ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

27 novembro, 2008

EXPOSIÇÕES - 27-11-2008

Recife-PE - Mulheres negras são tema de exposição fotográfica na UNICAP
A Universidade Católica de Pernambuco realizou, durante a "Semana Negritude Brasil: 120 Anos de Abolição?", a exposição de fotografias "A mulher negra: força e resistência". A série de imagens foi exibida na ante-sala do auditório G2 da Unicap, entre 9h e 21h.
As imagens revelam mulheres atuantes em diversos campos da sociedade. Sacerdotisas de cultos afros (mães-de-santo, ialorixás...), camponesas, empregadas domésticas, militantes feministas e ativistas políticas são as personagens das fotografias.
A exposição "A mulher negra: força e resistência" terminou nesta sexta-feira (21), último dia da "Semana Negritude Brasil: 120 Anos de Abolição?", promovida, desde segunda-feira (17), pela Universidade Católica de Pernambuco.
Unicap
São Paulo-SP - Volcom inaugura exposição
Nesta terça-feira, a Volcom e o artista PJota inauguram a exposição “Stones Inside the Head”, a partir das 17 horas na Volcom SP store.
O artista iniciou sua relação com a marca quando venceu o concurso “Graphic Contest” em 2006.
Na “Stones Inside the Head”, ele apresenta cinco grandes telas, além de intervenções nas paredes da galeria.
Junto com a exposição, acontece o lançamento da camiseta exclusiva da linha Featured Artist Series Volcom, produzida em parceria com o artista.
Paulo José Nimer Abilel, mais conhecido como PJota iniciou no mundo do graffiti aos 13 anos, e hoje vem se dedicando mais aos desenhos, pinturas e instalações.
Seu trabalho caminha por temas eróticos, explorando o corpo humano, simbologia e seu universo pessoal, sempre com muitas texturas e detalhes.
A exposição acontece até o dia 20 de janeiro de 2009.
A Galeria Volcom SP Store fica localizado à alameda Lorena, 1.835, Jardins, São Paulo (SP).
Para obter mais informações, acesse o site
Volcom.
Waves
Natal-RN - Exposição mostra obras de Chico Santeiro
A Prefeitura do Natal firmou parceria com a editora Diário de Natal S/A na tarde de ontem por meio de um termo de comodato, que possibilitará a Fundação Capitania das Artes exibir 100 obras do artista Chico Santeiro. A exposição intitulada ‘‘O universo imaginário de Chico Santeiro’’ estará no Museu de Cultura Popular a partir dessa quarta-feira, 26, se estendendo até o dia 31 de dezembro, na Ribeira. Na ocasião estavam presentes funcionários da Funcarte, bem como o presidente da Fundação, Dácio Galvão, a diretoria do Diário de Natal, Albimar Furtado e Osair Vasconcelos, e o chefe do Gabinete Civil da Prefeitura, Bosco Pinheiro. O diretor geral do Diário de Natal, Albimar Furtado, julgou a parceria como uma boa oportunidade para a democratização do acervo de obras do artista. ‘‘Essa é uma oportunidade muito boa e interessante. De uma história que teve início nos anos 50 e 60, de um artista que cresceu e foi além das fronteiras nacionais. Vale salientar, que pela sensibilidade do jornalista Luiz Maria Alves esse trabalho composto por 100 peças que retratam o nosso povo e nossa cultura foram guardadas pelo DN. E agora iremos adiante em exibir juntamente com a Prefeitura essas obras para o conhecimento do público’’, disse Albimar. O prefeito Carlos Eduardo elogiou a iniciativa do Diário de Natal em preservar esse acervo, e cedê-lo agora para o acesso do público. ‘‘Esta é uma solenidade simples, mas de muita relevância porque estamos tendo condições de montar uma exposição que contém o trabalho de um dos maiores artistas do estado. Graças à sensibilidade do então presidente do Diário de Natal, Luiz Maria Alves, essas peças foram guardadas. Agora, o DN deu mais um passo importante que dará condições das pessoas conhecerem o trabalho de Chico Santeiro’’, afirmou o prefeito.
Diário de Natal
Maringá-PR - Centro de Ação Cultural promove exposição de artes
Programação contará com mostra de trabalhos e apresentações culturais de música e dança
O Centro de Ação Cultural, em Maringá, irá promover a Expocac 2008 de terça (25) a quinta-feira (27), das 8h30 às 17h30, uma exposição de artes com trabalhos desenvolvidos por alunos.
A programação contará com mostra de trabalhos e apresentações culturais de música e dança. As atividades oferecidas são: pintura em tela; desenho artístico; arte em madeira; decoupage em madeira, papelão e reciclados e cartonagem; confecção de velas e frutas parafinadas; cursos de bijouterias; arte em palha de milho; canto coral - infantil, juvenil e adultos; teoria musical e educação musical com aulas de teclado, violão e flauta; dança de salão, folclórica e populares e teatro.
As oficinas mais procuradas são pintura em tela, música instrumental e dança de salão. O CAC fica localizado no prédio da Biblioteca Central, na avenida XV de novembro.
PROGRAMAÇÃO
Mostra de trabalhos e apresentações
Dia 25/11/2008 (Terça-feira)
9h - Dança Popular
14h30 - Dança Popular
15h - Grupo Maringá Seresta
Dia 26/11/2008 (Quarta-feira)
9h30 - Coral Jovens de Ontem
13h30 - Teclado
14h - Camerata de Violão
Dia 27/11/2008 (Quinta-feira)
9h - Teclado
14h30 - Teclado
15h - Coral Bocaloca
15h30 - Teclado
TNNews
João Pessoa-PB - Exposição mostra obra do arquiteto português Siza
O consagrado arquiteto português de prestígio internacional Álvaro Siza Vieira é tema de exposição aberta nesta terça-feira (25) na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O público pode visitar essas instalações até o dia 8 de dezembro, de terça a sexta-feira das 9h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, a exposição abre entre 10h e 18h. A entrada é gratuita.
A mostra chegou à Paraíba por intermédio dos cursos de arquitetura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). A coordenação da exposição, em João Pessoa, está sob a responsabilidade dos
arquitetos Estevam Medeiros e Amélia Panet. Dedicados à formação de jovens arquitetos, eles acreditaram que João Pessoa não poderia perder a oportunidade de apreciar tão singela arquitetura.
A exposição, composta por 24 painéis, foi organizada pelo arquiteto Flávio Nassar, da Universidade Federal do Pará, com material do escritório de Álvaro Siza Vieira, e, no Brasil, recebeu o apoio e divulgação através do escritório de arquitetura Andrade & Raposo e da Associação dos Amigos do Porto, ambos sediados em Recife.
Siza Vieira realizou obras emblemáticas como o Pavilhão de Portugal da Expo 98, a Igreja de Santa Maria (no Marco de Canaveses), o Museu de Arte Contemporânea (na cidade do Porto) e o Museu Iberê Camargo, recentemente inaugurado em Porto Alegre e condecorado com o Leão de Ouro na 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza, um dos mais importantes eventos da arquitetura, por sua excepcional qualidade.
O arquiteto Álvaro Siza Vieira nasceu em 1933, na cidade de Matosinhos, em Portugal. Entre 1949 e 1955, estudou na Escola de Arquitetura da Universidade do Porto, onde mais tarde veio a lecionar. No início de sua carreira, colaborou com o arquiteto Fernando Távora e logo se empenhou em um
projeto coletivo do período: não ser tradicionalista e não ignorar suas raízes.
Desde essa época, o trabalho de Siza não admite rótulos. Um olhar retrospectivo sobre sua produção permite identificar temas, tipologias e formas recorrentes, mas o arquiteto está continuamente buscando o novo – efervescência que pode ser constatada a partir dos muitos esboços e croquis que realiza.
O ambiente escolhido para a exposição em João Pessoa condiz com a estatura do autor. A obra de um arquiteto de renome mundial é acolhida por uma grande obra arquitetônica – a Estação Cabo Branco – assinada por outro gênio, Oscar Niemeyer.
Paraiba Online
Fortaleza-CE - TJA realiza exposição com fotos e textos de alunos da rede municipal
A abertura da exposição acontece nesta terça-feira (25/11) a partir das 9 horas. Os trabalhos poderão ser conferidos até o fim de dezembro.
Cerca de 100 fotografias e textos escritos por alunos da rede municipal de ensino serão expostos a partir desta terça-feira (25/11) na Galeria Ramos Cotoco, no Theatro José de Alencar (TJA). A abertura da exposição acontece a partir das 9 horas e os trabalhos poderão ser conferidos até o fim de dezembro.
Os registros fotográficos de Beto Skeff que serão apresentados na exposição, retratam o encatamento dos alunos da rede municipal durante o Projeto Visita Espetacular, realizado entre os meses de setembro e novembro deste ano. Já os textos foram escritos pelos estudantes após as visitas. Segundo o coordenador do Projeto, Robério Diógenes, foram produzidos milhares de textos onde os alunos detalharam no papel o que sentiram ao conhecer a história e os bastidores do Theatro José de Alencar.
De acordo com Diógenes, a abertura da exposição também marca o encerramento do Projeto neste segundo semestre de 2008. Devem participar do evento a secretária municipal de Educação, Ana Maria Fontenele, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME), além de representantes das 17 escolas que visitaram o Projeto.
O Projeto Visita Espetacular Beto e Bia no Theatro José de Alencar é uma parceria entre a SME e o Instituto Teatro Público que tem o objetivo de proporcionar aos alunos da rede municipal de ensino uma visita orientada ao teatro, promovendo e incentivando o conhecimento artístico e cultural.
No projeto, Beto e Bia, personagens dea peça "O segredo de Cocachim", são responsáveis por guiar todo passeio pelo TJA, apresentando aos alunos o palco, a coxia e os camarins de um dos maiores patrimônios culturais de Fortaleza. "É uma oportunidade única, pois proporcionamos aos alunos o acesso aos bens culturais, fazendo com que eles possam dialogar com tudo isso", disse um dos organizadores do projeto, William Mendonça.
SERVIÇO:
Abertura da exposição de fotos e textos dos alunos da rede municipal no TJA
Data: 25/11
Local: Galeria Ramos Cotoco - Theatro José de Alencar
Horário: 9 horas
AVOL - São Paulo

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial