CURSOS - 22-3-10
São Paulo-SP - Oficina como fazer- Preservação Fotográfica
O curso tem como objetivos capacitar o aluno para realizar o diagnóstico e o planejamento de preservação de acervos fotográficos, a partir da identificação de prioridades de preservação e da elaboração de propostas de intervenções de conservação preventiva.
Data: 29 e 30 de abril (5ª e 6ª feira)
Horário: das 9:30 às 12:30 e das 13:30 às 16:30 horas
Local: Departamento de História - FFLCH/USP – Av. Prof. Lineu Prestes, 338 (Cidade Universitária)
Docente: Leandro Lopes Pereira de Melo é graduado em Arquitetura e Urbanismo e atua como conservador-restaurador de documentos gráficos, com ênfase em fotografias. Trabalhou como prestador de serviços na elaboração, execução e capacitação de equipes em projetos de conservação para instituições como Fundação Energia e Saneamento, Fundação Bienal de São Paulo e Museu Paulista da Universidade de São Paulo. É professor do Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac.
Público alvo: Profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, centros de documentação, museus e instituições congêneres, estudantes e interessados em geral.
Metodologia: Aulas expositivas com uso de slides de data-show e demonstração de materiais.
Programa:
• Conceitos de preservação do patrimônio cultural: conservação, preservação, restauração, conservação preventiva, acesso.
• A fotografia como componente de acervos.
• O processo fotográfico químico-físico.
• Estrutura e formatos dos suportes fotográficos analógicos.
• Agentes e processos de deterioração dos suportes fotográficos analógicos.
• Conservação preventiva: acondicionamento, armazenamento, controle e monitoramento ambiental, higienização, reprodução, montagem e exibição, segurança e salvamento, elaboração de normas e procedimentos de conservação.
• Planejamento de preservação de acervos fotográficos: diagnóstico, definição de prioridades e estratégias de intervenção.
Novidade: A ARQ-SP oferecerá uma nova categoria de treinamento, denominada Laboratório, exclusiva para aqueles que tenham cursado a oficina sobre Arquivos Pessoais. Aguardem novas informações!
Valor do Investimento:
• Sócios da ARQ-SP: R$ 160,00
• Não sócios: R$210,00
• Estudantes de Graduação: R$ 105,00
Informações sobre as inscrições:
1. As inscrições somente poderão ser feitas através do site http://www.arqsp.org.br/?l=cursos.
2. Clicar no link correspondente à inscrição pretendida (Pessoa Física ou Pessoa Jurídica).
3. Preencher corretamente o formulário e finalizar a operação clicando no botão “enviar”.
4. Aguardar um dia útil para confirmação dos dados enviados e da situação cadastral, se o interessado for sócio da ARQ-SP. Observação: Somente os sócios quites com a anuidade de 2009 terão direito ao pagamento com desconto.
5. Após a confirmação dos dados, o interessado receberá um e-mail do Pagamento Certo Locaweb com informações sobre a cobrança da inscrição. Observações:
o Apesar de a ferramenta Pagamento Certo Locaweb trabalhar com cartões de crédito para a realização de pagamentos, a ARQ-SP ainda não está trabalhando com essa forma de pagamento. Não serão aceitos pagamentos feitos através de cartão de crédito!
o Siga as instruções do e-mail para a emissão do boleto bancário.
o O boleto bancário será emitido pela LOCAPAG SERVIÇOS DE COBRANÇA LTDA., com vencimento para 07 dias corridos a partir da data de sua emissão.
6. Estudantes de graduação deverão enviar comprovante de matrícula do ano/semestre vigente para o e-mail cursos@arqsp.org.br, informando o código/nome do curso desejado, concomitantemente ao envio da ficha de inscrição. As informações referentes à cobrança da inscrição somente serão enviadas após o recebimento dos documentos mencionados.
7. O pagamento realizado por Pessoa Jurídica só poderá ser feito à vista. Será concedido desconto de 20% (vinte por cento) para as instituições que inscreverem três ou mais participantes.
8. Não serão aceitas notas de empenho para pagamento após o término do curso.
9. O envio da ficha de inscrição preenchida não garante a matrícula no curso. A mesma só estará efetivada após a confirmação do pagamento pelo banco.
10. Não serão feitas reservas de vagas.
11. As inscrições poderão ser realizadas até três dias úteis antes do início do curso.
12. Após o término das vagas ou ultrapassado o prazo mencionado no item 11, o sistema não estará mais disponível para a realização de inscrições no curso.
Marcadores: cursos
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial