ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

06 novembro, 2009

PODE CRER, É VERDADE - 6-11-09

OOOppppsssss!!

Táxis cor-de-rosa são implantados em cidade do México para evitar assédio sexual

A cidade mexicana de Puebla, localizada a 130 quilômetros da capital, inaugurou nesta semana uma frota exclusiva de táxi para mulheres como forma de evitar assédios.
Chamados de “Pink Taxi” (Táxi Rosa), os veículos pintados de cor-de-rosa são dirigidos por mulheres e voltados para uma clientela feminina.
Os 35 veículos circularão 24 horas por dia e têm como público-alvo donas de casas, jovens universitárias e mulheres da terceira idade, que podem solicitar o serviço por celular.“Este sistema surge em razão da necessidade de contar com um transporte inovador e seguro para as mulheres. Em outros lugares do mundo vem funcionando com grande sucesso e agora Puebla será pioneira no transporte exclusivo para mulheres na América Latina”, explicou o Secretario de Comunicações e Transporte do Governo de Puebla, Valentín Meneses Rojas.
Segundo Sandra Montalvo, diretora do Instituto Municipal da Mulher, há um grande número de queixas de roubos e abusos sexuais não só nos táxis, mas em outros meios de transporte público. “Nossa ideia é, em breve, lançar os ônibus exclusivos.”Para impulsionar a iniciativa dos táxis para mulheres, a prefeitura da cidade se uniu à iniciativa privada, regulamentando os carros e oferecendo capacitação a 70 motoristas contratadas.
As taxistas licenciadas passaram por exames clínicos, psicológicos, teóricos e de condução.Sandra Montalvo rebate as críticas ao novo sistema, que geralmente apontam que a ação é “sexista”.
“A ONU e todos os tratados internacionais sobre igualdade de gêneros permitem estas ações discriminatórias que têm por objetivo ajudar a reduzir a brecha entre homens e mulheres que ainda existe. São as chamadas ações afirmativas”.E preventivas. Puebla quer evitar o cenário que vive hoje a capital do país. Na Cidade do México, não são raros os casos de violação em táxis. Somente entre janeiro a agosto deste ano, 25 taxistas haviam sido detidos por abusos. Segundo a Procuradoria do Distrito Federal, a incidência é de seis a oito ataques por mês.
Conta Outra



Presos holandeses terão direito a acessar site de encontros
Os presos holandeses, que já tinham direito garantido a duas refeições quentes e uma hora de ginástica por dia, cela equipada com televisão, rádio, aparelho de som e roupa de cama limpa, agora contam também com um serviço para ajudá-los a encontrar parceiros amorosos.

A iniciativa é de uma organização não governamental local chamada Bonjo, que se dedica a defender os direitos da população carcerária do país e que agora está também fazendo o papel de cupido.
“Muitos se queixam de que não nos preoc#pamos com eles, mas em algum momento terão que sair da prisão. Estamos convencidos de que, se conseguirem uma relação de casal, poderão ficar longe da Justiça”, disse à BBC Nico Epskamp, da Bonjo.“Alguns perderam o contato com o mundo exterior e não têm nenhuma motivação para não cometer novos crimes. É necessário dar a eles uma nova oportunidade”, afirmou Epskamp.
A ONG criou um site para cadastrar tanto homens quanto mulheres interessados em manter um encontro atrás das grades.
Mas ao contrário de outros serviços de encontros, os cadastrados não têm contato direto, mas passam pelo filtro da ONG antes.
Segundo o último balanço da Bonjo, os 500 criminosos que se cadastraram no site receberam cerca de 1.500 respostas.
As respostas vêm em sua maioria de mulheres com idades entre 23 e 50 anos e que manifestaram um interesse principalmente em ladrões, traficantes de drogas ou sujeitos em prisão preventiva.
Mas o site também oferece encontros com fraudadores, assassinos e traficantes de mulheres.Segundo Epskamp, porém, são as mulheres criminosas de origem estrangeira as que têm maior popularidade no serviço.
Entre elas está a equatoriana Estelita, de 38 anos, condenada por tráfico de drogas.“Sou morena, educada e simpática, e procuro rapazes de 40 anos ou mais. Estou na prisão por drogas e porque me obrigaram. Queridos amigos, espero receber rapidamente mensagens de vocês”, diz ela em seu perfil.
Mas organizações dedicadas à proteção das vítimas de exploração sexual temem que o serviço se transforme em uma plataforma para os traficantes de mulheres.
Conta Outra



Eleições: sistema inovador testado com invisuais
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro aplica tecnologia em Vila Real
Uma sistema inovador com recurso à tecnologia foi testado este domingo pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, para facilitar o acto de votar a invisuais, analfabetos ou idosos, refere a Lusa.
Depois de ter votado, Manuel Correia, 85 anos, foi um dos primeiros que esta manhã aceitou participar no desafio lançado pelo Centro de Engenharia da Reabilitação e Acessibilidade (CERTIC), da UTAD.
O objectivo foi testar a usabilidade de uma «interface áudio-táctil», uma espécie de boletim adaptado que, segundo o coordenador do CERTIC, Francisco Godinho, é capaz de proporcionar «independência e privacidade de voto» a pessoas com necessidades especiais.
Manuel Correia não hesitou em colocar a venda negra nos olhos e ir tacteando o boletim ao mesmo tempo que ouvia, através dos auscultadores, a lista dos 11 partidos que concorrem à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Vila Real.
O boletim de voto foi colocado entre um teclado liso de um computador e uma espécie de grelha com relevo. Ao tocar na grelha, as informações contidas no boletim serão transmitidas de forma auditiva ao eleitor.
«Não foi difícil votar desta forma. Eu ainda vejo muito bem, mas muitas pessoas da minha idade precisam já de ajuda», afirmou o idoso.
Manuel Correia admitiu que ajudou muito o facto de já ter exercido o seu direito de voto na mesa de voto da Escola de São Pedro, mesmo no centro de Vila Real.
A grelha possui umas ranhuras em cima dos quadrados onde o eleitor terá que colocar a cruz referente à sua intenção de voto.
O professor da UTAD, Fernando Correia, explicou que o equipamento está a ser testado e por isso diz ser normal proceder a proceder a alguns ajustamentos.
A iniciativa contou com a colaboração do NAERA - Núcleo de Alunos de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade e pretende dar um contributo para as preocupações manifestadas na petição, aprovada em Julho, na Assembleia da República, sobre soluções de acessibilidade institucionais e legais adequadas ao exercício pleno do direito de voto.
Os boletins possuem também a informação em braille, mas, segundo Fernando Gouveia, em muitos casos de cegueira ou baixa visão, as pessoas não sabem ler, pelo que se torna necessário adoptar outro tipo de alternativas.
A UTAD começou a leccionar, em 2007, a primeira licenciatura da Europa em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas.
Portugal Diário

Jornal dos EUA abre vaga para "crítico de maconha"
Um jornal de Denver, no Colorado, está procurando um jornalista para escrever resenhas sobre maconha para uso medicinal. Ao ser oferecida em um blog, a vaga do Westword recebeu em poucos dias mais de 120 candidaturas.
Segundo o jornal, o "crítico de baseados" escreverá uma coluna onde dará sua avaliação sobre os diferentes locais onde pacientes com prescrição médica podem comprar marijuana e as diferentes variedades da planta disponíveis, desde as produzidas localmente até algumas, importadas, que chegam a custar US$ 100 a onça (28 g).
O uso da droga é proibido por lei federal nos EUA, mas pode ter uso medicinal para aliviar a dor em alguns Estados, entre os quais o Colorado.
"Com o número de pessoas buscando autorização para o uso medicinal de maconha crescendo mais rápido que o número de farmácias autorizadas a distribuir maconha neste Estado, soubemos que não apenas havia uma necessidade de informação crítica, mas que não haveria falta de candidatos qualificados", explicou o jornal.
O post com a proposta de emprego recebeu a primeira candidatura em cinco minutos. A ideia contou com a ajuda de matérias sobre o assunto em grandes jornais americanos como o New York Times e o Wall Street Journal.
"Todos os furos de jornalismo (do Westword) são fumaça perto da atenção que atraímos com o post procurando um crítico de farmácias de maconha", comentou a jornalista Patrícia Calhoun em um artigo.
A ideia do cargo foi do jornalista Joel Warner, que escreve sobre a indústria da maconha no Colorado. Em seus posts, ele dá dicas de onde comprar e o que comprar, e sublinha a importância de garantir a procedência da erva para não acabar aumentando, inadvertidamente, o lucro dos cartéis de droga.
Importância

O prazo para submissão das candidaturas, que só são consideradas válidas se o candidato tiver permissão para comprar a droga e usá-la medicinalmente, já terminou. Em um artigo na seu site, o jornal compilou as razões que alguns aspirantes ao cargo apresentaram em seu favor.
"Por que a maconha médica é importante para mim? Ela não apenas salvou minha vida, mas me devolveu a pessoa que eu era antes de um acidente que mudou minha vida", disse um deles. "A maconha não é apenas importante para mim; é minha vida."
Outro candidato se descreveu como um "chapado altamente capaz". "Sou seu "connoisseur" na arte de fumar maconha com credenciais impecáveis para as características do Westword.
Já outro afirmou que, "quando as farmácias se tornarem tão comuns quanto as lavanderias, as pessoas verão que o céu não está caindo sobre elas ou que as coisas não estão dando errado. Elas começarão a se questionar e desafiar os pressupostos".
"Talvez você possa fumar maconha e ter um trabalho. Talvez ela não te deixe mole. Talvez um dia possamos até ter uma discussão pública e honesta sobre isso. Sinto que os ventos da mudança estão soprando, e que quando a poeira assentar vou gostar do que verei.

PS: Se desperdicei seu tempo, ou se você se sentir mais idiota por ter lido meu texto, desculpas adiantadas. Estou medicado."
BBC Brasil

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial