EXPOSIÇÕES - 29-7-09
São Paulo-SP - FAYGA OSTROWER.
São Paulo-SP - JEAN DUBUFFET.
São Paulo-SP - MARIA LEONTINA. Embora tenha trabalhado com várias técnicas, entre elas pintura, gravura, azulejo e vitral, os desenhos eram a grande paixão da paulistana Maria Leontina (1917-1984). Ela os definiu certa vez como "apontamentos mentais para capturar as nuances e as sensações". Essa vertente de sua produção é explorada em retrospectiva de 200 peças, algumas delas inéditas. Realizadas entre as décadas de 40 e 80, as obras abrangem fases distintas da artista – do estilo figurativo do início da carreira, perceptível em delicados autorretratos, até a incursão pelo abstracionismo geométrico. Destaque para a série de pastéis inspirada em São Jorge. Colocadas lado a lado na montagem, as ilustrações criam um curioso efeito de variação cromática. Caixa Cultural Sé. Praça da Sé, 111, 3321-4400, Metrô Sé. Terça a domingo e feriados, 9h às 21h. Grátis. Até 9 de agosto. Veja São Paulo
São Paulo-SP - MATTA.
São Paulo-SP - MICHEL KIKOINE.
São Paulo-SP - ROBERTO BURLE MARX. MAM.
São Paulo-SP - SOPHIE CALLE.
Convidado para celebrar em uma mostra o centenário de Carmen Miranda (1909-1955), o carioca Pojucan pensou primeiro em abordar a relação entre a cantora e o Rio de Janeiro, para onde ela se mudou, vinda de Portugal, com menos de 1 ano. Pretendia produzir retratos da Pequena Notável nos vários endereços em que ela morou na cidade, como a Praça Quinze, a Lapa e a Urca, mas hesitou. "Não queria cair no lugar-comum", diz. Para fugir do clichê, ele acabou apostando em outra marca registrada da artista, além dos turbantes e da carioquice que marcaram sua carreira antes da mudança para os Estados Unidos: seu sorriso franco. Pojucan reproduziu uma dúzia de fotos do acervo do Museu Carmen Miranda e, de cada uma delas, explorou o sorriso para criar outras doze imagens digitalizadas. As obras, batizadas de "mixagens digitais", e os originais que as inspiraram serão exibidos em pares, a exemplo de Sorrisos de Carmen 10 (fotos).
Sorrisos de Carmen. Espaço Sesc. Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, 2548-1088. Terça a domingo, 10h às 18h. Grátis. Até 20 de setembro. A partir de quarta (29). Veja Rio
Rio de Janeiro - LAURA LIMA.
Rio de Janeiro - LE CORBUSIER – ENTRE DOIS MUNDOS.
Rio de Janeiro - REGINA VATER.
Rio de Janeiro - WORLD PRESS PHOTO 2009.
Porto Alegre-RS - Agricultura Familiar
Porto Alegre-RS - Aventura Pictórica
Porto Alegre-RS - Contemporâneos em Santa Maria
Porto Alegre-RS - Cor em Pó
Porto Alegre-RS - Diga X: Retratos de Família
Porto Alegre-RS - Dédale - Ano da França no Brasil
Porto Alegre-RS - Exposição de Miriam Portal
Porto Alegre-RS - Jazz Alemão
Porto Alegre-RS - Impermanência
Porto Alegre-RS - Panorâmica
Porto Alegre-RS - Aventura Pictórica
Porto Alegre-RS - Contemporâneos em Santa Maria
Porto Alegre-RS - Usina Urbana
Museu Nacional de Arte Antiga 16 de Julho a 11 de Outubro"Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII", a realizar no Museu Nacional de Arte Antiga entre 16 de Julho e 11 de Outubro, é um eloquente testemunho da presença cultural portuguesa em África, na Ásia e nas Américas, e destas na cultura portuguesa. A importância de Portugal, nos séculos XVI e XVII, na criação de redes de comunicação em tempo real, o estabelecimento de mercados internacionais e o intercâmbio cultural, artístico, científico e linguístico permitiram à Europa, através de Portugal, influenciar e ser influenciada por outras culturas. Um total de 173 obras – Cartografia, Marfins, Imaginária, Desenho, Gravura, Escultura, Pintura, Plumária, Ourivesaria –, oriundas das melhores colecções públicas e privadas do mundo, constituem a edição recriada e engrandecida da exposição, concebida pela Smithsonian Institution, em Washington e aí realizada em 2007. O Museu Nacional de Arte Antiga é o lugar privilegiado, para apresentação desta exposição pelas suas colecções de Artes Plásticas e Artes Decorativas nacionais e internacionais, do século XIV até meados do século XIX, com obras de referência para o conhecimento da viagem dos Portugueses pelo Mundo. A riqueza da perspectiva inscrita pelos comissários científicos da exposição – Julian Raby, Jay Levenson, Nuno Vassalo e Silva, Regina Krahl e Jean Michel Massing – mostra Portugal como pioneiro absoluto da actual era de globalização de conhecimentos. Este imperativo levou o Ministério da Cultura, através do Instituto dos Museus e da Conservação, e o Ministério da Economia e Inovação, através do Turismo de Portugal, a congregarem esforços, acrescidos de outros importantes apoios, para a realização desta exposição de superior interesse nacional, que conta com o Alto Patrocínio de S. Exa. o Presidente da República.
http://www.imc-ip.pt/ptPT/iniciativas/exposicoes/exp_temp_lisb_tejo/ContentDetail.aspx?id=1948
Portugal - Serralves apresenta duas exposições sobre Art Déco
O Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, tem patente duas exposições que têm como referência o próprio edifício onde funciona a instituição.
A exposição "Jacques-Émile Ruhlmann e a Fraternidade das Artes" é comissariada por Florence Camard, uma das grandes especialistas mundiais na obra de Ruhlmann e autora de diversos livros e artigos sobre o seu trabalho, e por João Fernandes, director do Museu de Serralves. Ruhlmann é um dos grandes autores e criadores de peças de mobiliário na década de 20 do século XX, sendo considerado um dos nomes maiores das Artes Decorativas no contexto da Arte Déco. Neste ano, em que se cumprem 130 anos do nascimento de Jacques-Émile Ruhlmann, a Fundação acolhe o mestre da Art Déco francesa na Casa de Serralves, antiga residência do segundo Conde de Vizela, Carlos Alberto Cabral, para a qual ele contribuiu de modo decisivo com os seus móveis e os seus desenhos, sem jamais a ter visitado. Ruhlmann estará representado através de peças de mobiliário, desenhos, projectos para tecidos e papéis de parede, assim como por uma importante secção documental sobre a relação estabelecida entre o Conde de Vizela e os Estúdios Ruhlmann. A exposição será acompanhada por um catálogo ilustrado com textos de Florence Camard, Noel Coret, Vítor Beira Mar Diniz, João Fernandes, Michèle Lefrançois e André Tavares. "Teoria da Fala", do jovem artista Pedro Barateiro, é a outra exposição patente na Casa de Serralves. Pedro Barateiro, nascido em 1979, é um dos artistas portugueses que mais tem recorrido a imagens de arquivo nas suas obras, nomeadamente a filmes de propaganda encomendados pelo Estado Novo que mostram obras de engenharia e de arquitectura, exposições pedagógicas ou o quotidiano nas ex-colónias portuguesas. Para esta exposição, Pedro Barateiro criou um projecto baseado na história da Casa de Serralves, relacionando-a com a indústria, as artes decorativas e o teatro.
Renascença
Código Atlântico, de Leonardo Da Vinci, é exposto em Milão
O Código Atlântico, de Leonardo Da Vinci, considerada a obra que reúne a mais ampla variedade de ideias do gênio da Renascença, será exposto a partir de setembro, numa apresentação que exibirá todas as 1.119 páginas da obra em seis anos.
NIGEL TUTT
De Milão
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/reuters/2009/07/17/ult26u28639.jhtm
Bauru-SP - Exposição homenageia Villa-Lobos
Telas de 12 artistas plásticos integram a exposição em homenagem a um grande compositor brasileiro. “Reflexões sobre Villa-Lobos” será aberta hoje, no Serviço Social da Indústria (Sesi) e poderá ser apreciada, gratuitamente, até o próximo dia 14. Segundo material de divulgação, a mostra pretende demonstrar a importância do trabalho de Heitor Villa-Lobos, nascido no Rio de Janeiro, em 1887, por meio de pesquisas, não apenas sobre a obra do compositor, como também que debruçam-se sobre sua vida. A formação musical do artista foi muito influenciada pelas noites de sábado da casa dos Villa-Lobos, que recebiam grandes nomes da época para cantar e tocar até de madrugada. O músico desdobrou seu trabalho em viagens pelo Interior do norte e nordeste do Brasil, pesquisando o folclore, além de entrar contato com modas caipiras. A música dos tocadores de viola encontrada por Villa-Lobos foi o que mais tarde viria a universalizar-se nos choros, serestas e bachianas brasileiras. As telas expostas em “Reflexões sobre Villa-Lobos” são assinadas pelos artistas Monica de Godoi, Sandra Romano, Elena Rotta, Elizabeth Andrade, Maria Cecilia R. Netto, Eliana Rulli, Ce Granito, Izabel Litieri, Alice Brandão, Mauro Lerer, Gustavo Ferreira e Laila Guimarães.
Serviço
Exposição “Reflexões sobre Villa-Lobos” de hoje até 14 de agosto, no Sesi. Visitação gratuita de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 9h às 12h30, e, das 13h30 às 16h30. Informações pelo telefone (14) 3234-7171.
Jornal da Cidade de Bauru
São Paulo-SP - Masp reabre seu acervo em duas exposições
As 95 obras foram organizadas de acordo com a temática.Tela de Picasso recuperada de roubo é um dos destaques.
A tela 'Retrato de Suzanne Bloch', que estará em cartaz no Masp. (Foto: Divulgação)
O Masp reabre nesta terça-feira (21) seu acervo para o público, com entrada franca. Ao todo, são 95 obras organizadas em duas exposições: “A arte do mito” e “Olhar e ser visto”. As duas mostras trazem telas de diferentes períodos organizadas por tema. Até 2007, o acervo do museu apresentava outra organização, adotando critérios geopolíticos e cronológicos.
“Olhar e ser visto” trará 50 retratos e auto-retratos de mestres da pintura como Rembrandt, Vang Gogh, Goya, Portinari e Velázquez. Destaque para o quadro “Retrato de Suzanne Bloch”, de Picasso. A obra de 1904 foi roubada do museu em dezembro de 2007, mas foi recuperada pela Polícia. Quatro ladrões foram presos pelo crime.
A exposição “A arte do mito” terá cerâmicas e ilustrações de artistas consagrados como Nicolas Poussin e Renoir, inspiradas nos mitos de Hércules e Afrodite. Neste primeiro semestre, o Masp teve recorde de público dos últimos dez anos. Segundo a assessoria de imprensa do museu, 346.665 pessoas estiveram na instituição.
Próximas exposições
Em agosto, o Masp vai inaugurar três exposições. “Primeiros passos, últimas palavras”, do chinês Yang Shaobin, será aberta ao público no próximo dia 13. Inspirado na violência política e social, o artista produz quadros ironicamente dedicados a figuras como Saddam Husseim e Fidel Castro. No dia 14 de agosto, o museu terá a mostra “Imagens em migração”, da brasileira Vera Chaves. Cerca de 50 trabalhos da artista multimídia estarão em exibição. O museu termina o mês, no dia 20, com a exposição de fotografia “Onde a água encontra a terra”.
MASP
Onde: Avenida Paulista, 1.578.
Quando: à partir desta terça (21).
Ingressos: R$ 15.
G 1
São Paulo-SP - 'A Corte de Versalhes'
Portal Caras
São Paulo-SP - Museu Lasar Segall abre três exposições
O museu Lasar Segall (tel. 5574-7322), na Vila Mariana, abre hoje três importantes exposições. Além de uma retrospectiva sobre o fotógrafo modernista Paul Strand, com 107 imagens, o espaço exibe duas mostras dedicadas a Segall, uma com retratos do artista lituano pertencentes ao Instituto Moreira Salles e outra com pinturas e esculturas do acervo do próprio museu. Grátis.
Marcadores: Exposições
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial