ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

26 março, 2009

ATUALIDADES - 26-03-09

Associação inglesa proíbe jargão empresarial
LGA proibe jargões empresarias com a finalidade de melhorar a comunicação
Todos os dias é possível encontrar alguma coisa estranha vinda da Inglaterra, mas esta aqui é de tirar o chapéu e deveria ser aplicada em todos os países do mundo. O LGA - Local Government Association, uma associação fundada em 1997 para garantir os interesses dos governos locais na Inglaterra e País de Gales proibiu certas expressões "empresariais" nas repartições públicas inglesas.
A proposta é acabar com a bizarra mania das pessoas falarem muito sem dizer nada e tornar a comunicação mais efetiva, especialmente nesse momento de crise, em que a população quer e espera uma explicação clara do que está acontecendo para sair do buraco. Em novembro, a LGA já havia proibido jargões em latim como vice-versa, ad hoc e pro rata, mas a nova medida caiu como uma bomba, especialmente entre o pessoal de TI.
São 200 expressões proibidas, entre elas, benchmarketing, best practice, core value, funcionalidade, output, parceria, visão, sinergia, paradigma, terceiro setor, exclusão social, interface e pensar fora da caixa.
A associação ainda mandou a lista de substitutos para cada bla-bla-bla banido. Para quem trabalha ou já trabalhou em alguma grande empresa sabe que essa medida cai como uma luva para aquelas extensas e inúteis reuniões onde todo mundo quer aparecer mais do que o outro e solta uma série de baboseiras inteligíveis. Tanto que há alguns anos circula na internet o Business Bullshitt Bingo (bingo das besteiras empresarias): durante as reuniões, você vai marcando na cartela as expressões à medida que são faladas por outras pessoas, como o bingo de números. Quem completar a cartela primeiro, ganha.
A presidente do LGA, Margaret Eaton afirma que as pessoas devem se comunicar claramente e explicar as coisas de uma maneira que todos entendam. Segundo ela, Churchill e Eistein assim o faziam e tiveram muito sucesso em suas empreitadas. São role models cujos best practices devem ser otimizados.
Entendeu?
Claudio Pucci
Getty Images
Especial para Terra
http://beleza.terra.com.br/homem/interna/0,,OI3654701-EI7591,00-Associacao+inglesa+proibe+jargao+empresarial.html

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial