ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

25 junho, 2010

CURSOS - 25-6-10

PUC-SP oferece curso de especialização em História, Sociedade e Cultura
Este curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), visa contribuir para a atualização permanente dos profissionais do ensino e da pesquisa em História e áreas afins. Para tanto, o curso apresenta e discute as diferentes formas como a correlação entre sociedade e cultura está presente nos debates e nas produções historiográficas contemporâneas. Os módulos são compostos por disciplinas que dialogam, para possibilitar a abordagem dessas temáticas de forma inter-relacionada.
As disciplinas que constituem o núcleo mais específico de atualização teórica, historiográfica e metodológica buscam explicitar: a diversidade dos vários registros historiográficos; os percursos de produção do conhecimento em História; os pontos em comum e as distinções dos processos de construção do conhecimento em História e em outros campos do conhecimento (interdisciplinaridade); o trabalho de escrita da história e suas relações com outras formas de narrativa; o sentido analítico ou interpretativo das obras historiográficas; os muitos ofícios do historiador, de acordo com as várias rotas trilhadas pela historiografia contemporânea; as concepções de tempo que caracterizam distintas correntes historiográficas ou distintos autores; o questionamento das noções de história total, verdade histórica, discurso histórico e macro-história, conforme aparecem em registros variados e a idéia de história plural, tão recorrente na contemporaneidade.
As demais disciplinas visam apresentar os temas, os objetos e as questões que derivam da perspectiva interdisciplinar no trabalho do historiador em recortes espacio-temporais diversos. Elas abordam as complexas relações entre história, sociedade e cultura a partir dos eixos temáticos imaginário, movimentos sociais, trabalho, cidade, etnia e gênero, cotidiano e poder. Aprofundam a análise da historiografia específica relativa a diferentes processos e períodos históricos e preparam para o trabalho de exploração de diferentes documentos.
O curso forma especialistas em História, capacitados para a pesquisa e o ensino. As disciplinas que constituem o núcleo mais específico de atualização teórica, historiográfica e metodológica buscam explicitar a diversidade dos registros historiográficos e os percursos de produção do conhecimento em História. Além disso, para aprofundar discussões que emergem nas disciplinas/módulos, os alunos participam de quatro oficinas do núcleo Atelier de Clio, oferecidas com periodicidade semestral.
Dirigido a graduados em História ou em outras áreas das ciências humanas; pesquisadores e professores das redes pública e particular de ensino, o curso tem início em 7 de Agosto e aulas sempre aos sábados, das 8 às 17 horas, no Campus Monte Alegre, que fica na Rua Ministro Godói, 969 – Perdizes, São Paulo.
Comunicação Institucional
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo



Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial