ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

29 julho, 2010

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 29-7-10

Cientistas vão retornar ao Titanic para fazer mapa 3D
Uma equipe de cientistas lançará uma expedição ao Titanic no próximo mês para avaliar as condições do mais famoso naufrágio do mundo e criar um detalhado mapa 3D que " vai tirar, virtualmente, o Titanic do fundo do mar para o público". A expedição ao local a 4 quilômetros de profundidade sob o Oceano Atlântico está sendo apresentada como a mais sofisticada expedição científica ao Titanic desde a descoberta dos restos do navio, há 25 anos.
A jornada de 20 dias deve partir de St. Johns, na província canadense de Terra Nova, numa parceria entre a RMS Titanic, empresa que tem os direitos de resgate do navio, e a Instituição Oceanográfica Woods Hole, dos Estados Unidos. A expedição não fará coleta de artefatos, mas sondará o campo de destroços de 3 km por 5 km, onde milhares de objetos permanecem espalhados.
Alguns dos visitantes mais frequentes do local farão parte da expedição, ao lado de importantes cientistas submarinos e de organizações como a Administração Nacional de Atmosfera e Oceano (NOAA) dos Estados Unidos. Os organizadores afirmam que os dados e imagens ficarão, no fim, disponíveis para o público.
"Pela primeira vez, realmente vamos tratar isso como um sítio arqueológico, com duas coisas em mente", disse o cientista David Gallo, um dos líderes da expedição. "Uma é preservar o legado do navio, ao melhorar a história do Titanic em si. A segunda é entender exatamente qual o estado do navio". O Titanic bateu em um iceberg e afundou em sua viagem inaugural em 15 de abril de 1912, deixando 1.522 mortos.
Desde que o oceanógrafo Robert Ballard e uma equipe internacional descobriram o Titanic, em 1985, a maioria das expedições dedicou-se a fotografar o naufrágio ou recolher artefatos, como louças, sapatos e peças do navio. O cineasta James Cameron, diretor do filme Titanic, também levou equipes ao local do naufrágio para gravar a proa e a popa, que se separaram durante o afundamento e hoje estão separadas por 500 metros.
A equipe de oceanógrafos, arqueólogos e outros pesquisadores vai agora fazer uma avaliação das duas seções do navio, que estão submetidas a correntes marítimas, água salgada e à pressão do fundo do oceano. A expedição usará tecnologias de imagem e sonar que nunca tinham sido aplicados ao Titanic e para sondar quase cem anos de sedimentos acumulados, a fim de obter o mais completo inventário possível do conteúdo do navio. "Estamos tratando isso como uma cena de crime", disse Gallo.
AE-AP - Agência Estado





Encontro busca valorizar cultura e tradições gaúchas
Professores de todas as redes de ensino participam do 2º Encontro de Cultura Gaúcha, que acontece no dia 2 de agosto, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Santa Cruz do Sul. As inscrições terminam nesta sexta-feira. Promovido pela Smec, o evento busca qualificar a ação didático-pedagógica e trabalhar o tema da Semana Farroupilha deste ano, que é Farroupilhas: Ideais, Cidadania e Revolução.
De acordo com a titular da pasta, Rejane Henn, os docentes serão capacitados para reforçarem a importância da cultura gaúcha no cotidiano escolar. “Pretendemos fazer com que os educandários diversifiquem o trabalho didático-pedagógico, inovando suas ações a partir das atividades realizadas”, salienta. A programação começa a partir das 16 horas, com a abertura da exposição de indumentárias (pilchas) e a mostra de artesanato local.
Também estão previstas explanações sobre o histórico do chimarrão, além da exibição de diversas formas de se preparar a bebida típica dos gaúchos. Ainda durante a tarde ocorre uma oficina de brinquedos folclóricos com material reciclado (garrafas pet) e atividades lúdicas para a Semana Farroupilha. As 15 vagas disponibilizadas foram preenchidas. “Queremos que as educadoras reaproveitem os materiais para desenvolverem conto de lendas e teatros folclóricos ou simplesmente para os alunos se divertirem com brinquedos antigos de nossos pais e avós, como pandorga, boneca de pano e carrinho de lata”, diz a presidente da comissão dos festejos farroupilhas e representante da Smec, Zoraia Pereira dos Santos.
Um momento cívico e cultural acontece às 19 horas, no auditório da Smec. A conselheira do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Odila Savaris, palestra sobre o tema da Semana Farroupilha. “Não podemos nos furtar de aproximar as escolas dos CTGs, pois esse movimento que preserva a cultura e o folclore surgiu dentro delas”, salienta Zoraia.
Onde fazer
As inscrições devem ser confirmadas até as 17h30 desta sexta-feira na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), com a supervisora Ivetes Goettert (3715 2446), ou na Secretaria Municipal de Turismo, com a professora Rosane Schinke (3713 1288). Os participantes podem colaborar com uma caixa de leite integral, que será doada para a Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan). Em setembro, a comissão dos festejos farroupilhas assumirá os 650 litros consumidos mensalmente pelos idosos.
Roberto Patta



Tradição de peregrinação a Santiago de Compostela vem da Idade Média
Divulgação



Apogeu de peregrinação católica a Santiago de Compostela ocorreu durante os séculos 12 e 13 e, posteriormente, no fim do século 20
A peregrinação católica a Santiago de Compostela, que teve origem na Idade Média, é uma das mais conhecidas do mundo e passa um momento de sucesso crescente, que se confirma neste ano de jubileu, antes da visita, em novembro, do Papa Bento 16.
A cada ano, dezenas de milhares de peregrinos, vindos do mundo inteiro, percorrem a pé ou de bicicleta todo ou parte do caminho que leva à catedral de Compostela, no noroeste da Espanha, onde está localizada o túmulo do apóstolo Santiago.
Cerca de 200 mil peregrinos são esperados no jubileu de Santiago de Compostela
A origem dessa peregrinação, uma das três maiores do cristianismo junto com Roma e Jerusalém na Terra Santa, remonta ao início do século nove, quando foi descoberta na Galícia pelo eremita Pelagius a tumba atribuída a são Tiago Maior, um dos doze apóstolos de Cristo.
Depois de ter conhecido seu apogeu nos séculos 12 e 13, o caminho de Compostela foi menos frequentado depois, antes de se tornar popular novamente no final do século 20 e no início do 21.
Ele é mais frequentado principalmente nos anos dos "jubileus". Neste ano, a data de 25 de julho, Dia de São Tiago, padroeiro da Espanha, cai no domingo, como em 2010. O rei Juan Carlos deve fazer na ocasião uma "oferenda nacional" na catedral de Compostela.
INDULGÊNCIA
Durante o último "ano santo" em 2004, cerca de 190 mil peregrinos foram a Compostela e as autoridades esperam pelo menos o mesmo número este ano. O próximo ano do jubileu, que permite aos peregrinos obter indulgência plenária da Igreja, será em 2021.
São considerados peregrinos aqueles que percorrem pelo menos 100 km a pé ou 200 km de bicicleta ou a cavalo em direção a Compostela. Os peregrinos recebem um certificado.
Para obter a indulgência plenáriua (paga todas as penitências após a confissão dos pecados), é preciso visitar a catedral e o túmulo, rezar para o papa e se confessar e comungar 15 dias antes ou após a peregrinação.
Entre os itinerários mais frequentados, estão na Espanha o "caminho francês" que leva a Compostela, a partir de Roncevaux, e o trecho de Somport, para os peregrinos vindos da França --que podem chegar de Tours, Vezelay, Le Puy-en-Velay ou Arles.
Em 2004, último ano jubilar, 6 milhões de turistas visitaram Santiago de Compostela e a cidade espera 10 milhões em 2010.
Segundo uma pesquisa realizada em junho, 55% das pessoas consultadas fazem a peregrinação por motivos religiosos, 5% por motivos culturais e 40% pelos dois ao mesmo tempo.
FRANCE PRESS

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial