ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

02 junho, 2010

INTERESSA OU NÃO? - 2-6-10

Vaga de Professor na PUC

Estão abertas as inscrições para Processo Seletivo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, para preenchimento de 01 vaga na Faculdade de Filosofia, Comunicação letras e Artes - Departamento de Arte, para o Curso de Conservação e Restauro.


EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES Nº 002/09
A Diretora da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes no uso de suas atribuições,
Faz saber que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo, que será realizado de 28/05/2010 a 22/06/2010, para preenchimento de 01 (uma) vaga, na Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes – Departamento de Arte, para o Curso de Conservação e Restauro de acordo com os seguintes critérios:
I - DAS INSCRIÇÕES
Art. 1º - As inscrições para o Processo Seletivo deverão ser feitas por meio de requerimento que será disponibilizado no site da Faculdade, dirigido ao(à) Diretor(a), juntando-se:
Curriculum Vitae na Plataforma Lattes acompanhado dos seguintes documentos:
- Cópia do diploma de Graduação Plena, devidamente registrado, relacionado à área de conhecimento da disciplina ou atividade pedagógica que será oferecida;
- Cópia do diploma de Mestre e/ou de Doutor devidamente registrado (no caso de títulos obtidos em universidade estrangeira, estes deverão já ter sido reconhecidos no Brasil);
- Cópia de Certificado de Curso de Especialização;
- Cópia de documentos pessoais (RG e CPF) e foto 3 x 4;
- Plano de aula de acordo com a ementa proposta para a disciplina (anexo I); - Publicações dos últimos 03 (três) anos devidamente comprovadas, (juntar capa do livro ou revista e do artigo);
- Port-folio comprovando experiência mínima de três anos na área de conservação e restauro e na área solicitada no edital;
- Projeto de pesquisa na área de Conservação e Restauração de Bens Culturais
Declaração, nos termos do modelo anexo, de que não possui sentença condenatória transitada em julgado na esfera criminal, acompanhada de justificativa, se for o caso.
II - DAS VAGAS OBJETO DA SELEÇÃO
Art. 2º - O Processo Seletivo será realizado para preenchimento das seguintes vagas:
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Nº DE VAGAS
CARGA HORÁRIA HORÁRIOS
Atelier de restauro de madeira policromada
01 04
6ª-feira
8:05 as 11:45 hs
Parágrafo único - O Processo Seletivo também classificará candidatos a fim de atender eventual demanda para substituição de professores ou para abertura de novas vagas, no prazo de validade da Seleção.
Art. 3º - O Processo de Seleção e de classificação do candidato compreenderá 04 (quatro) Fases, a saber:
1ª Fase (Eliminatória):
Análise da documentação do candidato, de acordo com as normas nternas do Setor, que poderá ou não atribuir valores de pontuação.
2ª Fase (Classificatória):
Prova pratica de 60 minutos. O candidato deverá analisar e propor o tratamento de conservação e restauro das obras apresentadas, especificando materiais e metodologia.
3ª Fase (Classificatória):
Prova didática de 50 minutos. Os pontos da prova didática assim como a bibliografia, só serão informados no ato da inscrição. O ponto será sorteado no termino da 2ª Fase e o candidato terá 24 (vinte e quatro) horas para preparação da aula.
4ª Fase (Classificatória):
Entrevista e argüição sobre o projeto de pesquisa e programa de disciplina apresentado.
§1º - Na 1ª Fase, serão consideradas as seguintes qualificações do candidato:
a) Experiência comprovada em projetos de conservação e restauro, com ênfase em esculturas de madeira douradas e policromadas, há mais de 03 anos;
b) Experiência docente;
c) Titulação;
d) Atualização no campo de sua especialidade: pesquisas, publicações, participação em congressos.
§2º - A classificação final dos candidatos será obtida pelo resultado da análise das 04 (quatro) Fases da avaliação.
§3º - Em caso de empate entre os candidatos, serão observados os seguintes critérios de desempate:
a) Titulação;
b) Tempo de titulação;
c) Produção acadêmica;
d) Tempo de atividade no magistério superior;
e) Prevalecendo o empate, o voto de minerva será dado pelo Presidente da Banca.
III - DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
Art. 4º - O Processo Seletivo obedecerá as etapas e datas a seguir:
a) Publicação do Edital: de 28/05/2010 a 11/06/2010;
b) As inscrições serão feitas na Secretaria da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes das 13h às 19h, nos dias 14 e 15/06/2010;
c) O processo seletivo será realizado em:
16/06/2010 – 1ª fase
17/06/2010 – 2ª fase
18/06/2010 – 3ª fase
21/06/2010 – 4ª fase
d) O resultado do Processo Seletivo será publicado em 22/06/2010.
Parágrafo único - A seleção dos candidatos não garante a contratação do professor que está adstrita à aprovação do Reitor e da Fundação São Paulo - FUNDASP, nos termos do Art. 100 do Estatuto da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.
IV - DA BANCA EXAMINADORA
Art. 5º - O Processo Seletivo será conduzido por uma Banca composta por, no mínimo, 03 (três) professores indicados pelo Departamento a que está vinculada a disciplina, linha ou núcleo de pesquisa, devendo estes ter titulação mínima de mestre. Os membros da Banca, após sua constituição, deverão definir seu Presidente.
§1º - O Diretor e o Diretor Adjunto da Faculdade não poderão integrar a Banca Examinadora da Seleção, sendo preservados como instância de recurso, como prevê o Art. 12 deste Edital.
§2º - Quando a Seleção tiver por objetivo a contratação de professor especificamente para os Programas de Pós-Graduação, a Banca deverá ser composta por ao menos 2/3 (dois terços) de docentes credenciados em Programas de Pós-Graduação.
V - DAS CONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO
Art. 6º - A contratação obedecerá às seguintes condições:§1º - No caso de contrato por prazo indeterminado, os candidatos selecionados deverão compor o quadro provisório do Departamento, tendo início o período probatório de 03 (tres) anos.
§2º - No caso de contrato por prazo determinado, os candidatos selecionados poderão ser contratados para: a) o exercício temporário do ensino; b) atender as situações de substituição; c) o ministério de disciplinas optativas; d) a situação de especialistas para os Cursos Superiores de Tecnologia; e) os demais casos previstos no Art. 101 do Estatuto.
§3º - Os professores contratados na forma do §2º não integrarão o quadro provisório, e o tempo não será contabilizado como período probatório.
Art. 7º - A contratação será feita de acordo com o que prevê o Art. 100 do Estatuto da Universidade.
VI - DO PRAZO DE VALIDADE DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS
REMANESCENTES
Art. 8º - O presente Processo Seletivo terá validade de 02 (dois) anos.
Art. 9º - Os candidatos remanescentes, comporão uma lista de espera por ordem de classificação e deverão ser convocados, no prazo de validade da Seleção, para ocupar eventuais vagas ou para substituir professores afastados por licença.
VII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 10 - Os candidatos selecionados deverão elaborar o seu plano de
trabalho em conjunto com a Chefia do Departamento e Coordenação de Programa de Pós-Graduação (quando for o caso) por ocasião da
contratação, com as propostas relacionadas ao ensino, a pesquisa e a extensão.
Art. 11 - Não será admitido pedido de revisão de qualquer das Fases do
Processo Seletivo.
Art. 12 - Os casos omissos serão decididos primeiramente pela Banca
Examinadora para o processamento da Seleção, podendo esta recorrer à
Direção da Faculdade e às Pró-Reitorias de Graduação ou de Pós-
Graduação, em caso de dúvida.
São Paulo, 28 de maio de 2010.
Disciplina: Atelier de restauro: madeira policromada básico
Ementa: Conhecimento de técnicas tradicionais de execução e restauração de madeira policromada; conhecimento e prática de restauro moderno de suporte de madeira policromada. Técnicas e materiais tradicionais de madeira policromada: estrutura, talha, preparações, tintas, douração, prateação e vernizes. Técnicas históricas de restauro de madeira policromada: cera, repintura, reconstruções/alterações de volume e forma, restauro autodidático, etc.
Bibliografia Básica
Aleijadinho e Mestre Piranga: Processos de Atribuição e História da Arte. Imagens da
Coleção de Renato Whitaker. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2002.
Carvalho, Anna Maria Monteiro de. Mestre Valentim. São Paulo: Cosac & Naify , 1999.
Devoção e Arte: Imaginária Religiosa em Minas Gerais / Beatriz Coelho, organizadora
– São Paulo: EDUSP, 2005.
MARINO, João. Iconografia de Nossa Senhora e dos Santos. São Paulo: Banco Safra –Projeto cultural, 1996.
RESCALA, João José. Restauração de obras de arte: pintura, imaginária, obras de
talha.Bahia: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1985.
Bibliografia Complementar
ALARCÃO, Catarina G. de. Introdução ao estudo material e conservação de escultura em pedra e madeira. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2002.
BOYER, Marie-France. Culto e Imagem da Virgem. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2000.
CREMONESI, Paolo. Materiali e metodi per la pulitura di opere policrome. Firenze:
CEIB/EBA/UFMG, 2003.
IPT/Secretaria de Industria, Comércio, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo,
SP, 1986.LEMOS, Carlos A. C. A Imaginária Paulista: Esculturas. São Paulo,
Pinacoteca do Estado, 1999.
LEPAGE, Ennio Silva (coord). Manual de Preservação de Madeiras. Vols I e II MAINIERI, Calvino, e Chinelo, João P. Fichas de características das madeiras brasileiras. São Paulo: IPT, 1989
MEGALE, Nilza Botelho Megale. O Livro de Ouro dos Santos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
MIRÓ, Eva Pascual i. O restauro de madeira. Lisboa: Estampa, 1999.
REIS, J.E. Barreiros dos. Vocabulario dos termos utilizados em preservação de madeiras. Lisboa: LNEC, l986.
TIRAPELI, Percival. Igrejas Paulistas: Barroco e Rococó. São Paulo: UNESP, 2003.
TIRAPELI, Percival. Arte Sacra Colonial: Barroco Memória Viva. São Paulo:
UNESP, Imprensa Oficial do Estado, 2001.
URBAN, J. Ribeiro & BARRETO, Suzana. Aparecidas. Tempo d’imagens.
VICENC, Gilbert. Restauro- aula de madeira. Lisboa: Estampa
Periódicos e anais
Patrimônio Estudos – Ciências e Técnicas Aplicadas ao Património. Lisboa: IPPAR,
(coleção).
Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Brasília: IPHAN – em publicação
desde 1937
Studies in conservation. London: International Institute of Conservation, trimestral, em
publicação desde 1952.
National Gallery Technical Bulletin. Anual, em publicação. Início: 1977. Último n.º: 27
(2006).
Bulletin de l’Institut Royal du Patrimoine Artistique. Anual, em publicação. Início : 1958.
Último n.º: 30 (2003).
Associação Brasileira de Conservadores/Restauradores de Bens Culturais –Anais do VII
Seminário: Panorama atual da conservação na América latina. Petrópolis: ABRACOR,
1994
Associação Brasileira de Conservadores/Restauradores de Bens Culturais –Anais do VIII
Congresso: Políticas de Preservação - Pesquisas e Técnicas em conservação/Restauração -
Formação Profissional. Minas Gerais: ABRACOR, 1996.
Associação Brasileira de Conservadores/Restauradores de Bens Culturais -Anais IX
Congresso: Conservação e Comunidade. Bahia: ABRACOR, 1998.
Associação Brasileira de Conservadores/Restauradores de Bens Culturais -Anais do X
Congresso: Desafios da Preservação do Patrimônio Cultural. São Paulo: ABRACOR,
2000.
São Paulo, 28 de Maio de 2010.
D E C L A R A Ç Ã O
Declaro, para os devidos fins e sob as penas da lei, que não existe contra a minha pessoa, qualquer sentença condenatória transitada em julgado na esfera criminal.
São Paulo, de de 2010

_________________________________

assinatura do candidato



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
PUC-SP
1946•2006

FICHA DE INSCRIÇÃO

Eu, _____________________________________________________________________,

residente à ________________________________________________________________

Bairro:___________________________,CEP:_________________,Cidade:____________

Estado:__________________Tel.( )____________________Cel. _________________

E-mail: __________________________________________________________________

Venho requerer minha inscrição para o Processo Seletivo do Departamento de Arte, para o

Curso: Superior de Tecnologia de Conservação e Restauro, para a(s) disciplina(s).

_________________________________________________________________________

Anexo a esta, apresento os seguintes documentos:

Curriculum Vitae na Plataforma Lattes acompanhado dos seguintes documentos:

- Cópia do diploma de Graduação Plena, devidamente registrado, relacionado à área de

conhecimento da disciplina ou atividade pedagógica que será oferecida;

- Cópia do diploma de Mestre e de Doutor devidamente registrado (quando couber);

- Cópia de Certificado de Curso de Especialização (quando couber);

- Cópia de documentos pessoais (RG e CPF) e foto 3 x 4;

- Plano de aula de acordo com a ementa proposta para a disciplina ;

- Publicações dos últimos 03 (três) anos devidamente comprovadas, (juntar capa do livro ou

revista e do artigo);

- Port-folio comprovando experiência solicitada no edital;

- Projeto de pesquisa na área de Conservação e Restauro de Bens Culturais.

Declaração, nos termos do modelo anexo, de que não possui sentença condenatória transitada

em julgado na esfera criminal, acompanhada de justificativa, se for o caso.

São Paulo, ______ de ______________ de________

________________________________________

(Assinatura)

.................................................................................................................................................

Rua







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