EXPOSIÇÕES - 6-11-2008
Portugal - Exposição os “Porquinhos do Montado” patente em Odemira
Os “Porquinhos do Montado” continuam o seu tour pelo Alentejo. De hoje (4 de Novembro) a 21 de Novembro, a exposição itinerante os “Porquinhos do Montado” vai estar na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira.
A exposição reúne um conjunto de 25 porcos em terracota, decorados por artistas plásticos convidados pela Câmara Municipal de Portel, no distrito de Évora. A ideia nasceu em 2007, no âmbito da Feira do Montado, o evento de maior relevância no concelho de Portel.O objectivo desta iniciativa é divulgar o trabalho dos artistas do Alentejo.
Os “Porquinhos do Montado” começaram a sua viagem em Janeiro deste ano e chegam agora a Odemira, para todos aqueles que os quiserem apreciar.
A inauguração está agendada para as 17.00 horas de hoje, dia 4 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Odemira, e pode ser apreciada até ao dia 21 de Novembro, de terça-feira a sábado, entre as 10.00 e as 18.00 horas.
Rádio Sines
Vaticano inaugura exposição sobre Pio XII
O Comité Pontifício de Ciências Históricas apresentou, na manhã de Segunda-feira, a exposição «Pio XII: O Homem e O Pontificado (1876-1958)».
A apresentação foi presidida pelo presidente do Comité, Mons. Walter Brandmüller, acompanhado, entre outros, pelo responsável da Fundação para os Bens e Actividades Culturais da Igreja, Prof. Giovanni Morello, e o secretário do Comité Pontifício organizador, Pe. Cosimo Semeraro.
A cerimónia de abertura da exposição está marcada para a tarde desta Terça-feira, no adro da Sala Paulo VI, com a presença do Presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano, o Cardeal Giovanni Lajolo, e a do Mons. Walter Brandmüller. O cardeal Secretário de Estado, Tarcísio Bertone, fará o discurso inaugural.
A exposição, aberta ao público a partir de Quarta-feira, dia 5, até 6 de Janeiro de 2009, na ala Carlos Magno, assinala o 50º aniversário de morte de Pio XII, Papa Eugenio Pacelli.
Numa nota publicada no catálogo da exposição, o Cardeal secretário de Estado, Tarcísio Bertone, define o Papa Pio XII como “uma figura extraordinária, uma das maiores personalidades do século XX. Com a profética intuição do sinal dos tempos, ele soube preparar o caminho da Igreja para a época contemporânea”.
A exposição pretende evidenciar os diversos aspectos do carácter de Pio XII. “Não apenas sua imagem oficial, entregue aos arquivos da história, mas algo mais singular e profundo, mais completo, que caracteriza a sua personalidade, a sua verdadeira imagem, aquela apreciada apenas pelos que o conheceram pessoalmente e tiveram a sorte de trabalhar com ele”.
Através de fotografias, documentos e objectos pessoais que recordam a família, o sacerdócio e a trajectória eclesiástica de Pio XII, a exposição quer revelar, “integralmente, a sua personalidade, interpretar, profundamente, os seus sentimentos e a forma como desempenhava as suas funções ao longo da sua existência”, explicou o Secretário de Estado.
Depois do Vaticano, a mostra será levada para a Alemanha no início de 2009, onde Pio XII foi Núncio apostólico, seguindo depois para os Estados Unidos da América.
Agência Ecclesia
São Paulo-SP - Ecclestone adquire obras de exposição artística
São Paulo (SP) - A passagem do chefão da Fórmula 1 Bernie Ecclestone pelo Brasil não se resumiu apenas a prestigiar o Grande Prêmio do Brasil. O mandatário inglês aproveitou ainda para comprar duas esculturas da exposição “Arte na Fórmula 1”, organizada pelo artista plástico Paulo Solaris.
Realizada especialmente em virtude da presença da categoria no Brasil, a exposição envolveu criações de 25 artistas, sendo que todos tiveram de criar obras com com inspiração no desafio da velocidade nas pistas – assim, linhas arrojadas, formas inusitadas e grafismos intensos foram utilizados para reproduzir a audácia e a precisão necessárias para levar um piloto à vitória.
E quem parece que mais se interessou pela “Arte na Fórmula 1” foi logo Ecclestone, que, por ter se hospedado no Hotel Transamérica durante sua estada no país, visitou a exposição, organizada justamente no espaço cultural do estabelecimento. Nesse contexto, “Il Vincitore”, de Paulo Solaris, e “Cabeça de Fã”, de Vivian Marin, foram levadas para a Inglaterra pelo mandatário por respectivamente 2 mil e 375 libras (R$ 6,8 e 1,2 mil).
A Gazeta Esportiva
Iratí-PR - Classes especiais realizam exposição de fotos
Mostra fotográfica exercita percepção de alunos da classe especial de uma escola municipal e de estudantes do curso profissionalizante da APAEIrati – Uma mostra expõe fotos de seis alunos da Classe Especial da Escola Municipal Tancredo Martins e outros cinco da Classe do Curso Profissionalizante da Escola de Educação Especial Nossa Escola (Apae).
O projeto “Imagens da Minha Vida” propõe “uma maneira diferente de olhar o mundo, com poesia e beleza; pois o reconhecimento dessa fonte sugere um re-olhar para a luz e para o mundo que nos rodeia”, ressalta a professora Alessandra Kaminski Czarniecki, coordenadora do projeto.
A professora esclarece que a iniciativa surgiu da repercussão originada entre seus alunos de uma excursão que realizaram no ano passado ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Lá eles encontraram a exposição “Instantes de Felicidade”, com fotos em preto e branco. Alessandra conta que um dos alunos comentou que as fotos eram tão bonitas que ele nem percebeu que não eram coloridas e questionou se seria possível retratar a própria vida com tamanha beleza sem expressar as cores.
A princípio, tentaram utilizar o processo pinhole para a captação das imagens. O processo consiste na obtenção de um negativo fotográfico por meio de uma câmera obscura improvisada – que pode ser uma caixa de sapato ou uma lata com um furo de cerca de 0,02 polegadas, por onde entra a luz. Contudo, seria necessário dispor de um laboratório de revelação. Daí adotaram o uso de câmeras digitais disponíveis na própria escola.
Como os alunos da Tancredo Martins não tinham acesso à Internet na escola para pesquisar mais sobre a arte fotográfica, a professora os levou à Apae, onde conheceram os alunos do curso profissionalizante que convidaram para participar do projeto. Alessandra faz questão de enfatizar que todas as fotos são de autoria dos alunos.
Segundo ela, a iniciativa consiste num exercício de percepção que lhes mostra que por mais simples que seja sua vida, cada um pode melhorar o que tem, sem invejar o outro. Além disso, os papéis reciclados usados para emoldurar as fotos e os banquinhos elaborados a partir de garrafas pet foram produzidos pelos alunos em oficinas de reciclagem.
A exposição prossegue até sexta-feira (31) na agência da Caixa Econômica Federal e encerra hoje na Escola Municipal Tancredo Martins, no bairro do Rio Bonito.
Hoje Centro Sul
Portugal - Exposição "Do Palácio de Belém" recebe prémio "Europa Nostra"
A Infanta D. Pilar de Borbón mostrou-se hoje orgulhosa por atribuir um prémio "Europa Nostra" à exposição "Do Palácio de Belém", dizendo que "Portugal é a sua terra e Espanha o seu país".
"Portugal é a minha terra, eu cresci cá, e a Espanha é o meu país. Eu tive um enorme orgulho em ver este trabalho de anos e anos de estudo e de perseverança ser distinguido", confessou.
A exposição, subordinada ao tema "Do Palácio de Belém", é organizada pelo Museu da Presidência da República.
Falando em Portalegre no centro de congressos da autarquia local, a infanta espanhola, que preside à Federação Europa Nostra, recordou o tempo em que viveu em Portugal e também a impossibilidade, nessa mesma época, de visitar o Palácio de Belém.
"Não podia visitar o Palácio de Belém, mas agora já se pode visitar e achei uma beleza, é uma jóia", observou.
Presente na cerimónia de entrega do prémio, a mulher do Presidente da República, Maria Cavaco Silva, considerou "extraordinária" a entrega deste prémio a Portugal.
"Os prémios Europa Nostra marcam precisamente a preocupação da Europa com o nosso património comum e isso é fundamental nos dias que correm", frisou.
O catálogo da exposição "Do Palácio de Belém" foi distinguido com uma medalha, na categoria de "investigação", no quadro da atribuição dos prémios do património cultural europeu, organizados conjuntamente pela Comissão Europeia e a Federação "Europa Nostra".
Estes prémios, criados em 2002 pela associação Europa Nostra (que reúne organizações não-governamentais na área do património) e pela União Europeia, visam reconhecer as melhores práticas na conservação do património em território europeu.
Os prémios são atribuídos em diversas categorias, tais como conservação, investigação e educação, formação e sensibilização.
O primeiro prémio da categoria de investigação distinguiu um inventário da arquitectura militar fortificada em Espanha, da autoria da associação espanhola de amigos dos castelos, seguindo-se a medalha à exposição portuguesa.
O júri destacou que a obra de investigação do Museu da Presidência da República tem uma "qualidade extrema" e deve constituir "um exemplo para projectos de investigação semelhantes em Portugal e na Europa".
A Igreja do Convento de São Bernardo, em Portalegre, acolhe a partir de hoje a mostra do Museu da Presidência da República, em parceria com o município local.
A exposição, que reúne mais de duas centenas de objectos de grande valor histórico e patrimonial, procura dar a conhecer a residência oficial do Presidente da República.
HYT/ACC.
Lusa
A exposição reúne um conjunto de 25 porcos em terracota, decorados por artistas plásticos convidados pela Câmara Municipal de Portel, no distrito de Évora. A ideia nasceu em 2007, no âmbito da Feira do Montado, o evento de maior relevância no concelho de Portel.O objectivo desta iniciativa é divulgar o trabalho dos artistas do Alentejo.
Os “Porquinhos do Montado” começaram a sua viagem em Janeiro deste ano e chegam agora a Odemira, para todos aqueles que os quiserem apreciar.
A inauguração está agendada para as 17.00 horas de hoje, dia 4 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Odemira, e pode ser apreciada até ao dia 21 de Novembro, de terça-feira a sábado, entre as 10.00 e as 18.00 horas.
Rádio Sines
Vaticano inaugura exposição sobre Pio XII
O Comité Pontifício de Ciências Históricas apresentou, na manhã de Segunda-feira, a exposição «Pio XII: O Homem e O Pontificado (1876-1958)».
A apresentação foi presidida pelo presidente do Comité, Mons. Walter Brandmüller, acompanhado, entre outros, pelo responsável da Fundação para os Bens e Actividades Culturais da Igreja, Prof. Giovanni Morello, e o secretário do Comité Pontifício organizador, Pe. Cosimo Semeraro.
A cerimónia de abertura da exposição está marcada para a tarde desta Terça-feira, no adro da Sala Paulo VI, com a presença do Presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano, o Cardeal Giovanni Lajolo, e a do Mons. Walter Brandmüller. O cardeal Secretário de Estado, Tarcísio Bertone, fará o discurso inaugural.
A exposição, aberta ao público a partir de Quarta-feira, dia 5, até 6 de Janeiro de 2009, na ala Carlos Magno, assinala o 50º aniversário de morte de Pio XII, Papa Eugenio Pacelli.
Numa nota publicada no catálogo da exposição, o Cardeal secretário de Estado, Tarcísio Bertone, define o Papa Pio XII como “uma figura extraordinária, uma das maiores personalidades do século XX. Com a profética intuição do sinal dos tempos, ele soube preparar o caminho da Igreja para a época contemporânea”.
A exposição pretende evidenciar os diversos aspectos do carácter de Pio XII. “Não apenas sua imagem oficial, entregue aos arquivos da história, mas algo mais singular e profundo, mais completo, que caracteriza a sua personalidade, a sua verdadeira imagem, aquela apreciada apenas pelos que o conheceram pessoalmente e tiveram a sorte de trabalhar com ele”.
Através de fotografias, documentos e objectos pessoais que recordam a família, o sacerdócio e a trajectória eclesiástica de Pio XII, a exposição quer revelar, “integralmente, a sua personalidade, interpretar, profundamente, os seus sentimentos e a forma como desempenhava as suas funções ao longo da sua existência”, explicou o Secretário de Estado.
Depois do Vaticano, a mostra será levada para a Alemanha no início de 2009, onde Pio XII foi Núncio apostólico, seguindo depois para os Estados Unidos da América.
Agência Ecclesia
São Paulo-SP - Ecclestone adquire obras de exposição artística
São Paulo (SP) - A passagem do chefão da Fórmula 1 Bernie Ecclestone pelo Brasil não se resumiu apenas a prestigiar o Grande Prêmio do Brasil. O mandatário inglês aproveitou ainda para comprar duas esculturas da exposição “Arte na Fórmula 1”, organizada pelo artista plástico Paulo Solaris.
Realizada especialmente em virtude da presença da categoria no Brasil, a exposição envolveu criações de 25 artistas, sendo que todos tiveram de criar obras com com inspiração no desafio da velocidade nas pistas – assim, linhas arrojadas, formas inusitadas e grafismos intensos foram utilizados para reproduzir a audácia e a precisão necessárias para levar um piloto à vitória.
E quem parece que mais se interessou pela “Arte na Fórmula 1” foi logo Ecclestone, que, por ter se hospedado no Hotel Transamérica durante sua estada no país, visitou a exposição, organizada justamente no espaço cultural do estabelecimento. Nesse contexto, “Il Vincitore”, de Paulo Solaris, e “Cabeça de Fã”, de Vivian Marin, foram levadas para a Inglaterra pelo mandatário por respectivamente 2 mil e 375 libras (R$ 6,8 e 1,2 mil).
A Gazeta Esportiva
Iratí-PR - Classes especiais realizam exposição de fotos
Mostra fotográfica exercita percepção de alunos da classe especial de uma escola municipal e de estudantes do curso profissionalizante da APAEIrati – Uma mostra expõe fotos de seis alunos da Classe Especial da Escola Municipal Tancredo Martins e outros cinco da Classe do Curso Profissionalizante da Escola de Educação Especial Nossa Escola (Apae).
O projeto “Imagens da Minha Vida” propõe “uma maneira diferente de olhar o mundo, com poesia e beleza; pois o reconhecimento dessa fonte sugere um re-olhar para a luz e para o mundo que nos rodeia”, ressalta a professora Alessandra Kaminski Czarniecki, coordenadora do projeto.
A professora esclarece que a iniciativa surgiu da repercussão originada entre seus alunos de uma excursão que realizaram no ano passado ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Lá eles encontraram a exposição “Instantes de Felicidade”, com fotos em preto e branco. Alessandra conta que um dos alunos comentou que as fotos eram tão bonitas que ele nem percebeu que não eram coloridas e questionou se seria possível retratar a própria vida com tamanha beleza sem expressar as cores.
A princípio, tentaram utilizar o processo pinhole para a captação das imagens. O processo consiste na obtenção de um negativo fotográfico por meio de uma câmera obscura improvisada – que pode ser uma caixa de sapato ou uma lata com um furo de cerca de 0,02 polegadas, por onde entra a luz. Contudo, seria necessário dispor de um laboratório de revelação. Daí adotaram o uso de câmeras digitais disponíveis na própria escola.
Como os alunos da Tancredo Martins não tinham acesso à Internet na escola para pesquisar mais sobre a arte fotográfica, a professora os levou à Apae, onde conheceram os alunos do curso profissionalizante que convidaram para participar do projeto. Alessandra faz questão de enfatizar que todas as fotos são de autoria dos alunos.
Segundo ela, a iniciativa consiste num exercício de percepção que lhes mostra que por mais simples que seja sua vida, cada um pode melhorar o que tem, sem invejar o outro. Além disso, os papéis reciclados usados para emoldurar as fotos e os banquinhos elaborados a partir de garrafas pet foram produzidos pelos alunos em oficinas de reciclagem.
A exposição prossegue até sexta-feira (31) na agência da Caixa Econômica Federal e encerra hoje na Escola Municipal Tancredo Martins, no bairro do Rio Bonito.
Hoje Centro Sul
Portugal - Exposição "Do Palácio de Belém" recebe prémio "Europa Nostra"
A Infanta D. Pilar de Borbón mostrou-se hoje orgulhosa por atribuir um prémio "Europa Nostra" à exposição "Do Palácio de Belém", dizendo que "Portugal é a sua terra e Espanha o seu país".
"Portugal é a minha terra, eu cresci cá, e a Espanha é o meu país. Eu tive um enorme orgulho em ver este trabalho de anos e anos de estudo e de perseverança ser distinguido", confessou.
A exposição, subordinada ao tema "Do Palácio de Belém", é organizada pelo Museu da Presidência da República.
Falando em Portalegre no centro de congressos da autarquia local, a infanta espanhola, que preside à Federação Europa Nostra, recordou o tempo em que viveu em Portugal e também a impossibilidade, nessa mesma época, de visitar o Palácio de Belém.
"Não podia visitar o Palácio de Belém, mas agora já se pode visitar e achei uma beleza, é uma jóia", observou.
Presente na cerimónia de entrega do prémio, a mulher do Presidente da República, Maria Cavaco Silva, considerou "extraordinária" a entrega deste prémio a Portugal.
"Os prémios Europa Nostra marcam precisamente a preocupação da Europa com o nosso património comum e isso é fundamental nos dias que correm", frisou.
O catálogo da exposição "Do Palácio de Belém" foi distinguido com uma medalha, na categoria de "investigação", no quadro da atribuição dos prémios do património cultural europeu, organizados conjuntamente pela Comissão Europeia e a Federação "Europa Nostra".
Estes prémios, criados em 2002 pela associação Europa Nostra (que reúne organizações não-governamentais na área do património) e pela União Europeia, visam reconhecer as melhores práticas na conservação do património em território europeu.
Os prémios são atribuídos em diversas categorias, tais como conservação, investigação e educação, formação e sensibilização.
O primeiro prémio da categoria de investigação distinguiu um inventário da arquitectura militar fortificada em Espanha, da autoria da associação espanhola de amigos dos castelos, seguindo-se a medalha à exposição portuguesa.
O júri destacou que a obra de investigação do Museu da Presidência da República tem uma "qualidade extrema" e deve constituir "um exemplo para projectos de investigação semelhantes em Portugal e na Europa".
A Igreja do Convento de São Bernardo, em Portalegre, acolhe a partir de hoje a mostra do Museu da Presidência da República, em parceria com o município local.
A exposição, que reúne mais de duas centenas de objectos de grande valor histórico e patrimonial, procura dar a conhecer a residência oficial do Presidente da República.
HYT/ACC.
Lusa
Marcadores: Exposições
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial