ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

10 dezembro, 2008

COMES & BEBES - 10-12-08

Rôti de lombo ao alecrim
Ingredientes:
Lombo de 1 kg
1 maço de alecrim
1 cabeça de alho bem picadinha
1 cebola picadinha
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
200ml de vinho branco
100ml de creme de leite fresco
100g de manteiga
1 colher (sopa) de vinagre de Xerez
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Fazer:
Com a ajuda de um barbante de algodão, vá envolvendo todo o corpo do lombo suíno com os ramos de alecrim. Numa assadeira, coloque o azeite, o sal, a pimenta, a cebola e o alho, passe todos os lados da carne neste tempero, acomode-a na assadeira, introduza o vinho e cubra com papel-alumínio e deixe em forno médio por 1 hora, retire o papel-alumínio e deixe por mais 30 minutos, até dar uma dourada.
Numa vasilha, misture o creme de leite, a mostarda e o vinagre. Retire o lombo da assadeira e reserve-o. Agora, incorpore esta mistura no suco da cocção, e no fogo médio vá introduzindo a manteiga aos poucos, misturando muito bem para glacerar.
Ao servir, envolva o lombo neste glacê, dando um aspecto de "envernizado", coloque em uma travessa bonita e guarneça com batatas salteadas.
Notas:
Sirva acompanhado de abacaxi caramelado.
O vinagre xerez tem um sabor delicado.

Abacaxi Caramelado
Ingredientes:
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1/2 abacaxi natural cortado em cubos
Modo de Fazer:
Leve a manteiga ao fogo, junte o açúcar e deixe caramelar, com cuidado para não queimar. Junte o abacaxi e mexa bem. Deixe no fogo até dourar levemente.
Luciana Macêdo
http://cafezinhodascinco.blogspot.com/search?updated-max=2008-08-20T12%3A29%3A00-03%3A00&max-results=15

Brigadeirão
Para a massa
Ingredientes
7 ovos 7 colheres (sopa) de açúcar 10 colheres (sopa) de chocolate em pó 3 colheres (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de óleo de canola1 colher (sopa) de fermento em pó 50 g de coco ralado50 g de chocolate granulado manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma fôrma de pudim (com furo no meio) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
2. No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o chocolate granulado, até obter uma massa homogênea.
3. Transfira a massa para a fôrma untada e leve ao forno por cerca de 1 hora. Enquanto o brigadeirão assa, prepare a cobertura (veja a receita abaixo). Quando retirar do forno, passe uma faca de ponta redonda na lateral da fôrma e deixe esfriar.
4. Para desenformar, coloque um prato por cima da fôrma e vire de uma vez. Espalhe a cobertura no brigadeirão e polvilhe com chocolate granulado.

Para a cobertura
Ingredientes
1 lata de leite condensado 1/2 lata de leite 5 colheres (sopa) de chocolate em pó 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo
Numa panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo alto, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando ferver, abaixe o fogo e mexa até o brigadeiro soltar do fundo da panela por cerca de 7 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Panelinha

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial