ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

17 fevereiro, 2009

CURSOS - 17-02-09

Angola - Instituto de Formação Artística promove curso preparatório de artes
Luanda - O Instituto de Formação Artística (Infa), adstrito ao Ministério da Cultura, realiza, no presente ano lectivo, um curso preparatório para a integração de futuros estudantes nos cursos artísticos a serem ministrados no Instituto Médio de Artes.
A informação foi avançada hoje à Angop, em Luanda, pelo director da Escola de Música e membro da direcção do Infa, Gaspar Agostinho Neto, que disse tratar-se de um curso cujo objectivo é dotar os discentes de conhecimentos práticos e científicos sobre as diversas modalidades artísticas. "É um curso no qual vamos contar com alunos que tenham a 9ª classe, a fim de prepara-los em todos os sentidos, para que no ano lectivo 2010 possam ser enquadrados no ensino médio, frequentando os cursos de artes das nossas escolas", reforçou a fonte. Segundo ele, os discentes a serem beneficiados com o curso vão frequentar depois os cursos de Artes Plásticas, Música, Teatro e Cinema e Dança.
"A partir de 2010, teremos à disposição novas instalações, que estão a ser erguidas na Zona da Camama, no município do Kilamba Kiaxi, pelo Ministério da Cultura, facto que nos leva a começar a preparar novos estudantes para frequentar os cursos em referência", frisou. Segundo Gaspar Agostinho Neto, a intenção é dotar os futuros profissionais de conhecimentos fortes, que lhes permitam realizar os seus trabalhos com propriedade. Adiantou ainda que, para o ingresso no curso preparatório, cujas inscrições estão já abertas e com fim previsto para o dia 18 deste mês, estão à disposição cerca de 220 vagas. "Os alunos vão fazer as inscrições e serão submetidos, posteriormente, a testes de admissão. No entanto, mesmo fazendo o curso, os alunos passarão ainda por uma peneira, onde serão avaliados se estão em condições de dar sequência ao processo de formação nas modalidades artísticas", informou Gaspar Neto.
Angola Press

Rio Branco-AC - Instituto Dom Moacyr forma turma de artesanato
Trabalho foi desenvolvido nos Centros de Referência em Assistência Social
O resultado do trabalho desenvolvido por 140 alunas dos cursos de biscuit, decorações em sandálias, pintura em tecido e découpage foi apresentado nesta quarta-feira, 11, durante a solenidade de diplomação das formandas. As aulas foram oferecidas pelo Instituto Dom Moacyr, através do Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira.
Para a coordenadora-geral do Campos Pereira, Bárbara Brito, o diferencial dos cursos de Artes é o fato de que durante as aulas não foi ensinada apenas a habilidade artística, mas também o comportamento empreendedor. A equipe do instituto já está planejando a implantação de novos cursos em outros bairros. “Os conhecimentos adquiridos nas aulas possibilitam um complemento familiar para as formandas”, disse ela.
Fernanda Souza foi uma das formandas a concluir o curso do Institudo Dom Moacyr Os cursos são fruto da parceria do Governo do Estado e da prefeitura de Rio Branco e aconteceram nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), localizados nos bairros Conquista, Santa Inês, Vitória, Calafate, Tancredo Neves e Sobral.
A formanda Fernanda Souza Rocha destaca que a participação de pessoas da comunidade nos cursos é uma excelente oportunidade para conhecer novas praticas de artesanato, mas, principalmente, é uma alternativa de renda para as famílias. “Já trabalho com isso, e depois do curso as minhas encomendas aumentaram.”
Viviane Teixeira
Notícias do Acre


Sorocaba-SP - UFSCar tem inscrições para pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação
Curso de mestrado, com sede no campus Sorocaba (SP), terá 10 vagas
São Paulo – A UFSCar encerra no dia 20 de fevereiro o período de inscrições para o primeiro processo seletivo do Programa de Pós Graduação em Diversidade Biológica e Conservação (PPGDBC), com sede no campus Sorocaba. O Programa, aprovado no mês de agosto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), oferece 10 vagas em sua primeira turma do curso de mestrado.
Os interessados devem efetuar a inscrição na Secretaria do Programa, instalada no Edifício de Gestão Administrativa do Campus Sorocaba, localizado na Rodovia João Leme dos Santos, km 110, Bairro Itinga. As inscrições também podem ser feitas por Correio, desde que respeitada a data limite de inscrição para a postagem. A Secretaria funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas.
Para a inscrição, o candidato deve apresentar o formulário de inscrição, disponível em
www.ppgdbc.ufscar.br ; projeto de pesquisa, com formatação definida no site do Programa; e cópias do histórico escolar e do diploma do curso de graduação, que poderá ser substituído pelo certificado de conclusão ou declaração de matrícula no último semestre.
A seleção acontece entre 9 e 13 de março e é composta por prova escrita de conhecimentos específicos da área, prova escrita de Inglês e avaliação do projeto de pesquisa apresentado no momento da inscrição. A divulgação dos aprovados ocorre no dia 13 e a matrícula acontece entre os dias 16 e 20 de março.
Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (15) 3229-5941 e 3229-5943.
Redação IG Empregos

Foz do Iguaçu-PR - Arte em boa companhia com a Casa do Teatro!
Afirmar a arte como possibilidade de expressão e atribuição se novos sentidos para a convivência entre as pessoas. Estes são os principais objetivos dos cursos de artes oferecidos pela Casa do Teatro, organização não governamental iguaçuense, dedicada a atividades artísticas e culturais.
Para isso, a instituição está com inscrições abertas para as oficinas nas linguagens artísticas de teatro, ballet, violão, jazz, street dance e artes manuais, com início das aulas marcado para o próximo dia 16 de fevereiro. A metodologia aplicada durante as oficinas abrange os aspectos relacionados ao potencial criativo e estético de cada pessoa e o conjunto de práticas e técnicas necessárias para a produção e expressão artísticas.
Tudo isso, se soma a um conjunto de ações que ajudam a projetar um espaço de sociabilidade e interação permanente entre os participantes. Desde meados do ano de 2000, a Casa do Teatro adotou a utilização de múltiplas formas de arte nos espaços onde atua, além do teatro. Com isso, procurou estabelecer conexões entre as diversas linguagens e promover o intercâmbio entre os praticantes de áreas distintas, buscando fortalecer não apenas a formação, mas a circulação cultural também. Quem explica o funcionamento das atividades é Ednéia Dias, atriz e coordenadora pedagógica da entidade.
Diz ela: “o conjunto de formas artísticas que trabalhamos ajuda a estabelecer diálogos entre as artes e os seus praticantes. Ao final, as oficinas terão percorrido um caminho de mão dupla, servindo na formação de artistas e contribuindo com a formação de públicos para as manifestações culturais diversas”. As oficinas artísticas são destinadas aos públicos infantil, jovem e adulto, realizadas em horários que permitam o acesso durante o contraturno escolar e em horários alternativos ao expediente comercial.
SOBRE A ENTIDADE – A Casa do Teatro é uma ONG sem finalidades lucrativas, formalizada desde o ano de 1992. É selecionada com Ponto de Cultura por meio do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Entre os principais parceiros em projetos, destacam-se a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Ministério da Justiça, a Itaipu Binacional, entre diversas organizações sociais locais. Possui Declaração de Utilidade Pública Municipal, integra o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, o Fórum Paranaense dos Pontos de Cultura e a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, colegiado de organizações formado pela Itaipu Binacional, com o objetivo de unificar políticas e programas em favor da infância e da juventude. Serviço: Casa do Teatro Rua Quintino Bocaiúva, 699, Centro – Foz do Iguaçu-Pr Contato: 45.3572-1473 e casadoteatro@hotmail.com Atendimento ao público das 09 às 12 e das 14 às 18 horas.
H2Foz

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial