ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

04 novembro, 2008

EXPOSIÇÕES - 4-11-2008

Pindamonhangaba-SP - Recebe exposição Brasil Natureza, na Praça Emílio Ribas
A exposição itinerante Brasil Natureza está em Pindamonhangaba, na praça Emílio Ribas, até o dia 30 de novembro.
A abertura do evento foi realizada na quarta-feira (29), com a presença do prefeito João Ribeiro, da diretora Pedagógica da Secretaria de Educação da Prefeitura, Márcia Fernandes e do representante da Arquiprom, Maklein Landa. Fanfarra da Remefi "Dr. André Franco Montoro" e alunos da Remefi "Dulce Guimarães" também marcaram presença na ocasião.
A mostra reúne fotos de Ari Diesendruck, Araquém Alcântara, Luiz Cláudio Marigo e Maurício Campello, que proporcionam aos visitantes um passeio pelas paisagens do Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Zona Costeira, Campos Sulinos e Amazônia.
O objetivo é sensibilizar as pessoas para a necessidade de conservação destes ecossistemas.
A exposição está sendo trazida a cidade pela Gerdau, em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba.
A exposição tem o apoio do Governo do Estado e é realizada pela Arquiprom.
www.pindavale.com.br
Portugal - Exposição colectiva de Artes Plásticas
O Centro Cultural da Nazaré tem patente desde o passado dia 25 uma exposição colectiva de Artes Plásticas. “Artitude” reúne trabalhos de pintura, escultura, desenho e fotografia de 23 artistas de diferentes proveniências, dos autodidactas, aos profissionais da Escola Nacional de Belas Artes e da Escola de Artes Plásticas e Decorativas.Há meia centena de trabalhos nesta mostra, organizada por uma associação de artistas, criada para ajudar a divulgar a Arte e os seus intervenientes, de uma forma livre e aberta a todas as experiências. A exposição pode ser vista até ao próximo dia 16.
Portal-jornal da Região Oeste
Panambi-RS - Exposição comemora os 40 anos do Museu e Arquivo Histórico
O Arquipélago de Açores e sua influencia no povoamento do Rio Grande do Sul será a principal atração das comemorações dos 40 anos do Museu e Arquivo Histórico de Panambi. A abertura está prevista para o dia 5 de novembro, com início às 19h.
Conforme o coordenador do MAHP Lauro Manzoni Bidinoto, além da abertura da exposição na ocasião haverá apresentação da Escola de Talentos e também uma breve apresentação sobre os 40 anos de história do museu. “O objetivo destas atividades é marcar o aniversário da instituição que surgiu em 1968 no Colégio Evangélico Panambi e passou ao comando do município em 1989”, destaca.
A exposição sobre os açorianos pertence ao Museu Gama D´Eça da Universidade Federal de Santa Maria e vai permanecer no museu até o dia 3 de dezembro. Ela reúne cerca de 50 peças, em sua maioria quadros sobre as ilhas que formam o Arquipélago dos Açores. Os grupos que quiserem agendar visitas devem fazê-lo através do telefone 3375-3292 ou pelo e-mail museu@panambi.rs.gov.br. O MAHP permanece aberto para visitação de terça à sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Excepcionalmente no sábado (8), data de aniversário do MAHP, o Museu vai estar aberto das 14h às 17h.
Guia digital.info
Portugal - Caminha: arara que custa 3000 euros brilha em exposição que junta 4500 aves
Viana do Castelo, 2 Nov (Lusa) - Uma arara avaliada em 3000 euros é a coqueluche do 3º Campeonato Ornitológico Internacional do Atlântico, que decorre este fim-de-semana em Caminha, reunindo um total de 4500 aves de 312 criadores de Portugal, Espanha, Suíça e Inglaterra.
Com uma penugem azul e amarela, a arara, de apenas seis meses de idade, já ostenta um bico "de respeito", pelo que o seu responsável aconselha os visitantes a manter algum distanciamento, "não vá o diabo tecê-las".
"É uma criança autêntica. Não mede o que faz e, no meio da brincadeira, ainda magoa alguém", avisa Paulo Lopes.
Além de poderem apreciar 35 espécies de aves de 240 raças, os visitantes desta exposição têm ainda uma oportunidade de enriquecer a sua cultura ornitológica, com as explicações dos criadores.
"Uma arara vive entre 50 a 60 anos, reproduz a partir dos cinco e tem dois filhos por ano. Alimenta-se de milho, noz, amendoim e girassol, mas nunca apanha a comida que cai ao chão", explica Paulo Lopes, um dos responsáveis pela organização do campeonato.
Paulo Lopes tem 130 pássaros a quem dedica, em média, três a quatro horas por dia. "Comecei aos 18 anos, quando me ofereceram um canário, e nunca mais parei, até hoje. É uma paixão para toda a vida", garante.
José Caldeira tem 56 anos, é de Vila Nova de Famalicão e confessa que o gosto "pelos passarinhos" o acompanha desde criança. "Isto é o melhor anti-stress que conheço. Sou técnico de tinturaria têxtil, passo o dia a atender telefonemas, a ouvir reclamações daqui e dali, e nada melhor que chegar a casa e perder-me com os passarinhos, para aliviar a tensão", refere.
Cria 50 casais, dos quais "tira" entre 340 a 360 aves por ano. Tudo canários. Intitula-se mesmo como o primeiro criador a nível mundial de canários brancos, que resultaram de "vários cruzamentos" de algumas raças e que são "os mais pequeninos de todos".
Para José Caldeira, a paixão é a palavra-chave para um criador de aves. "É verdade que este é um hobby que se paga a ele próprio, mas quem não tiver verdadeiramente paixão pelos passarinhos não se dedica a isto", garante, sem esconder o seu orgulho por ter conseguido seis primeiros prémios neste campeonato.
O júri tem em conta todo um conjunto de factores e de pormenores, como a combinação de cores, o porte, a limpeza e o brilho da plumagem, o seu estado de saúde, a sua presença de espírito ou a distribuição uniforme da pluma. "Às vezes, basta uma unha partida para se perder um prémio", explica.
Outra ave que "dá nas vistas" nesta exposição é uma catatua galã, avaliada em 1750 euros e que o seu criador, Miguel Dias, garante ser um dos oito únicos exemplares existentes em Portugal.
"É uma espécie em vias de extinção", afirma, frisando, no entanto, que aquela ave pode durar entre 100 e 150 anos.
Aves exóticas da Austrália, América do Sul ou África, periquitos e, essencialmente, canários constituem a "oferta" desta exposição, que vai ficar patente até domingo.
VCP.
Lusa
São José dos Campos-SP - recebe exposição de arte Naïf no Espaço Helena Calil
O Espaço das Artes Helena Calil, da Fundação Cultural de São José dos Campos, recebe a partir deste fim de semana até 22 de novembro, a exposição de pinturas “Mundo Ideal”, do artista plástico Carlos Herglotz. Serão expostas 22 obras em acrílico sobre tela, que retratam a cultura popular da região. Paisagens e manifestações religiosas são características marcantes nos quadros, pintados no estilo naïf. A técnica garante mais liberdade ao artista, que recebeu diversos
prêmios nos últimos anos. Dentre as principais conquistas, destaque para a medalha de prata no XXIII Salão de Artes Plásticas (Guaratinguetá) e menções honrosas no Concurso “Natal Brasileiro” (São Paulo) e III Salão de Belas Artes (Ubatuba). O taubateano Carlos Herglotz, de 49 anos, também é artesão. Trabalha com pesquisa na área de ofícios artesanais, ministrando cursos em comunidades. Em Ubatuba, desenvolve um trabalho com a cultura caiçara. Serviço: Espaço das Artes Helena Calil – Praça Padre João, 34, Centro. Horário de funcionamento: se segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Informações: (12) 3921-7206.
VNews

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial