ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

17 março, 2009

CURSOS - 17-03-09

Palmas-TO - Fundação Cultural do Tocantins prorroga inscrições para cursos de artes
Os interessados em participar dos cursos de artes nas áreas de música e teatro, realizados pela Fundação Cultural do Tocantins, poderão realizar suas inscrições até o próximo dia 24 de março. Previstas para encerrarem nesta quarta-feira, 11, as inscrições foram prorrogadas devido à ampliação das vagas pela Fundação Cultural do Tocantins, no intuito de oferecer a oportunidade de iniciação e capacitação artística que atenda a demanda destes setores no Estado.Estão sendo oferecidas cerca de 250 vagas distribuídas nos cursos de canto, piano, violão, violino, musicalização infantil, flauta transversal e formação de atores. Até o momento, mais de 200 pessoas se inscreveram para participar das aulas que serão ministradas, a partir da primeira quinzena de abril deste ano, na AAFETO-Apoiando e Acreditando nas Famílias Tocantinenses.Os interessados deverão procurar a Coordenação de Música da FCT, em horário comercial, para efetuarem a sua inscrição. Informações adicionais pelos telefones 63.3218.3347 e 3218.3302.
Central Arquidiocesana

Salvador-BA - Cidade Mãe inscreve para cursos profissionalizantes
Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes, culturais e esportivos oferecidos pela Fundação Cidade Mãe (FCM) nas Empresas Educativas de Coutos, Pau da Lima, Saramandaia e Roma e nas Parcerias AABB, Canabrava e Cristo é Vida.
Os cursos profissionalizantes oferecidos são: Paisagismo, Panificação, Operador de Micro, Cabeleireiro, Office Boy (Mensageiro), Costura industrial, Artesanato, Moda e acessórios e Manutenção de Micro. Os cursos culturais são: Dança, Teatro, Artes Visuais, Artes Plásticas, Capoeira e Canto Coral.
Os cursos profissionalizantes são destinados aos jovens de 15 a 21 anos e os culturais e esportivos às crianças de 8 a 17 anos. . As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 25.
Documentos necessários : Carteira de identidade ou certidão de nascimento; CPF; comprovante de escolaridade; Comprovante de residência.
Mais informações: (71) 3176-8325.
iBahia.com

Piracicaba-SP - Sesi oferece cursos de geração de renda
O Sesi Piracicaba está com inscrições abertas para os cursos de geração de renda. O objetivo é capacitar as pessoas para os cursos de geração de renda e de trabalhos alternativos, "dando chance para a recolocação fora da indústria ou para o trabalho autônomo, orientando para a administração do orçamento doméstico e contabilizando dinheiro extra em tempos de crise".
A unidade oferece os cursos de fusing glass (arte em vidro), bonecos e bichos de pano, bijouterias modernas, cultivo de orquídeas e horta orgânica.
Informações e inscrições no Sesi Vila Industrial, que fica na avenida Luiz Ralph Benatti, 600. Telefones: (19) 3421-2884 / 3421-5371.
Jornal de Piracicaba


Vitória-ES - Núcleo Odomodê oferece cursos gratuitos para jovens
O Núcleo Afro Odomodê está com inscrições abertas em cursos gratuitos para jovens da Capital. Ao todo, são 114 vagas distribuídas nas oficinas de teatro, canto, percussão, dança, penteado afro, artesanato e forró.Para se inscrever é necessário ser morador de Vitória, apresentar original e cópia dos seguintes documentos: identidade, comprovante de residência e declaração de frequência escolar ou de conclusão do ensino médio.“O Núcleo, além de ser um espaço de lazer e integração, é voltado para a formação e valorização dos jovens afro-descendentes, por meio do trabalho com arte e cultura afro-brasileira”, destacou o coordenador do Odomodê, Fábio dos Anjos.O Núcleo Afro Odomodê fica na rua Areobaldo Bandeira, nº 4, bairro Bonfim, próximo ao Horto de Maruípe. O projeto funciona segunda-feira, das 8h às 18horas, e de terça a sexta-feira, das 8h às 20 horas. Mais informações pelo telefone (27) 3317-0350.
Rede SIM.sat

Massachusetts ganha curso de arte como ferramenta para educação
Estado realiza Primeiro Curso Brasileiro de Arte e Educação e curso de Interpretação Cinematográfica.
A arte, uma das maiores ferramentas para a educação, ganha cada vez mais espaço no estado de Massachusetts. Como incentivo ao processo, o grupo teatral Ponto de Partida-USA decidiu promover o Primeiro Curso Brasileiro de Arte e Educação. Os organizadores querem transformar o projeto em itinerante, estendendo a oportunidade para outros estados.Pode-se dizer que tudo começou com o projeto Luz, Câmera e Ação, com o objetivo de incentivar e descobrir novos talentos cinematográficos. Segundo Robson Lemos, do Ponto de Partida-USA, à ocasião foram cadastrados 40 artistas brasileiros. A influência veio também do experiente cineasta brasileiro Phydias Barbosa, que dirigiu um curso de cinema no ano passado. A necessidade de intercâmbio na área artística levou o grupo à realização do atual projeto. “Nos demos conta do número gigantesco de artistas em Massachusetts, a capital do artista brasileiro”, disse Robson. A iniciativa inédita nos EUA permitirá que os artistas dos mais diversos ramos se expressem, perguntando a si mesmos “Quem sou eu?”. O trabalho é aberto tanto para quem tem experiência artística quanto para aqueles que atuam em outro ramo. Integrantes do teatro, artes plásticas, dança e artes circenses se juntam a líderes comunitários, professores, psicólogos e à comunidade em geral, compondo um conjunto cultural para a educação através da arte.
O sonho é para todosRobson acredita neste ideal de conhecimento e socialização através da arte, que é capaz de construir a educação. Trouxe a experiência do estado natal, Bahia, onde viu integrantes do Projeto Axé expressarem os mais profundos anseios. A Pedagogia do Desejo levava crianças, que antes ficavam pelas ruas, a querer tocar instrumentos de percussão, por exemplo. O ator afirmou que as organizações não governamentais tem um papel fundamental neste processo.
Paralelo à oficina de artes acontece um curso de Interpretação Cinematográfica. Voltado para pessoas experientes na área, visa a teoria e a prática com ênfase no olhar, respiração, voz e expressão corporal. Segundo Robson, os alunos terão várias experiências com a câmera.
A organização quer e muito que o projeto de arte e educação se transforme em itinerante, passando por estados como Connecticut, Nova York e até mesmo Flórida, mas esbarra em uma dificuldade. “Nosso maior sonho é ter o apoio de uma grande empresa do governo e oferecer os cursos gratuitos para a população”.
O Primeiro Curso Brasileiro de Arte e Educação dura 5 semanas, começando no dia 18 de março e seguindo nos dias 25 de março, 1°, 8 e 15 de abril, sempre das 7pm às 10pm. Interpretação Cinematográfica também dura 5 semanas e tem início no dia 19 de março. As aulas são semanais, das 7pm às 10pm. Junto com Robson participam Andreza Priscila, Edna Gubert e Diego Rocha. A iniciativa tem o apoio da Massachusetts Alliance for Portuguese Speakers (MAPS), produção do Ponto de Partida-USA e promoção do Brazilian Media Group. Cada curso custa $100. Informações pelos telefones (978) 473-2329 ou (781) 420-4710.Os dois cursos serão realizados na MAPS, 92 Union Square, Somerville.
Comunidade News

Florianópolis-SC - Cursos gratuitos na Ufsc
A lista completa está no site
www.eventos.ufsc.bré o hall do Centro de Cultura e Eventos da Ufsc, levando qualquer documento com fotografia.
Não podem participar menores de 18 anos e nem quem já fez o mesmo curso em semestres anteriores. Como as vagas são preenchidas por ordem de chegada, é bom ir cedinho lá para a universidade. Mais informações no telefone 3721 9569.
ão abertas a partir das 8h desta quinta-feira as inscrições para diversos cursos de arte gratuitos oferecidos pela Universidade Federal de Santa Catarina.ão de bijuteria, patchwork, mosaico, cartonagem e origami.
Camila
Estúdio 36

Campina Grande-PB - UFCG oferece mais de 430 vagas em cursos de extensão
A Unidade
Acadêmica de Arte e Mídia do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, está com inscrições abertas para cursos de extensão nas áreas de música e artes.
Mais de 430 vagas estão sendo oferecidas para as modalidades: Clarineta, Canto Coral, Conhecendo a Voz, Contrabaixo Acústico, Desenho e Pintura, Flauta Doce, Percepção Musical, Pré-Vestibular para Música, Piano, Saxofone, Técnica Vocal e Voz na Televisão.
Os cursos de extensão nestas áreas são promovidos pela instituição há mais de 30 anos, com a criação do Núcleo de Extensão Cultural, em 1978, que posteriormente se transformou no Dart (Departamento de Artes), hoje, Unidade Acadêmica de Arte e Mídia.
Para o coordenador da Unidade, Pedro Quirino, essas extensões proporcionam um aprendizado
especial aos alunos, atuando como uma valiosa ferramenta de iniciação na carreira artística dos interessados.
“Vários artistas conhecidos da cidade já passaram pelos cursos”, comentou Quirino. O número de vagas obedece à quantidade turmas e horários adequados às condições de cada professor. Clarineta e Saxofone, por exemplo, terão três turmas juntas, com aulas nas quartas (8h às 12h) e sextas (8h às 10h e 14h às 17h). A ministrante será Alba Valéria. Já Canto Coral, com Vlademir Silva, terá uma turma única, com aulas nas segundas, quartas e sextas, das 16h às 18h.
Conhecendo a Voz, com a professora Waldelice Pinho da Silva, oferece duas turmas, sendo uma na terça (16h às 18h) e outra na quinta (19h às 21h). Contrabaixo Acústico terá um aluno por turma e serão formadas cinco, com aulas, ministradas por Joelson Miguel, nas quartas-feiras (8h às 9h, 9h às 10h, 14h às 15h, 15h às 16h, 16h às 17h).
O curso de Introdução ao Desenho e Pintura, com Saulo Ais, terá duas turmas, com aulas nas segundas e terças-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Ainda estão sendo oferecidos os módulos Oficina de Desenho e Pintura (Helena), com duas turmas nas quintas e sextas (8h às 11h e 14h às 17h) e Atelier Livre (Glauco Figueiredo), também com duas turmas, na quarta-feira, das 8h às 11h e das 14 às 17h.
Flauta Doce, com Chicão de Bododoncó, terá aulas de segunda à quinta, nos horários das 8h às 9h, de 9h às 10h, das 14h às 15h e das 15h às 16h. Também haverá aulas de Flauta Doce com o professor Romero Damião, nas segundas (8h às 10h e 14 às 17h), quartas (10h às 12h e 14h às 17h) e nas quintas, das 10h às 12h.
Percepção Musical (ministrante Joelson Miguel) terá uma única turma na terça-feira, das 8h às 10h. O curso Pré-Vestibular em Música (Vlademir Silva) acontecerá nas segundas, quartas e sextas, em turma única, no horário das 10h às 12h. Com o professor Joelson Miguel, o mesmo curso terá outra turma na terça, das 18h às 20h.
Técnica Vocal, com Lemuel Guerra, oferece duas turmas, na terça, das 18h às 19h, e das 19h às 20h. Voz na Televisão (turma única) terá como ministrante Waldelice Pinho da Silva e a aula acontecerá das 18h às 20hs, nas terças.
Piano (ministrante: Maria José Di Cavalcanti) está oferecendo 21 vagas, sendo um aluno por turma, as quais terão aulas nas terças, quartas e quintas, nos seguintes horários: 8h às 9h, 9h às 10h, 10h às 11h, 11h às 12h, 14h às 15h, 15h às 16h e 16h às 17h. Técnica Vocal (Lemuel Guerra) oferece duas turmas na terça-feira, nos horários das 18h às 19 e das 19h às 20h.
A taxa de inscrição para qualquer um dos cursos é de R$ 50 e o início das aulas está previsto para o dia 16 de março. Outras
informações podem ser obtidas pelo fone (83) 3310.1219. As inscrições se encerram na próxima sexta, 13.
Paraíba.com.br

Curitiba-PR - Curso ensina como produzir vinho e suco de uva
O vitivinicultor paranaense que quiser saber mais sobre como produzir vinho e suco de uva conta, desde abril do ano passado, com a Escola da Uva e do Vinho. Localizada na Embrapa Florestas, em Colombo, a instituição está abrindo novas turmas para quem quiser se aventurar nessa área.
A escola foi concebida graças a uma parceria que envolveu a Prefeitura Municipal de Colombo, governo do Paraná, Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).Segundo o técnico da Emater Antonio Leonardecz, o vitivinicultor aprende todo o processo de produção do vinho e do suco. “O produtor de uva rústica vai aprender desde a moagem da fruta até o engarrafamento da bebida. É um curso completo e felizmente as pessoas têm se interessado em saber mais sobre ele”, revela.
Notícias Relacionadas
Leonardecz diz ainda que a produtividade dos vitivinicultores da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), um dos expoentes do Estado na produção de vinho, ao lado das regiões oeste e sudoeste, aumentou em aproximadamente 40%.
“Os produtores estão também aprendendo a aproveitar melhor o espaço. Numa situação hipotética, se antes eles tinham uma produção de uma tonelada por hectare, hoje já conseguem 1,4 tonelada”, explica.
O técnico disse que o curso tem um custo quase zero, ficando a cargo dos participantes apenas as despesas com alimentação e deslocamento. “Os cursos são gratuitos e duram dois dias. Nós temos alojamento para as pessoas, o que reduz bastante os gastos. O investimento é barato e o retorno é excelente”, afirma. Quem se interessar em fazer o curso, basta procurar o Emater da sua cidade ou ligar para o telefone do instituto no (41) 3250-2100.
Colombo
O município de Colombo é um dos principais produtores de uva e vinho na RMC. De acordo com dados da assessoria de comunicação da prefeitura local, a produção de uva em 2008 foi de 1,5 mil tonelada do produto e a de vinho atingiu a marca de 800 mil litros. Cerca de 50 famílias se dedicam a essa atividade.
O prefeito da cidade, José Antonio Camargo (PSC), diz que a presença da Escola de Uva e Vinho está contribuindo muito para a melhoria da produção em Colombo.
“Os nossos produtores têm mais uma oportunidade para melhorar a qualidade do vinho e aumentar a produtividade. Além disso, essas parcerias vão fortalecer a cadeia produtiva”, conta. Até 2010, a Escola de Uva e Vinho deverá atender 1,6 mil produtores rurais, que serão capacitados e serão treinados em novas tecnologias com variedades de uvas rústica e finas, contribuindo com a qualidade dos produtos.
Escola da Uva e do Vinho está cumprindo seu objetivo
O objetivo de fazer com que os vitivinicultores aprendam novas técnicas e tecnologias para produção de vinho e suco de uva está sendo cumprido pela Escola da Uva e do Vinho. Além das técnicas, os produtores estão recebendo um upgrade em seus conhecimentos, tornando sua produção maior e com mais qualidade.

A produtora de vinho Neide Cristiane Cavalle, do município de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), realizou o curso no ano passado e garante que foi uma experiência que valeu a pena.
“Todo o conteúdo do curso foi bem interessante. Aprendemos muita coisa nova, que vai agregar bastante com o que a gente já conhecia e dominava. Por exemplo, eu não sabia como era a produção para o suco de uva. Embora ainda não produza essa bebida, futuramente, se achar interessante investir nessa atividade, já terei o conhecimento prévio para isso”, diz.
Ela diz também que a escola é uma ótima oportunidade para renovar os conhecimentos e que isso pode ajudar bastante para aprimorar a qualidade de seus produtos.Outra produtora de vinhos de Colombo, Valdirene Batistão, também aprova o curso da Escola da Uva e Vinho. Para ela, valeu à pena ter estudado na instituição.
“Muita coisa do que aprendi já posso utilizar de imediato e outras eu poderei usar futuramente. Foi muito bom poder conhecer assuntos novos, como, por exemplo, a conservação do vinho utilizando produtos naturais e mantendo a característica colonial da bebida”, afirma.
Batistão conta ainda que o conteúdo do curso foi bem abrangente, passando por todas as etapas do produto e também dá dicas de como manter a produção de modo artesanal.
“Quero manter a produção do mesmo jeito como faziam os meus avós. O curso é mais do que recomendado e quem puder fazê-lo, não vai se arrepender”, termina.
Flávio Laginski
Paraná Online



Uberlândia-MG - Crianças se encantam com a arte
Aprender atividades artísticas estimula a sensibilidade, dizem especialistas
Desenhar bem os super-heróis que adora é o sonho de Brendow Henrique Valechi, 12 anos. Ele frequenta o curso do professor Luiz César Raniero Spini e diz que sente melhoras nos traços que faz hoje em dia. “Sempre desenhei, mas não desenhava bem, agora estou aprendendo, o curso melhorou bem meus super-heróis”, afirmou.

São muitas as crianças e os adolescentes que procuram os cursos de artes para aperfeiçoar o desenho, trabalhar com argila e aprender a pintar com as devidas perspectivas e formas.“O desenho é a base de tudo”, disse Luiz Cézar, para quem “a enganação que domina o mundo das artes plásticas hoje se dá por falta de conhecimento do desenho”.
O adolescente Gustavo Martins, 16 anos, decidiu aprender a desenhar para enfrentar as provas de habilidades específicas. “Estou decidido a fazer faculdade de Arquitetura e para isso preciso saber desenhar”, disse. A mãe de Gustavo, Marilucia Rodrigues, resolveu acompanhar o filho e também tenta aperfeiçoar os traços. “Eu não sei desenhar nada e estou contando com a paciência dos professores, vamos ver no que dá.
”Luiz Cézar Raniero Spini dá aulas de estilismo, mosaico, pintura a óleo e cerâmica, sua grande paixão. Segundo ele, o processo de modelagem propicia à criança maior aplicação de suas potencialidades, respeitando cada fase de seu crescimento psicomotor. Para a criança na fase pré-escolar são oferecidos materiais que estimulem e impressionem os sentidos.
“Reconhecemos o barro como material vital para o seu desabrochar; é um elemento natural com muitas possibilidades e oferece atração irresistível, alimenta a fantasia e incentiva o espírito criador”, afirmou.
Cultura sensibiliza e abre os horizontes


Arte e cultura abrem horizontes, derrubam preconceitos, sensibilizam as almas. É com essa crença que muitos pais procuram cursos para as crianças além das aulas de educação artística oferecidas nas escolas tradicionais.
Crianças irrequietas aprendem a se concentrar, as agressivas ganham calma. “São muito mais sensíveis para olhar o outro, para compartilhar e para enxergar o mundo de uma forma crítica”, disse o artista plástico Alexandre França. Há 20 anos ele dá aulas de desenho, pintura e conhecimento de arte. São meninos e meninas de 4 a 12 anos, que participam das oficinas de criatividade.“As crianças se conhecem por meio do desenho”, disse Alexandre França. Ele se sente orgulhoso quando vê hoje universitários desenhando bem os projetos arquitetônicos. “Eram meninos quando passaram por aqui e agora os vejo fazendo sucesso, isso é gratificante”, afirmou.
A modelagem da argila, as encenações teatrais, tudo faz parte de um mundo mágico onde as crianças entram para interagir e para aprender a vivenciar situações no mundo com muito mais calma e sabedoria.
Dolores Mendes
Especial para o CORREIO
Jornal Correio de Uberlândia

São Paulo-SP - Palestra
O Centro de Memória da Fundação Bunge abre suas Jornadas Culturais2009 com a Palestra:Princípios de Projeto, Produção e Montagem de Exposições Museológicas com Maurício Candido da Silva
Local: Estação Pinacoteca do Estado
Largo General Osório, 66 - Bairro da Luz - São Paulo/SP
Data: 18 de março de 2009
Horário: das 10:00 às 17:00 hs
Vagas : 100
Inscrições: a partir de 03 de março no site http://www.fundacaobunge.org.br/
Resumo da Palestra
Apresentação dos princípios de trabalho de difusão cultural, com foco em montagem de exposiçõesmuseológicas considerando aspectos que integram um projeto expográfico, produção e instalação daexposição, recursos expográficos, materiais e linguagem de apoio. Abordará as diferenças a seremconsideradas em montagens de longa duração, temporárias e itinerantes.
Sobre o Palestrante
Maurício Candido da Silva é especialista em Museologia pelo MAE/USP, Mestre e doutorando em Arquitetura pela FAU/USP. Atualmente é Especialista em Projetos de Exposição e Diretor do ServiçoTécnico de Museologia da Divisão de Difusão Cultural do Museu de Zoologia da USP. Tem experiência na área de História da Arquitetura de Museus de História Natural e atua principalmente na elaboração, coordenação e execução de projetos e montagens de exposições de caráter científico.

São Paulo-SP - CABALA.
Vertente mística do judaísmo, a cabala é estudada em duas reuniões pelo especialista Ian Mecler, autor do livro O Poder de Realização da Cabala. Dias 23 e 30, das 19h às 22h. Cinquenta vagas. R$ 240,00. Regent Park Suíte Hotel. Rua Oscar Freire, 533, Cerqueira César. Informações e inscrições, (21) 2294-3158. http://www.portaldacabala.com.br/.
Veja São Paulo

São Paulo-SP - CAFÉ.
Drinques e doces com café são tema dos encontros comandados pelo chef Cláudio Mechetto. Entre as receitas aparecem coquetéis com licor e creme, e tortinhas de chocolate com café. Terça (24), das 19h30 às 22h. R$ 95,00. São dezesseis vagas. Studio do Sabor. Rua Gustavo Teixeira, 362, Pacaembu, 3673-1973. http://www.studiodosabor.com.br/.
Veja São Paulo
São Paulo-SP - CONVERSA.
A psicóloga Silvana Cappanari ensina a aprimorar as habilidades de dialogar e interagir com outras pessoas. São seis aulas, sempre às segundas, das 19h às 22h, a partir do dia 6 de abril. R$ 295,00, mais duas parcelas no mesmo valor (para inscrições feitas até o dia 23, as mensalidades têm desconto de 5%). Dez vagas. Matrículas até 1º de abril. Espaço Saber em Ação. Rua Iguatemi, 252, conjunto 105, Itaim Bibi, 3167-1625. http://www.saberemacao.com.br/.
Veja São Paulo

São Paulo-SP - DANÇA.
Fernando Cesar e Rose Vilaggio, professores de dança de salão há oito anos, puxam as aulas de bolero, forró, samba de gafieira e rock dos anos 60. É possível inscrever-se sozinho (R$ 115,00 a mensalidade) ou em dupla (R$ 220,00 a mensalidade). Todos os sábados, a partir desta semana, das 16h30 às 18h. Trinta vagas. Escola de Dança Celso Vieira. Avenida Dom Pedro I, 1145, Ipiranga, 2061-5652. http://www.celsovieira.com.br/.
Veja São Paulo

São Paulo-SP - GRAFITE.
Em três classes práticas, o ilustrador e cartunista Loro Verz ensina técnicas de grafite com base em materiais como spray, estêncil e lambe-lambe. Dias 25 e 27, das 15h às 18h, e dia 28, das 10h às 18h. R$ 350,00, em até duas parcelas. Há quinze vagas. Escola São Paulo. Rua Augusta, 2239, Cerqueira César, 3081-0364, Metrô Consolação.
http://www.escolasaopaulo.org/.
Veja São Paulo

São Paulo-SP - MPB.
A partir de canções brasileiras dos últimos cinquenta anos, os escritores e músicos José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski interpretam as composições ao vivo e depois as comentam em quatro aulas-show. Uma vez por mês, são analisados movimentos como tropicalismo e bossa nova, além de seus artistas participantes, a exemplo de Vinicius de Moraes e Caetano Veloso. Dias 24 e 29 de abril, 26 de maio e 30 de junho, das 20h30 às 22h30. São 130 vagas. R$ 60,00 (ciclo completo); R$ 20,00 (aula individual). Centro Universitário Maria Antônia. Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, 3255-7182, ramal 32 e 33. www.usp.br/mariantonia.
Veja São Paulo

Salinas-MG - Curso Superior de Produção de Cachaça
A Escola Agrotécnica Federal (EAF), situada em Salinas (MG), vai implantar, em caráter experimental, o curso superior de tecnologia em produção de cachaça. A autorização foi dada pela Portaria nº 4.243, publicada em 22 de dezembro de 2004, do ministro da Educação, Tarso Genro.Será o primeiro curso de nível superior do mundo voltado para a aguardente de cana-de-açúcar. O curso superior de tecnologia em cachaça pretende formar quadros de tecnólogos para atender demandas locais, regionais e nacionais com capacidade para atuar em todos os setores da cadeia produtiva da cachaça de alambique, assegurando qualidade, produtividade com menor custo de produção.O curso será estruturado semestralmente, com duração mínima de três anos. Serão abertas 60 vagas por ano, nos turnos matutino e vespertino, com duas entradas anuais de 30 alunos por turma.
Fonte MEC - Repórter: Ana Júlia Silva de Souza

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial