ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

28 janeiro, 2010

EXPOSIÇÕES - 28-1-10


Campos do Jordão-SP - Museu Casa da Xilogravura











A Casa da Xilogravura situa-se em Campos do Jordão, no bairro de Jaguaribe, junto a uma praça. Trata-se de local rico em história, pois ali nasceu a cidade (1874) e, na praça, foi construída a primeira capela, onde agora se vê a igreja de Nossa Sra. da Saúde.
Inaugurada em 1987, a Casa da Xilogravura é um museu particular e está instalado na sede de sua mantenedora, a Editora Mantiqueira, em prédio construído em 1928 que, anteriormente, abrigou um mosteiro de monjas beneditinas.
Por disposição testamentária do fundador, os imóveis e o acervo do Museu serão legados, post mortem, à Universidade de São Paulo - USP.
A Casa da Xilogravura, como seu nome indica, coleciona, preserva e exibe xilogravuras, isto é, gravuras feitas por meio da impressão sobre papel (ou outro suporte) de uma matriz entalhada em madeira. Parte do acervo - hoje com mais de 2.000 obras de cerca 300 xilógrafos - é exposta permanentemente ao público em duas dezenas de salas.
Há salas nas quais o visitante informa-se sobre as relações que há entre a xilografia e as outras técnicas gráficas.
O Museu oferece cursos, mostras temporárias de gravadores nacionais e estrangeiros, outros eventos, atelier xilográfico e biblioteca especializada.
A Casa da Xilogravura está aberta ao público de quinta a segunda feira das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas (só fecha terças e quartas feiras)
Endereço:
Av. Eduardo Moreira da Cruz 295 - Bairro Jaguaribe
Caixa postal: 42
12460-000 - Campos do Jordão - SP - Brasil
Telefone: (12)3662-1832
Sites: www.casadaxilogravura.com.br e www.editoramantiqueira.com.br
e-mail: xilogravura@editoramantiqueira.com.br
Diretor: Antonio F. Costella   Diretora Técnica: Leda Campestrin

Comentário do Silvio: Trata-se de museu único no mundo, muito bem organizado, vale a pena a visita nem que você tenha que ir a Campos do Jordão especialmente para isto. Estive lá no dia 24 último e gostei muito. Há no local além de farta exposição detalhada de matrizes xilográficas e madeiras próprias para esta finalidade, xilogravuras de autores nacionais e de outros países e materiais de outras técnicas de impressão, tipos de impressão tipográfica e uma máquina linotipo com explicações detalhadas de como funcionava este sistema. Esta máquina não está funcionando - todos sabem dos problemas em se manter este tipo de máquina funcionando, até o SENAI Theobaldo de Nigris em São Paulo, desativou o funcionamento da única que lhe restou no acervo. Já visitei museus no Brasil inteiro dedicados aos mais diversos assuntos, muitos bem organizados e infelizmente alguns que deixam a desejar, parabenizo a direção e as atendentes deste Museu, pela eficiência e organização.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial