população aos meios de produção cultural. O projeto é realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura - IDAC em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. Além da formação continuada em diversas vertentes da produção cultural, o projeto visa também a geração de renda para as comunidades atendidas, criando núcleos de produção, fomentando a fusão dessas linguagens e meios para dar visibilidade aos produtos e bens culturais produzidos por elas.
Para tanto, realizará espetáculos teatrais com a soma dos resultados das oficinas, documentários, exposições em estamparia, artesanato em cerâmica e arte indígena, além da gravação de discos musicais, fomentando e difundindo a produção cultural no Estado. O Ponto de Cultura Todas as Idades iniciou suas atividades em abril deste ano. Neste primeiro semestre criou-se a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento das ações, como um centro administrativo e um estúdio multimídia, instalados na Unidade I da UFGD.
Já em agosto iniciamos as atividades nas comunidades, com a instalação de dois pontos de Hip Hop, nas escolas Celso Muller e Sócrates Câmara, sob a orientação do educador e músico Higor Marcelo Vieira Lobo, oferecendo a estes grupos o acesso às diversas linguagens que compõem o Hip Hop, como: grafite, MC, DJ e B-Boy (break).
Também iniciamos o trabalho em dois Pontos de Leitura instalados no Centro de Integração do Adolescente Dom Alberto – CEIA e outro na sede Paróquia São Paulo Apóstolo, no Parque Alvorada, sob a orientação da educadora Aline Rocha. Desse modo, estão sendo atendidos aproximadamente oitenta jovens nessas atividades em andamento. Já para 2009 a perspectiva é de abrirmos trezentas novas vagas em música instrumental, harpa, teatro, canto coral, literatura, estamparia e figurino, dança, artesanato em cerâmica, capoeira, arte indígena, arte gráfica e expressão corporal.
Para tanto buscamos parcerias junto à comunidade local, para que possamos ampliar o projeto, uma vez que os benefícios resultantes são muitos, tais como: a formação, capacitação e fomento em várias áreas do fazer artístico, valorização da arte produzida nas comunidades indígenas e periféricas ao centro urbano da cidade. Haverá, ainda, na programação das atividades do Ponto de Cultura o oferecimento de cursos e oficinas para os professores destas comunidades atendidas, propondo o desdobramento das ações por esses agentes multiplicadores.
Como parte das comemorações de lançamento do Ponto de Cultura Todas as Idades, realizamos diversas atividades culturais, em diferentes pontos da cidade. Iniciamos esta programação com uma Tarde de Viola que acontecerá na quarta-feira, 16 de outubro, das 14h a 16h, no Lar do Idoso, com o violeiro Dito Freitas. Na quinta-feira, 16 de outubro, quem se apresentou foi o poeta Emmanuel Marinho, Coordenador de Cultura da UFGD e criador do projeto, às 15h, na sede da Paróquia São Paulo Apóstolo, onde acontecerá uma tarde de poesia e teatro.
Já na sexta feira, 17 de outubro, tivemos o grupo Los Canários, no Centro de Convivência do Idoso Andre´s Chamorro. Finalizando estas atividades tivemos a apresentação do grupo douradense Fase Terminal, que se apresentou na Escola Sócrates Câmara, Cannã I, a partir das 14h, realizando também uma mostra dos trabalhos realizados pelos participantes da oficina de HIP HOP, também com os alunos da Escola Celso Muller, no mesmo bairro.
O projeto é coordenado pelo arte-educador Everton Oliveira e tem acompanhamento pedagógico das professoras Lauriene Seraguza e Áurea Rita D’avila Ferreira, com a colaboração dos acadêmicos de Tecnologia em Produção Multimídia Rodrigo Cesco e Luciano Teruya.
Mais informações pelo fone (67) 3411-3641 ou pelo e-mail ptodecultura@gmail.com.
Agora-MS
São José dos Pinhais-PR - Mostra de Cursos e Oficinas Culturais e Artísticas
A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da sua Secretaria de Cultura, realizará nesta sexta-feira (07), às 16 h, na Galeria Municipal de Arte, a “Abertura da Mostra de Cursos e Oficinas Culturais e Artísticas”.
Os cursos foram criados por meio dos decretos municipais 1.588/06 e 1.718/07, com o objetivo de atender a comunidade são-joseense, proporcionando conhecimento e novas opções de fontes de renda alternativa. Os cursos são gratuitos e oferecidos no centro e em diversos Centros Culturais nos bairros da cidade.
Os cursos são ministrados por
profissionais experientes e para pessoas das mais variadas faixas etárias. As atividades artísticas e artesanais também são bastante diversificadas como: pintura em tela (óleo e acrílico), pintura em tecido, ponto russo, biscuit, bordado em pedraria, desenho, decoupage, entre outros.A Mostra apresentará trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
Serviço: Secretaria de Cultura de São José dos PinhaisAbertura da Mostra de Cursos e Oficinas Culturais e ArtísticasDia 07/11/2008Horário: 16hLocal: Galeria Municipal de ArteEndereço: Rua XV de Novembro nº 1800 Tel.: (041) 3381-5911 / 5902
Site Prefeitura:
www.sjp.pr.gov.br
Panashop
Portugal - Segredos dos cogumelos selvagens revelados em Podence
A freguesia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, acolheu nos dias 25 e 26 de Outubro a VI edição do Curso de Introdução à Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres, que por esta altura do ano começam a despontar na região de Trás-os-Montes. Os participantes aprenderam a identificar e distinguir os cogumelos, qual melhor forma de os colher, quais as técnicas de conservação, e ainda tiveram direito a umas dicas de como confeccioná-los. Para que os participantes não ficassem apenas com a teoria, do programa deste curso constou ainda uma saída de campo para observação, identificação e recolha de espécies.
Porfírio Lima, formador do curso de cogumelos, ficou encarregue de explicar aos participantes os diferentes tipos de cogumelos que podem encontrar na região de Trás-os-Montes e quais as regras a respeitar para uma apanha consciente dos cogumelos.
As famosas Sanchas (Lactariu Deliciosus) e os Míscaros (Buletus Edulis) que abundam nos bosques e nos pinhais são os mais conhecidos e utilizados na gastronomia popular pelas pessoas da região.
No entanto, quem frequentou o curso, ficou a perceber que existem em Trás-os-Montes todas as melhores espécies de cogumelos que há no mundo, com excepção da trufa “que é um cogumelo especial e difícil de encontrar”, explica Profírio.
Na opinião do formador, as pessoas são atraídas para o curso “pelo misticismo mas também querem saber como é que se cozinham. Os nossos cursos também têm uma componente gastronómica que tem sido realmente o que nos traz sucesso e há muita gente que regressa porque não esquece os pitéus”. Esta última parte é além de saborosa, a mais perigosa do cogumelo, uma vez que existem espécies venenosas que podem mesmo matar. O clima, o terreno e a vegetação, são alguns dos factores que levam à existência de tantas espécies de cogumelos na região, mas a pureza do ambiente que ainda existe nos bosques e nas florestas transmontanas é sem dúvida o principal factor.
Na Galiza em cada Outono a venda de cogumelos rende milhões de euros e os compradores são sobretudo a Itália e a França, países com grande tradição no consumo industrial de cogumelos. Em Portugal não se atingem esses valores, mas nas zonas fronteiriças já começa a ter alguma expressão, beneficiando da crescente procura protagonizada por intermediários espanhóis.No entanto a apanha desmedida de cogumelos pode pôr em risco algumas espécies. O cogumelo é um recurso valioso que tem sido esquecido e mal gerido em Trás-os-Montes.
Na calha, está agora um projecto-piloto que pretende incentivar a plantação dos cogumelos em soutos. O objectivo é aumentar os rendimentos dos agricultores e potenciar este recurso natural, que chega a ser mais rentável do que alguns tipos de madeira.No entanto, a maior parte dos agricultores transmontanos não sabem do valor económico dos cogumelos nem do potencial de riqueza que este sector pode trazer. As cores, as formas, a diversidade e fundamentalmente o valor gastronómico dos cogumelos, foram os principais motivos que levaram muita gente a participar neste VI Curso de Curso de Introdução à Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres, em Podence.
Terra Quente



Taubaté-SP - Organização Social promove cursos no Museu Monteiro Lobato
Nos dias 24 e 25 de novembro das 9h às 17h a Associação Cultural - Amigos do Museu da Casa de Portinari promove um workshop com a museóloga Ana Silvia Bloise, com o tema "Museus, Patrimônio Cultural e Turismo Sustentável", no Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato.
O workshop tem como objetivo explicar como funciona o novo modelo de gestão através da Organização Social, além de divulgar para os participantes os sete melhores museus do interior do Estado de São Paulo
O curso faz parte do Plano de trabalho, que visa realizar e promover exposições, cursos, palestras, workshops e projetos educativos que viabilizem o acesso qualificado da população à cultura e educação contribuindo para a formação de público de museus e equipamentos culturais que propiciem o intercâmbio da área de patrimônio histórico entre profissionais, estudantes, entidades e Poder Público.
A Associação Cultural, Amigos da Casa de Portinari, é uma organização Social que administra, supervisiona e gerencia equipamentos museológicos da Secretaria de Estado da Cultura no Interior do Estado de São Paulo.
Em agosto deste ano o Museu Monteiro Lobato foi considerado o melhor em ação educativa do interior São Paulo, e também o melhor em visitação, já que recebe em média cerca de 100 mil visitantes por ano, sendo a maior parte da rede escolar.
Na ocasião foi firmado um convênio entre a Prefeitura Municipal de Taubaté e a Secretaria de Cultura do Estado, que através da Associação Cultural de Amigos do Museu da Casa de Portinari, passou a receber várias ações culturais como: cursos, palestras, workshops abertos à comunidade, a todos educadores ou interessados em cultura.
O primeiro curso foi realizado no último dia 24 de outubro, na EMMAPC "Maestro Fêgo Camargo", o curso de Ação Educativa e Cultural em Museus com a palestrante Profª Dra Marília Xavier Cury, com a presença de 50 participantes, entre Supervisoras de Ensino, Monitores e estagiários dos Parques Municipais, funcionários da Divisão de Museus e interessados na expansão da cultura do município.
Os interessados deverão fazer sua inscrição através dos telefones (12) 3625.5062 e (12) 3635.3234 na secretaria do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Vagas limitadas
.
Jornal de Taubaté

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial