ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

26 março, 2010

EXPOSIÇÕES - 26-3-10

São Paulo-SP - A Passagem do Tempo
A mostra é o resultado de um compromisso assumido pela tríade em executar uma obra por dia ao longo de um ano. Durante este período Cássia, Helenita e Rosa tiveram diferentes experiências artísticas que mudaram a concepção de tempo e colocaram em prática suas poéticas pessoais que possivelmente seriam esquecidas por outras questões do dia a dia. Um conjunto de pequenas obras, todas em tamanho 10x10 cm, presente no espaço expositivo do 3º andar representam reflexões filosóficas do coletivo que ganham sentido ao relacionar três percursos distintos mostrados a partir de técnicas e materiais diferentes. Para as artistas “A fragmentação seqüencial destas miniaturas sugerem a reconfiguração de uma experiência longa enquanto data, mas única enquanto tempo interior ditado pelas necessidades de cada uma de nós”. Cassia Aresta estabelece em suas criações a relação entre espaço-tempo, por meio de linguagens construtivas e estruturas geométricas. O conceito se encontra nas interações dos planos, das delimitações, das linhas, das cores e superfície. A cor, por vezes, é linguagem autônoma atuando como protagonista. O branco e o preto, quase sempre presentes, também são luz e sombra, são espaços, são conceitos. Nas obras de Helenita Peruzzo há o registro de memórias da própria artista, de outras pessoas e locais diferentes do mundo. Em especial as pequenas memórias, aquelas que não produzem fatos históricos evidentes, mas que se misturam aos seres. Helenita experimentou diversos suportes e materiais em seu trabalho. Nele, há o uso de assemblagens induzidas por imagens, formatos e texturas de materiais banais que acabam conversando entre si. A poética usada por Rosa Grizzo é o feminino, a mulher em busca da sua identidade. E, para expressá-la, ela usa materiais relacionados ao universo da manualidade doméstica e suas formas de execução. A partir de seus questionamentos e dessa procura por uma estética particular, passou a usar em seus trabalhos a própria silhueta, retirada de uma foto sua recortada.
Até 23 de Maio, De terça a sexta, das 10h30 às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30
SESC Pinheiros
Rua Paes Leme, 195 (Pinheiros)
Tel: (11) 3095-9400 (11) 3095-9400
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Família Ferrez: Novas Revelações

A exposição está dividida em quatro blocos: Nossa terra, que apresenta registros de viagens pelo Brasil; Outras terras, com imagens feitas no exterior; Comentário social, crônica familiar da família Ferrez; e Memória, que exibe diários de viagens, correspondências, álbuns de família e fotos de Marc feitas por ele e por seus filhos. Os trabalhos, pertencentes ao Arquivo Nacional desde 2007, já foram vistos no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
Até 23 de Maio, de terça a domingo, das 12h às 20h
Galeria Olido
Av. São João, 473 (Próximo das estações República e Anhangabaú) (Centro)
Tel: (11) 3334-0001 (11) 3334-0001 - ramal 1941
Ingressos: Grátis
Sampa Online



São Paulo-SP - Mil e Um Dias e Twilight
A exposição está estruturada pelo diálogo entre o vídeo Mil e um dias e Twilight, um trabalho realizado com base em imagens fotográficas de grandes dimensões em dois tipos de suporte, rígido e flexível. O vídeo é uma espécie de moto perpétuo que alterna lentamente imagens de um céu diurno e noturno – com respectivas trilhas sonoras – saídas, a cada vez, do mesmo ponto central da parede/tela, simulando um enorme diafragma. Twilight, por seu turno, confronta a representação fotográfica de uma paisagem também celeste, exibida num grande painel que toma toda a parede de fundo da sala, mas que tem sua visão, do ponto de vista frontal, parcialmente velada por uma espécie de cortina semitransparente na qual está impressa uma imagem semelhante à primeira. Entretanto, a distância de fixação dos dois suportes permite que o público circule por entre essas imagens. Regina Silveira é artista intermídia e professora do Depto. de Artes Plásticas da ECA-USP.
Até 23 de Maio, de terça a sexta, das 10h às 21h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque.)
Tel: (11) (11) 3255-7182
Ingressos: Grátis
Sampa Online



São Paulo-SP - Modos de Permanência
Nas fotografias da exposição Modos de permanência, de Karina Zen, estão reunidos trabalhos de duas séries recentes, Retratado e O sujeito depois de esculpido e fotografado, com imagens respectivamente de animais taxidermizados e esculturas humanas. Nelas, o sujeito é como que atualizado e recuperado, imagem que passa por várias instâncias: do escultor à escultura, do taxidermista ao taxidermizado, da fotografia ao fotografado. Assim, ainda que fotografia e morte se aproximem, é através da imagem fotográfica que existe a possibilidade da presença. Para a artista, a imagem fotográfica é o lugar de sobrevida dos elementos que compõem esta cadeia de substituições, e a sala expositiva, seu espaço de coexistência.
Até 23 de Maio, de terça a sexta, das 10h às 21h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque.)
Tel: (11) (11) 3255-7182
Ingressos: Grátis
Sampa Online




São Paulo-SP - O Lugar do Ar
A artista Carla Guagliardi mostra alguns dos conceitos fundamentais que permeiam seus 20 anos de criação artística, como vulnerabilidade, leveza, equilíbrio precário e interdependência. Nas obras expostas, o próprio ar é um elemento que interfere na espacialidade e nas relações entre os materiais envolvidos, assim como na instauração de uma temporalidade particular. A artista observa que, nos últimos anos, sua pesquisa tornou-se “predominantemente escultural, mas tem o tempo como seu principal agente”. Assim, a escolha dos materiais utilizados — água, plástico, látex, vidro, metais, madeira — inclui também, por assim dizer, o ar e o tempo. Essa proximidade de materiais originalmente diversos, mas que, para a artista, têm como propriedade principal a extrema flexibilidade ou a quase total ausência desta, assim como a ação do tempo, faz com que seus trabalhos tridimensionais estejam em constante transformação formal, oferecendo uma espécie de registro mnemônico na matéria e no espaço.
Até 23 de Maio, de terça a sexta, das 10h às 21h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque.)
Tel: (11) (11) 3255-7182
Ingressos: Grátis
Sampa Online




São Paulo-SP - Rente
Rente, exposição de Fábio Flaks com curadoria de Thais Rivitti, traz duas séries de trabalhos, Festa! e Amplificadores, e duas pinturas individuais. Sua obra apresenta objetos cotidianos retratados de modo realista em pinturas e desenhos, feitos com procedimentos contidos, regrados e esquadrinhados, repletos de espaços em branco e lacunas.
Até 23 de Maio, de terça a sexta, das 10h às 21h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque.)
Tel: (11) (11) 3255-7182
Ingressos: Grátis
Sampa Online



São Paulo-SP - Bíblia Citações
Desde que se aprofundou no cristianismo, o artista plástico paulistano Carlos Araujo tem se dedicado a um projeto único: a pintura de telas inspiradas nas passagens da Bíblia Sagrada. Parte deste projeto, que ao longo de 20 anos resultou num expressivo acervo de 1.200 telas, poderá ser vista no Museu Brasileiro de Escultura – MUBE. A ocasião marcará também o lançamento do livro de mesmo nome, com prefácio assinado pelo papa Bento XVI. O artista traz para esta exposição, 25 painéis de grandes dimensões – desenvolvidos a partir de uma técnica de tela colada sobre madeira e um minucioso processo de sobreposição de cores - acompanhados de textos bíblicos.
Estréia dia 26 de Março (sexta)
Até 18 de Abril, de terça a domingo, das 10h às 19h
MuBE (192 lugares)
Av. Europa, 218 (Jardim Europa)
Tel: (11) 3081-8611 (11) 3081-8611
Ingressos: Grátis
Sampa Online

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial