ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

08 fevereiro, 2010

EXPOSIÇÕES - 8-2-10

Os Museus de São Paulo
Um dos passeios prediletos de quem viaja para outra cidade, estado ou país é conhecer igrejas e museus locais. Porem quando se trata de conhecer os pontos turísticos do local aonde vive, muitos consideram isso um programa de índio. E já que esta chegando o carnaval e muita gente acaba vindo para São Paulo para festejar, porque não aproveitar o momento de descanso para visitar alguns museus. Pesquisamos e damos as dicas dos museus mais famosos da cidade. E para o post não ficar muito grande, não vamos detalhar muito cada um, para saber mais sobre cada museu sugerimos acessar o seu site na internet. Mas vamos deixar de conversa e vamos ao que interessa:


Instituto Tomie Ohtake
O Instituto Tomie Ohtake, foi inaugurado em novembro de 2001, tem como proposta apresentar as novas tendências da arte nacional e internacional, além daquelas que são referências nos últimos 50 anos, coincidindo com o período de trabalho da artista plástica que dá nome ao espaço, Tomie Ohtake.
Conta com 7.500 m2 para exposições de artes plásticas, arquitetura e design, salas específicas para ateliês, seminários e documentação, restaurante, livraria e loja de objeto e mais 6.500 m2, ainda em construção, para dois teatros e um cinema que contemplarão música, artes cênicas e áudio-visual.
Mais informações: http://www.institutotomieohtake.org.br/


Itaú Cultural
O Itau Cultura é um centro de referencia, localizado no centro financeiro da cidade de São Paulo, na Avenida Paulista. Oferece ao público programação gratuita e tambem é voltado para pesquisa e produção de conteúdo artístico em diferentes áreas de expressão, como teatro, música, dança, alem de uma área cibernética com conteúdos high-tech e ambiente lounge, aonde se pode ouvir músicas, assistir a vídeos ou navegar pela internet.
O local abriga também um dos mais significativos museus em termos de numismática. O Museu Herculano Pires, do Itaú Cultural, possui um acervo de moedas, medalhas e condecorações luso-brasileiras, e conta com destaques como a Peça da Coroação de D. Pedro I e a Ordem da Rosa. O visitante pode, ainda, consultar o Centro de Documentação e Referência, que oferece gratuitamente informação e lazer. O espaço conta com uma Midiateca que é dividida em biblioteca e videoteca e abriga cerca de 31 mil títulos.
Mais informações: http://www.itaucultural.org.br/


MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
MASP é o mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul e seu edifício com 11.000 metros quadrados divididos em 5 pavimentos e com vão livre de 74 metros, é um ícone da cidade de São Paulo.
Possui um acervo de cerca de 8.000 peças, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN desde 1969, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas. Dentre a coleção de artistas brasileiros, destacam-se Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior.
Do século XIII aos dias de hoje, pode-se apreciar Rafael, Mantegna e Botticceli – da escola italiana – e Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall – da chamada Escola de Paris.
A convite do Museu d`Orsay de Paris, integra o “Clube dos 19”, do qual participam apenas os museus que possuem os acervos de arte européia mais representativos do século XIX, como Museu d´Orsay de Paris, Metropolitan Museum de Nova York, The Art Institute of Chicago, Museum of Fine Arts de Boston, Van Gogh Museum de Amsterdã, a Kunstaus de Zurique, Hermitage de St. Petersburg, a Galleria Nazionale d´Arte Moderna de Roma e National Gallery e Tate Gallery de Londres.
Mais informações: http://www.masp.art.br/


MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Localizado no Jardim Europa, distrito de Pinheiros, tem por objetivo coletar, registrar e preservar o som e a imagem da vida brasileira, nos seus aspectos humanos, sociais e culturais. Nas décadas de 70 e 80, destacou-se como importante núcleo de difusão artística e educativa, convertendo-se em um centro de referência para a pesquisa audiovisual brasileira.
Conserva um vasto acervo, com mais de 350 mil registros, composto por filmes (curtas, longas, vídeos e documentários), discos, gravações (depoimentos, entrevistas, debates, palestras e apresentações musicais), fotografias e um setor de artes gráficas. Promove seminários, mostras e sessões regulares de cinema, vídeo e fotografia.Possui biblioteca especializada e o LabMIS, um centro de pesquisa e produção voltado às novas mídias, que abriga artistas residentes e comissionados.[
Mais informações: http://www.mis-sp.org.br/

Museu da Língua da Portuguesa
Instalado no prédio acima da plataforma da Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa permite a seus visitantes uma viagem pelo mundo das palavras através de recursos audiovisuais e tecnológicos. Cada piso do prédio de três andares reserva grandes surpresas, como a "Árvore da Língua", escultura que abriga em suas raízes palavras de até seis mil anos. No auditório há um telão que exibe um vídeo sobre a origem das línguas e da linguagem.

Na Praça da Língua, o público pode ver e ouvir gravações de poemas famosos interpretados por artistas. Já a Grande Galeria lembra uma estação de trem, com telões que exibem vídeos sobre temas cotidianos.
Os elevadores do museu também compõem o espaço expositivo, pois tem vista panorâmica para a Árvore da Palavra, uma escultura de 16 metros criada pelo artista Rafic Farah, e ainda oferecem áudio que repete um mantra composto por Arnaldo Antunes.

 
MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo
Localizado no Parque do Ibirapuera, num conjunto projetado por Oscar Niemeyer, em 1954, o Museu de Arte Moderna de São Paulo MAM é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, e é um dos mais importantes museus da América Latina.
Fazem parte de sua coleção mais de 5 mil obras, reunindo mais de mil artistas entre os mais expressivos da arte moderna e contemporânea brasileira.
O MAM mantém uma programação anual de grandes exposições e promove a cada dois anos o Panorama da Arte Brasileira, uma das mais importantes e mais tradicionais exposições periódicas realizadas no Brasil. Tem ainda uma intensa programação de atividades culturais e educativas, com a realização de cursos, oficinas e visitas monitoradas. A missão de difundir a arte e a cultura é apoiada pela Biblioteca do MAM, que disponibiliza mais de 65 mil títulos e documentos para especialistas e para o grande público, e pelo setor de publicações, com a edição de catálogos, obras específicas e da revista trimestral Moderno.
O setor educativo do MAM atende alunos da rede pública e privada, além de criar e difundir projetos educativos e culturais para portadores de necessidades especiais.
Mais informações: http://www.mam.org.br/

 
Pinacoteca do Estado
Inaugurada em 1905, a Pinacoteca do Estado foi o primeiro museu de arte do Estado de São Paulo e é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício no Jardim da Luz, no centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.
Seu acervo conta com aproximadamente 4 mil obras de artistas nacionais, como Anita Malfati, por exemplo, e internacionais como Bourdelle e Rodin. Este último levou 200 mil pessoas à Pinacoteca, em 1995, na exposição de maior público que este museu já comportou.
Na década de 1990 o museu foi reformado e tornou-se uma das mais dinâmicas instituições culturais do país, integrando-se ao circuito internacional de exposições, promovendo eventos culturais diversos e mantendo um ativa produção bibliográfica. A Pinacoteca também administra o espaço denominado Estação Pinacoteca, instalado no antigo edifício do DOPS, no Bom Retiro, onde mantém exposições de longa e curta duração e o centro de documentação da instituição.
A Pinacoteca do Estado abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase oito mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Destacam-se também a Coleção Brasiliana, integrada por trabalhos de artistas estrangeiros atuantes no Brasil ou inspirados pela iconografia do país, e a Coleção Nemirovsky, com um expressivo conjunto de obras-primas do Modernismo brasileiro. Também conserva um núcleo de pinturas e esculturas européias, sobretudo francesas e italianas, além do gabinete de obras sobre papel.
Sua maior exposição foi a das obras de Rodin, em 1995, que levou mais de 200 mil pessoas para suas instalações.
Mais informações: http://www.pinacoteca.org.br/

 
Museu de Arte Sacra
Localizado nas dependências do Mosteiro da Luz (onde até hoje as freiras fazem as famosas "pílulas de Frei Galvão"), o Museu de Arte Sacra de São Paulo tem um acervo de cerca de 4 mil peças, das quais pouco menos de mil estão em exposição. A coleção foi iniciada pelo primeiro arcebispo de São Paulo, dom Duarte Leopoldo e Silva.
As obras incluem imagens, pinturas, trabalhos de ourivesaria, que vão do século XVI aos tempos modernos. Algumas delas levam a assinatura de artistas famosos como o frei Agostinho da Piedade (século XVI), Mestre Valentim e Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Há telas de Benedito Calixto e Anita Malfatti. A coleção de lampadários só é menor que a dos Museus Vaticanos, e também há uma rica coleção de ícones russos.
O presépio napolitano é uma atração à parte. Um dos poucos sobreviventes desta tradição em todo o mundo, o conjunto do Museu de Arte Sacra tem 1.620 peças (390 figuras humanas, de madeira ou terracota) e fica em exposição permanente. Além da Sagrada Família, dos Reis Magos e pastores, personagens tradicionais, há várias outras figuras que retratam o cotidiano de uma aldeia italiana, incluindo até mesmo a tarantela. O presépio chegou ao Brasil pelas mãos de Ciccillo Matarazzo.
O cenário atual foi feito em 1998, por uma equipe da UFMG, levando em conta não apenas a fidelidade à arquitetura de uma vila napolitana, como também o uso de materiais que não danificassem as peças do presépio.
Mais informações: http://www.museuartesacra.org.br/

Museu do Ipiranga

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga, é um museu brasileiro localizado na cidade de São Paulo, sendo parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. É o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista. É responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente. Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro de 1888 do artista Pedro Américo, "Independência ou Morte".
Um dos principais objetivos do museu é mostrar aos visitantes o protagonismo do povo paulista na História do Brasil.
Mais informações: http://www.mp.usp.br/
Trilhando Mundo

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial