CURSOS - 3-03-09
Em meio à crise, Museu do Negro abre oficinas gratuitas de música e arte
28/02/2009 - 13h34 (Guido Nunes - Redação Gazeta Rádios e Internet)Aos nove anos de idade, Lincoln Cabral arranha no violão os primeiros acordes de uma de suas músicas preferidas: "Fada", da dupla sertaneja Victor e Leo. "Eu já estou conseguindo tocar, mas quero aprender mais", disse. Ele estuda violão há apenas um ano e é um dos alunos da oficina de violão oferecida gratuitamente no Museu Capixaba do Negro. O espaço retomou as atividades nesta semana, após o recesso de carnaval, e as inscrições para os cursos de música e de arte vão estar abertas a partir de segunda-feira (2).São oferecidos os cursos de violão, guitarra, baixo, cavaquinho, teclado, bateria, percussão, instrumentos de sopro e canto, além de artes cênicas, artes plásticas, penteado afro e capoeira. Cada curso possui 10 vagas abertas a toda a população.Homens, mulheres, jovens, idosos. Não há limites para o conhecimento da arte. No Museu do Negro, neste sábado, durante a aula de canto, dona Carmosina Nascimento anotava com capricho as variações da nota 'dó', após entoá-las de acordo com as orientações do professor. Aos 80 anos, ela encontrou, na oficina, a possibilidade de realizar um sonho."Eu acho que essa é a minha vocação. Sempre tive vontade de tocar violão e de cantar. Nunca tive oportunidade. Meu sonho é levar a sério e continuar com essas aulas. Depois quero aprender teclado e acordeon. A idade não importa. Estou começando minha vida", disse, cheia de disposição, dona Carmosina.DificuldadesO coordenador do Museu Capixaba do Negro, Washington Anjos, disse que o espaço consegue manter essas atividades com muita dificuldade. Todos os monitores são voluntários. Ele cobra do governo do Estado mais apoio à cultura negra. "Embora haja uma fala de que não há racismo e discriminação, as ações são bastante contrárias. Não aprecio ter dois estados dentro de um só. Para uma etnia tudo de bom, ouros e glórias. Para os afrodescendentes, o Museu dos Negros caindo aos pedaços", disparou Anjos. Para ter mais informações sobre os cursos oferecidos no Museu do Negro, o telefone é (27) 3233-1399. As inscrições começam na segunda-feira (2) e vão até a próxima sexta (7).
Gazeta Online
28/02/2009 - 13h34 (Guido Nunes - Redação Gazeta Rádios e Internet)Aos nove anos de idade, Lincoln Cabral arranha no violão os primeiros acordes de uma de suas músicas preferidas: "Fada", da dupla sertaneja Victor e Leo. "Eu já estou conseguindo tocar, mas quero aprender mais", disse. Ele estuda violão há apenas um ano e é um dos alunos da oficina de violão oferecida gratuitamente no Museu Capixaba do Negro. O espaço retomou as atividades nesta semana, após o recesso de carnaval, e as inscrições para os cursos de música e de arte vão estar abertas a partir de segunda-feira (2).São oferecidos os cursos de violão, guitarra, baixo, cavaquinho, teclado, bateria, percussão, instrumentos de sopro e canto, além de artes cênicas, artes plásticas, penteado afro e capoeira. Cada curso possui 10 vagas abertas a toda a população.Homens, mulheres, jovens, idosos. Não há limites para o conhecimento da arte. No Museu do Negro, neste sábado, durante a aula de canto, dona Carmosina Nascimento anotava com capricho as variações da nota 'dó', após entoá-las de acordo com as orientações do professor. Aos 80 anos, ela encontrou, na oficina, a possibilidade de realizar um sonho."Eu acho que essa é a minha vocação. Sempre tive vontade de tocar violão e de cantar. Nunca tive oportunidade. Meu sonho é levar a sério e continuar com essas aulas. Depois quero aprender teclado e acordeon. A idade não importa. Estou começando minha vida", disse, cheia de disposição, dona Carmosina.DificuldadesO coordenador do Museu Capixaba do Negro, Washington Anjos, disse que o espaço consegue manter essas atividades com muita dificuldade. Todos os monitores são voluntários. Ele cobra do governo do Estado mais apoio à cultura negra. "Embora haja uma fala de que não há racismo e discriminação, as ações são bastante contrárias. Não aprecio ter dois estados dentro de um só. Para uma etnia tudo de bom, ouros e glórias. Para os afrodescendentes, o Museu dos Negros caindo aos pedaços", disparou Anjos. Para ter mais informações sobre os cursos oferecidos no Museu do Negro, o telefone é (27) 3233-1399. As inscrições começam na segunda-feira (2) e vão até a próxima sexta (7).
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Cursos de Extensão Cultural no Museu de Arte Contemporânea da USP com inscrições abertas
Degas Escultor como Paradigma para a Arte Moderna e Contemporânea - Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães (MAC USP).
Edgar Degas (1834-1917) figurou entre os impressionistas como um artista que reverenciava a tradição clássica da arte – uma das razões pelas quais é muitas vezes acusado de conservador. Sua produção, no entanto, propõe uma série de paradigmas para a arte moderna, alguns dos quais parecem emergir até hoje na produção contemporânea. Particularmente seu trabalho de escultor pode ser tomado como um axioma de proposições modernas, bem como fez emergir questões inteiramente novas sobre o problema da autoria, dos procedimentos da escultura, daquilo que, enfim, entendemos por escultura moderna. Este ciclo de palestras pretende abordar algumas questões que emanam do conjunto de esculturas em bronze que, hoje, conhecemos do artista.
De 5 a 26 de março / 2009 – quintas-feiras, das 14 às 17 horas, na MAC USP Cidade Universitária, Rua da Reitoria, 160. Inscrições até 5 de março na Secretaria Acadêmica do MAC USP, Rua da Reitoria, 109A – Cidade Universitária, 10h30 às 12 horas e 14h30 às 17 horas (exceto terças-feiras e finais de semana) .(trazer cópia de documentos - RG e CPF),Taxa de inscrição R$ 50,00 (isenção para professores da rede pública). Informações pelo telefone (11) 3091.3559 – ceema@usp.br
.A Queda do Modernismo em 1942: a Discussão da Morte do Modernismo Através do Paralelo entre a Arte e a Crítica na Era Vargas
Naum Simão de Santana - Crítico de arte e Doutor em história da Arte (Escola de Comunicações e Artes / ECA USP).
O ano de 1942 é um ano singular para o modernismo brasileiro. Em meio à Segunda Guerra Mundial e à ditadura Vargas, a comemoração dos vinte anos da Semana de Arte Moderna adquire uma tonalidade baixa, motivando diversos críticos, artistas e escritores a uma revisão angustiante das conquistas e fracassos do movimento. Com base nesse momento limite da cultura brasileira, o curso pretende desenvolver um contraponto entre a arte e a crítica ao redor da hipótese lançada da morte do modernismo no Brasil em 1942.
De 4 a 27 de março / 2009 - Quartas e sextas-feiras, das 14 às 16 horas, no MAC USP Ibirapuera - Pavilhão Ciccillo Mararazzo, 3º piso. Preço R$ 50,00 (isenção para professores da rede pública. Inscrições até 3 de março na Secretaria acadêmica do MAC USP, Rua da Reitoria, 109A – Cidade Universitária 10h30 às 12 horas e 14h30 às 17 horas (exceto terças-feiras e finais de semana) (o endereço de inscrição é diferente do endereço onde será realizado o curso). Documentos para inscrição. Ficha de inscrição. Cópias de RG e CPF. Informações pelo telefone (11) 3091.3559 – ceema@usp.br
.Discutindo a Anti-Aesthetic Contemporânea
Silvia Meira / Pesquisadora MAC USP - Dra. em História da Arte no Século XX / Universidade Paris IV.
A arte do pós-movimento, ou a arte pós-moderna, deixou para trás os esforços coletivos de trabalho caracterizados pelos movimentos artísticos e procurou a idéia de uma imagem de liberdade pessoal, de múltiplas ações, opções, com escolhas abertas para os artistas. Se havia alguma uma unidade não era pela noção tradicional de estilo: cada artista caminhou, com seu valor estratégico e analisando a si próprio posteriormente, para uma desmaterialização da arte. Como essas idéias se refletem na arte contemporânea?
De 19 de março a 2 de julho / 2009 - quintas-feiras, das 9 às 12 horas, na MAC USP Ibirapuera, Pavilhão Ciccillo Mararazzo, 3º piso. Preço R$ 100,00 (isenção para professores da rede pública – 10 vagas). Inscrições. Até 18 de março na Secretaria acadêmica do MAC USP, Rua da Reitoria, 109A – Cidade Universitária, 10h30 às 12 horas e 14h30 às 17 horas (exceto terças-feiras e finais de semana)(o endereço de inscrição é diferente do endereço onde será realizado o curso). Documentos para inscrição. Ficha de inscrição. Cópias de RG e CPF. Comprovante de pagamento. Informações pelo telefone (11) 3091-3559 – ceema@usp.br.
.Desenho e Cor com a Figura Humana
Maria Isabel Azevedo da Silva, doutora e mestre em Artes / USP.
Curso prático de desenho a partir de modelo vivo e uso de diversos materiais e suportes, que pretende estabelecer discussões interdisciplinares - publicidade, moda, design, artes visuais, arquitetura, educação. Entre alguns dos temas abordados estão as possibilidades técnicas através do uso do lápis; mudanças de cores e valores (perspectiva); relações/oposição entre fundo e figura; relações entre o gráfico e o pictórico; paralelos entre sombra, claro/escuro e técnicas artísticas na figura humana e procedimentos para a realização de montagens com cores. A realização da linha a partir do uso de grafite é alvo de atenção especial.
De 12 de março a 28 de maio / 2009 - quintas-feiras das 14h30 às 16 horas, no MAC USP Ibirapuera, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso. Vagas (15). Preço R$ 220,00 (em uma única parcela – não inclui material). Inscrições até 6 de março na Secretaria acadêmica do MAC USP, Rua da Reitoria, 109A – Cidade Universitária das 10h30 às 12 horas e 14h30 às 17 horas (exceto terças-feiras e finais de semana) (o endereço de inscrição é diferente do endereço onde será realizado o curso). Documentos para inscrição. Ficha de inscrição. Cópias de RG e CPF. Comprovante de pagamento. Informações pelo telefone (11) 3091-3559 – ceema@usp.br.
Degas Escultor como Paradigma para a Arte Moderna e Contemporânea - Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães (MAC USP).
Edgar Degas (1834-1917) figurou entre os impressionistas como um artista que reverenciava a tradição clássica da arte – uma das razões pelas quais é muitas vezes acusado de conservador. Sua produção, no entanto, propõe uma série de paradigmas para a arte moderna, alguns dos quais parecem emergir até hoje na produção contemporânea. Particularmente seu trabalho de escultor pode ser tomado como um axioma de proposições modernas, bem como fez emergir questões inteiramente novas sobre o problema da autoria, dos procedimentos da escultura, daquilo que, enfim, entendemos por escultura moderna. Este ciclo de palestras pretende abordar algumas questões que emanam do conjunto de esculturas em bronze que, hoje, conhecemos do artista.
De 5 a 26 de março / 2009 – quintas-feiras, das 14 às 17 horas, na MAC USP Cidade Universitária, Rua da Reitoria, 160. Inscrições até 5 de março na Secretaria Acadêmica do MAC USP, Rua da Reitoria, 109A – Cidade Universitária, 10h30 às 12 horas e 14h30 às 17 horas (exceto terças-feiras e finais de semana) .(trazer cópia de documentos - RG e CPF),Taxa de inscrição R$ 50,00 (isenção para professores da rede pública). Informações pelo telefone (11) 3091.3559 – ceema@usp.br
.A Queda do Modernismo em 1942: a Discussão da Morte do Modernismo Através do Paralelo entre a Arte e a Crítica na Era Vargas
Naum Simão de Santana - Crítico de arte e Doutor em história da Arte (Escola de Comunicações e Artes / ECA USP).
O ano de 1942 é um ano singular para o modernismo brasileiro. Em meio à Segunda Guerra Mundial e à ditadura Vargas, a comemoração dos vinte anos da Semana de Arte Moderna adquire uma tonalidade baixa, motivando diversos críticos, artistas e escritores a uma revisão angustiante das conquistas e fracassos do movimento. Com base nesse momento limite da cultura brasileira, o curso pretende desenvolver um contraponto entre a arte e a crítica ao redor da hipótese lançada da morte do modernismo no Brasil em 1942.
De 4 a 27 de março / 2009 - Quartas e sextas-feiras, das 14 às 16 horas, no MAC USP Ibirapuera - Pavilhão Ciccillo Mararazzo, 3º piso. Preço R$ 50,00 (isenção para professores da rede pública. Inscrições até 3 de março na Secretaria acadêmica do MAC USP, Rua da Reitoria, 109A – Cidade Universitária 10h30 às 12 horas e 14h30 às 17 horas (exceto terças-feiras e finais de semana) (o endereço de inscrição é diferente do endereço onde será realizado o curso). Documentos para inscrição. Ficha de inscrição. Cópias de RG e CPF. Informações pelo telefone (11) 3091.3559 – ceema@usp.br
.Discutindo a Anti-Aesthetic Contemporânea
Silvia Meira / Pesquisadora MAC USP - Dra. em História da Arte no Século XX / Universidade Paris IV.
A arte do pós-movimento, ou a arte pós-moderna, deixou para trás os esforços coletivos de trabalho caracterizados pelos movimentos artísticos e procurou a idéia de uma imagem de liberdade pessoal, de múltiplas ações, opções, com escolhas abertas para os artistas. Se havia alguma uma unidade não era pela noção tradicional de estilo: cada artista caminhou, com seu valor estratégico e analisando a si próprio posteriormente, para uma desmaterialização da arte. Como essas idéias se refletem na arte contemporânea?
De 19 de março a 2 de julho / 2009 - quintas-feiras, das 9 às 12 horas, na MAC USP Ibirapuera, Pavilhão Ciccillo Mararazzo, 3º piso. Preço R$ 100,00 (isenção para professores da rede pública – 10 vagas). Inscrições. Até 18 de março na Secretaria acadêmica do MAC USP, Rua da Reitoria, 109A – Cidade Universitária, 10h30 às 12 horas e 14h30 às 17 horas (exceto terças-feiras e finais de semana)(o endereço de inscrição é diferente do endereço onde será realizado o curso). Documentos para inscrição. Ficha de inscrição. Cópias de RG e CPF. Comprovante de pagamento. Informações pelo telefone (11) 3091-3559 – ceema@usp.br.
.Desenho e Cor com a Figura Humana
Maria Isabel Azevedo da Silva, doutora e mestre em Artes / USP.
Curso prático de desenho a partir de modelo vivo e uso de diversos materiais e suportes, que pretende estabelecer discussões interdisciplinares - publicidade, moda, design, artes visuais, arquitetura, educação. Entre alguns dos temas abordados estão as possibilidades técnicas através do uso do lápis; mudanças de cores e valores (perspectiva); relações/oposição entre fundo e figura; relações entre o gráfico e o pictórico; paralelos entre sombra, claro/escuro e técnicas artísticas na figura humana e procedimentos para a realização de montagens com cores. A realização da linha a partir do uso de grafite é alvo de atenção especial.
De 12 de março a 28 de maio / 2009 - quintas-feiras das 14h30 às 16 horas, no MAC USP Ibirapuera, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso. Vagas (15). Preço R$ 220,00 (em uma única parcela – não inclui material). Inscrições até 6 de março na Secretaria acadêmica do MAC USP, Rua da Reitoria, 109A – Cidade Universitária das 10h30 às 12 horas e 14h30 às 17 horas (exceto terças-feiras e finais de semana) (o endereço de inscrição é diferente do endereço onde será realizado o curso). Documentos para inscrição. Ficha de inscrição. Cópias de RG e CPF. Comprovante de pagamento. Informações pelo telefone (11) 3091-3559 – ceema@usp.br.
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