ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

31 julho, 2009

ATUALIDADES - 31-7-09

Farmanguinhos fabrica 210 mil tratamentos contra gripe
Rio de Janeiro, 30 jul (EFE).- O laboratório Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), informou hoje que fabricou 210 mil caixas com tratamentos para a gripe suína, que começaram a ser entregues hoje ao Ministério da Saúde e serão distribuídas em todo o país.
Cada caixa contém dez cápsulas com fosfato de oseltamivir, princípio ativo do antiviral Tamiflu, o medicamento que vem sendo recomendado para a maioria dos casos da gripe em todo o mundo.
Os primeiros 150 mil tratamentos foram entregues hoje e outros 60 mil serão disponibilizados amanhã ao Ministério da Saúde.
As dez cápsulas de cada caixa são suficientes para tratar individualmente um paciente.
A maioria das caixas será enviada aos estados do Rio Grande do Sul e o de São Paulo, os mais afetados pela gripe.
A patente sobre o Tamiflu pertence ao laboratório francês Roche, mas o Farmanguinhos obteve uma licença especial para fabricar tratamentos com o princípio ativo do remédio diante da gravidade da situação.
Segundo o Farmanguinhos os remédios foram elaborados com uma pequena parte de uma carga de 9 toneladas de fosfato de osetalmivir em pó que o Brasil tinha em seus depósitos.
A carga tinha sido importada pelo Ministério da Saúde em 2006, diante do temor de que o país fosse afetado pela expansão da epidemia da gripe aviária, o que nunca ocorreu.
Segundo o diretor do Farmanguinhos, Hayne Felipe da Silva, os tratamentos para a gripe foram encomendados pelo Ministério da Saúde há cerca de um mês.
"A partir do princípio ativo, tivemos uma etapa de desenvolvimento tecnológico. Ou seja, tivemos que adaptar o princípio ativo em uma forma farmacêutica, neste caso cápsulas, antes de começar a produzir em escala industrial o produto para atender a encomenda do Ministério da Saúde", afirmou o diretor do Farmanguinhos.
O Brasil encomendou os tratamentos ao laboratório para poder garantir a demanda do medicamento, atualmente em falta na maioria das farmácias do país, enquanto recebe as 800 mil caixas de Tamiflu que solicitou à Roche.
De acordo com Silva, o Farmanguinhos poderá atender outras encomendas se o Governo solicitar, já que conta com capacidade para produzir até 124 mil caixas do remédio por semana.
O Brasil confirmou até agora 59 mortes pela gripe.
Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.
EFE

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial