ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

13 julho, 2010

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 13-7-10

Trabalho resgata história do vinil em Uberlândia
A idéia é disponibilizar os arquivos digitais para o público, resgatando um pouco da história da radio-difusão de Uberlândia.
O processo tem estimativa para ser finalizado em dois anos, e depois do processo finalizado, todos os discos de vinil serão guardados no acervo da rádio.

Mais um patrimônio
Memória de Ribeirão Conselho aprova tombamento de casarão na Rua Luiz Gama onde casal vive há vinte anos
Ribeirão Preto ganhou oficialmente mais um patrimônio histórico. O tombamento definitivo de um casarão de 1936 na Rua Luiz Gama foi determinado anteontem em reunião do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto (Conppac).
A moradora da casa, Mandi Witha, 58 anos, está no local há quase duas décadas. Ela e o marido, José Gabriel, 73, vivem na área que é considerada de preservação ambiental e não pode ser alterada com qualquer tipo de obra, onde mantêm a criação de animais —são dois porcos, um cavalo, seis cachorros, 20 pintinhos e 15 galinhas.
De acordo com a presidente do Conppac, Cláudia Morrone, a área já merece cuidado por ser de preservação. “É uma região bem específica, porque tem minas de água preservadas e o pessoal cria animais”, disse.
O tombamento provisório, pedido pelo Ministério Público em 2005, já havia sido informado ao casal, que toma os cuidados determinados para não alterar a estrutura ou comprometer a construção, mas, para Mandi e Gabriel, manter a casa dá trabalho. “Algumas janelas estão apodrecendo e só podemos comprar o modelo igual, que é caro e difícil de encontrar. Nós tentamos cuidar, mas a madeira não aguenta”, afirmou Mandi.
Ainda segundo ela, eles tentam colaborar com a preservação do terreno, mas a parte financeira é difícil. “Temos só a aposentadoria e os gastos para repor as peças são muitos. Eu gostaria de trocar uma porta, por exemplo, mas não posso. Apesar disso, gosto muito daqui. É o paraíso”, disse.
De acordo com o arquiteto e conselheiro do Conppac, Cláudio Bauso, a casa foi tombada por representar uma época e apresentar uma relação social e cultural por meio da arquitetura. “O casarão mostra como era o período, com traços específicos, como a argamassa de barro e a fundação de pedra”, disse. Ainda segundo Bauso, os estudos sobre a área são antigos. “As análises existem desde antes do tombamento provisório.”
Igreja passará por avaliação
Na reunião de anteontem à noite, o Conppac também recebeu o pedido de um munícipe para o tombamento da Paróquia Cristo Operário, na Vila Abranches. O Corpo Técnico de Apoio (CTA) irá inspecionar o local para avaliar. Segundo Cláudia, qualquer munícipe pode pedir o tombamento de um imóvel na cidade, sem grandes justificativas. “Ele não precisa apresentar os motivos todos. Pode pedir, e o CTA analisa. Recebemos pedidos sempre, mas é importante lembrar que construção antiga não é necessariamente histórica”, afirmou. A paróquia é simples e muito visitada pelos moradores da região. Um deles é o aposentado Antonio Manoel Soares, 84 anos, que frequenta a igreja. “É uma missa muito boa e muita gente vai, tanto que ela está pequena para a quantidade de gente. Não podemos deixar ela desmanzelada. É preciso cuidar.” (MA)
MARINA ARANHA
Gazeta de Ribeirão
Mais de 60 anos da história da música serão resgatados com a digitalização de 20 mil discos de vinil do acervo da Rádio Cultura, de Uberlândia. Raridades como um disco autografado de Roberto Carlos, da década de 60, e coletâneas de Frank Sinatra e Michael Jackson, incluindo o Long Play “State of Shock” (1984), que o cantor pop gravou com o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, e os irmãos Jackson serão digitalizados.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial