ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

17 março, 2009

INFORMÁTICA - 17-03-09

A Fantástica Fábrica Web2.0
Olá a todos!
Hoje inicio uma nova jornada. À convite do meu estimado amigo Pê Martins, aqui estou. Resolvi escrever sobre um assunto que a cada dia me fascina e me surpreende mais. A tal web e suas ferramentas fantásticas. Trabalho com Internet aqui no Brasil praticamente desde o seu surgimento então já passei por diversas eras.
Houve certa vez que se ganhava muito dinheiro para não se fazer quase nada. Vocês lembram do famoso “boom” da internet, por volta de 1999, quando inúmeras empresas “ponto-com” surgiram no mercado. E depois do boom meus amigos, aconteceu a verdadeira explosão, supernova. A explosão da bolha. O mercado web saturado das tantas empresas oportunistas que aproveitaram a onda, implodiu, e tantas ponto-com foram à falência. Todos sobrevivemos a esse episódio da história, e com certeza com ótimas lembranças.
Em 2004 surge a web2.0. E depois disso, as coisas nunca mais foram as mesmas...
Segue um Breve Histórico…
O termo Web 2.0 foi usado pela primeira vez em Outubro de
2004 pela O’Reilly Media e pela MediaLive International como nome de uma série de conferências sobre o tema, popularizando-se rapidamente a partir de então. Tratou-se de uma constatação de que as empresas que conseguiram se manter através da crise da Internet possuíam características comuns entre si, o que criou uma série de conceitos agrupados que formam o que chamamos Web 2.0. Existe também as características amarradas aos conceitos. O que, agora, não vem ao caso.
Esses tais conceitos agrupados ditos acima é que torna a web mágica. Uma Fantástica Fábrica de Web2.0. Seja ela mantida pela Google ou por visionários que hoje tem pequenas fortunas, por conta de suas pequenas e úteis ferramentas.

Charlie e a Fantástica Fábrica Web2.0
Para começar a brincadeira, por que não falar da maior das fábricas, a empresa Google.
O serviço foi criado a partir de um projeto de doutorado dos então estudantes
Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projeto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples.
O nome Google foi escolhido devido à expressão matemática
googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web.
Curiosidade
A expressão googol surgiu de um fato um tanto curioso. O matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por “googol”. Mais tarde, Kasner definiu um número ainda maior: o
googolplex.
Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de “Googol” à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu “Google”, obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome.
Voltando ao assunto, lá nessa fábrica são encontradas algumas dezenas de ferramentas disponibilizadas para uso. Exemplo principal o GMail que no início somente quem fosse convidado por um amigo conseguiria ter um. Hoje eu não vivo sem, inclusive, ele disponibiliza opção para que alguns domínios possa usá-lo para gerenciamento de e-mail. Caso esteja interessados não deixem de ver:
http://www.google.com/intl/pt-BR/apps/business/index.html
O Google Reader é a ferramenta de leitura de RSS Feeds. Você pode nele agrupar seus feeds por assunto (tags) e o mais interessante, seguindo as características da web2.0 e o compartilhamento com seus amigos de seus assuntos e vice-versa.
O Google Docs por exemplo é fora de série. Vejam na prática: Criemos um formulário de pesquisa online e vamos usar as planilhas do Google para salvar o retorno dos formulários. Você pode fazer isso também.
Step by step
1 - Criando o formulário básico:Ao usar o menu “Novo”, você irá encontrar a opção “Formulário”. Ao selecionar a opção você será levado para a página de criação de formulário.

2 - Convidando colabodores para uso do formulário:Ao finalizar a criação do formulário, você pode enviar convites para as pessoas responderem suas perguntas.

Convide colaboradores
3 - Publique o formulário na web:Após a criação, o convite, você pode publicar os resultados na web de sua pesquisa.
Publique os resultados
4 - Visualizando o formulário de pesquisa e os resultados:O Google provê aos usuários todo ferramental necessário para criação de formulários. Você pode utilizar para fazer pesquisa de mercado e depois usar os dados em ferramentas de análise. Por exemplo, em análise de mercado.
Pesquisa
A resposta após preenchimento do formulário

Após o voto, Voilà! Os resultados.
The end…
A empresa Google realmente é sensacional. E olhem, não tô ganhando nada para falar dos caras. Não é artigo pago, podem ter certeza.
Existem outras tantas ferramentas associadas a Google Inc. YouTube, Google Calendar, Google Notebook, Froogle, Google Maps, Google Earth, entre outras.


Vida Longa e Próspera
No próximo artigo continuo a viagem por essa fábrica e as próximas versões da web que estão por vir. Realmente coisa de louco.
Grande abraço a todos.
Referências na Internet
Site Pessoal
Vinícius Câmara em 10/11/2008

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