ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

08 março, 2010

ATUALIDADES - 8-3-10

Descoberto na Tanzânia antigo primo dos dinossauros


PARIS — Cientistas descobriram, na Tanzânia, a ossada de uma criatura semelhante aos dinossauros, que viveu na Terra dez milhões de anos antes do mais velho dos dinossauros conhecidos, revela um estudo publicado na revista Nature.O 'Asilisaurus kongwe', de 240 milhões de anos e que media pouco mais de um metro de altura, pertence à espécie silessauro, grupo ligado ao dos dinossauros e que perdurou no período triássico durante 45 milhões de anos.

A evidência sobre a existência deste animal, que se alimentava provavelmente de carne e plantas, significa que os dinossauros provavelmente apareceram muito antes do que se pensava, estimam cientistas da Universidade do Texas em Austin (EUA).
Além disso, é um indicador da riqueza da fauna antes da dominação dos dinossauros no ecossistema do planeta, que durou 165 milhões de anos.
"Esta descoberta sugere que os dinossauros eram apenas um dos grandes e distintos grupos de animais, cuja diversidade explodiu durante o triássico (250 a 200 milhões de anos), entre os quais os silessauros, os pterossauros (répteis voadores), e outros grupos próximos aos crocodilos", explicou Sterling Nesbitt, cientista da universidade americana.
O silessauro foi descrito como Nesbitt como um irmão taxonômico daquele que deu origem aos dinossauros.
Seu vínculo evolutivo seria algo análogo ao encontrado entre humanos e chimpanzés, que partilham 99% de seu patrimônio genético, explicou.
Silessauros e dinossauros teriam vivido lado a lado durante grande parte do Período Triássico.
Pelo menos 14 espécimes de 'Asilisaurus' foram encontrados no sul da Tanzânia. Os cientistas conseguiram reconstruir um esqueleto quase inteiro, ao qual faltam apenas pequenas partes da cabeça e da pata dianteira. Segundo os paleontólogos, este quadrúpede pesava entre 10 e 30 quilos.
A forma dos dentes e a mandíbula inferior em forma de bico sugerem a crer que a dieta do 'Asilisaurus kongwe' podia se basear, ao mesmo tempo, em carne e vegerais. Os cientistas acreditam que ele foi carnívoro antes de se tornar onívoro para melhorar suas chances de sobrevivência.
O nome 'Asilisaurus kongwe' derivou das palavras em suaíli (idioma banto) "asili", que significa "fundador", e "kongwe", que significa "antigo" e de "saurus", lagarto em grego antigo.
AFP

Google volta-se à indústria do turismo em parceria com a Embratur
O Google e a Embratur anunciaram, nesta quarta-feira, parceria inédita para promover o turismo brasileiro a estrangeiros por meio da internet. Trata-se de uma ferramenta no YouTube que une duas tecnologias em um mesmo canal: vídeos e navegação simultânea no Google Maps.
Essa é a primeira vez na história do Google que um acordo é fechado, com um órgão de governo, para a criação de um canal ligado ao segmento de turismo. Segundo Alex Dias, diretor geral da empresa no Brasil, a parceria com a Embratur vai auxiliar os internautas do mundo inteiro a encontrar destinos para visitar no País. "Tivemos um interesse especial para criar essa plataforma porque o portal vai inserir o Google no setor de viagens", afirmou o executivo.
A Embratur tem a meta, até 2020, de trazer mais de dez milhões turistas estrangeiros ao Brasil - ferramenta fará parte desses esforços. “Com o portal, queremos, além de divulgar os pontos turísticos brasileiros, que o estrangeiro fique mais tempo hospedado no País e aumente seus gastos por aqui”, disse Jeanine Pires, presidente da Embratur.
O site também foi criado para auxiliar os estrangeiros que pretendem vir ao Brasil para os eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos. O Google e a Embratur já estão desenvolvendo sistemas que possam ser incrementados à ferramenta e que facilitarão a vinda dos estrangeiros na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016.
O portal entrou no ar hoje e já conta com 88 vídeos de destinos turísticos brasileiros e depoimentos de celebridades e turistas que visitaram o Brasil. A proposta é que novos vídeos sejam postados diariamente pela Embratur e também por internautas que podem criar uma conta no canal e hospedar vídeos que divulguem pontos turísticos do País. Antes do lançamento oficial, o site já havia registrado mais de 13 mil visitas.
O site pode ser acessado aqui: http://www.youtube.com/visitbrasil?gl=BR&hl=pt
Daniela Barbosa, iG São Paulo


Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial