ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

21 agosto, 2009

COMES & BEBES - 21-8-09

Casquinho de caranguejo
Ingredientes: 1 corda de caranguejo
1 cabeça de peixe
Sal e pimenta-do-reino
2 cocos
½ xícara de azeite
2 cebolas picadas
2 dentes de alho amassados
2 tomates picados
2 pimentões picados
½ maço de coentro
½ maço de cebolinha
2 xícaras de farinha de mandioca
2 colheres (de sopa) de azeite-de-dendê
Preparo:

- Lave os caranguejos, raspe todo o pêlo e cozinhe em água e sal. Depois de cozidos, retire toda a carne e reserve. Lave, limpe e raspe os casquinhos. Depois leve ao sol, para secar. Reserve.
- Cozinhe a cabeça do peixe em água e sal. Depois retire peles e espinhas. Reserve o líquido do cozimento e a carne do peixe.
- Retire o leite de coco grosso e reserve.
- Em uma panela, junte azeite, cebolas, alho, tomates, pimentões, coentro e cebolinho. Junte as carnes do caranguejo e do peixe. Refogue bem. Acrescente o líquido em que foi cozido o peixe e o leite de coco. Deixe ferver. Junte sal e pimenta a gosto.
- Junte, aos poucos e bem lentamente, a farinha de mandioca peneirada. Misture, sem parar, até obter a consistência de pirão mole. Recheie os casquinhos e cubra com farinha de mandioca (anteriormente misturada com um pouco de azeite-de-dendê e torrada no forno).
Lecticia Cavalcanti coordena o caderno Sabores da Folha de Pernambuco, escreve na Revista Continente Multicultural e no site pe.360graus.
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3808787-EI6614,00-Andada+de+caranguejo.html


Musse de castanha de caju

Ingredientes:
200 g de castanha-de-caju
1 lata de leite condensado
8-12 g de gelatina em pó sem sabor (conforme queira mais firme)
2 claras (ovos grandes)
130 g de açúcar
200 g de creme de leite fresco
Como fazer:
Bata a castanha no liquidificador com um pouco de água para formar uma pasta. Adicione o leite condensado e bata mais um pouco, para misturar (se preferir, misture fora do liquidificador, contanto que fique bem homogêneo). Reserve.
Agora faça um merengue suíço, despejando as claras e o açúcar numa tigela em banho-maria, batendo com um fouet até o açúcar dissolver (cuidado para as claras não cozinharem). Leve essa mistura para bater em velocidade alta até o merengue formar picos. Reserve.
Aproveitando o banho-maria, aqueça o creme de castanha e adicione a gelatina, batendo bem para dissolver.À parte, bata o creme de leite em velocidade baixa, só até ganhar um pouco de consistência, não deixe virar chantilly.
Junte, aos poucos, o merengue* ao creme de castanha, com cuidado. Por último, incorpore o creme batido.
Leve à geladeira por algumas horas antes de servir. Junte chocolate ralado, se desejar.*Rende bastante merengue, usei apenas uma parte (cerca de 100g) e usei o resto para fazer suspiros.
Fonte: Baseado na idéia básica de musse, no livro
"Técnicas da Confeitaria Profissional", de Mariana Sebess.
http://www.quichedemacaxeira.blogspot.com/

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial