ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

30 outubro, 2009

COMES & BEBES - 30-10-09

Cuscuz com sete legumes e tâmaras
Ingredientes:
500g de cevada ou de trigo triturado
150g de favas secas
100g de grão-de-bico
6 nabos
6 cenouras pequenas
1 repolho pequeno
4 cebolas
2 dentes de alho
500g de abóbora
2 pimentas vermelhas pequenas
1 colher (sopa) de páprica
1 pitada de pistilo de açafrão moído
3 colheres (sopa) de azeite
150g de manteiga amolecida
30 tâmaras
sal e pimenta do reino moída
Modo de Preparo:
Na véspera, coloque o grão-de-bico e as favas de molho em água fria. No dia, descasque as cebolas e corte em rodelas.
Descasque os dentes de alho; pique-os após retirar-lhes o germe. Raspe os nabos e as cenouras; corte-os em pedaços grandes. Retire o centro duro do repolho; corte-o em quatro.
Coloque o azeite, as especiarias, a cebola, o alho, a cenoura, o nabo, o repolho e eventualmente as pimentas na caçarola da cuscuzeira. Doure-os em fogo alto durante 5 minutos, depois adicione o grão-de-bico e as favas bem escorridos. Cubra com 2 litros de água fria.
Deixe ferver e cozinhe por aproximadamente 20 minutos em fogo médio.
Coloque para ferver 500ml de água. Ponha o trigo (ou a cevada) em uma tigela, polvilhe 1 colher de café de sal e regue com a água fervente.
Deixe o trigo crescer. Descasque a abóbora; corte-a em pedaços grandes. Coloque-os na caçarola e deixe cozinhar durante 15 minutos. Areje o trigo (ou a cevada) com a ponta dos dedos e incorpore pouco a pouco a manteiga.
Regue com uma concha do caldo da caçarola. Misture e deixe crescer por mais 10 minutos. Coloque o trigo (ou a cevada) na parte alta da cuscuzeira; ajuste-a bem sobre a caçarola, vedando os dois recipientes com papel-alumínio para evitar que o vapor escape.
Deixe reaquecer por alguns minutos, até que o vapor atravesse o trigo (ou a cevada). Arrume, em um prato redondo grande, o trigo (ou a cevada), escondendo nele as tâmaras, formando um cone.
Disponha os legumes em volta e regue com caldo.
A cozinha marroquina
Editora Larousse
Bolo de Tapioca
Tipo de Culinária: Nordeste Categoria: Café da manhã/lanches/festas
Subcategorias: Bolos simples (sem glacê)
Rendimento: 10 porções
Se você quer um bolo típico brasileiro e quer inovar, esta receita de bolo de tapioca é fácil de fazer e vai surpreender a todos!

Ingredientes:
1 xícara(s) (chá) de
mateiga
2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
3 xícara(s) (chá) de farinha de tapioca
1 xícara(s) (chá) de leite
4 unidade(s) de ovo
1 vidro(s) de leite de coco
2 colher(es) (chá) de fermento químico em pó
2 colher(es) (sopa) de queijo ralado

Modo de preparo:
Bata os ovos, vá adicionando o açúcar, a manteiga, depois de bater bem a farinha de trigo e o fermento. Desligue a batedeira e coloque o restante dos ingredientes. Mexa suavemente com uma colher e coloque em uma forma pequena untada e polvilhada. Asse em forno quente.
Dicas
Deixe a farinha de tapioca de molho por 1 hora, em seguida esprema para tirar toda a água. Depois utilize na receita. Decore com coco ralado.
http://cybercook.terra.com.br/bolo-de-tapioca.html?codigo=1712

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial