ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

17 agosto, 2010

CURSOS - 17-8-10

Santos-SP - Curso de restauro deve atender imóveis do Centro Histórico
O curso de pós-técnico de restauração de bens culturais, que será implantado em Santos a partir de 2010, deverá formar mão-de-obra especializada para projetos de recuperação de prédios do Centro Histórico de Santos. Uma das propostas em estudo é a criação de convênios de estágio em construções classificadas com níveis de proteção. Pelo programa municipal Alegra Centro, os proprietários de imóveis históricos em Áreas de Proteção Cultural (APC) recebem incentivos fiscais, como a isenção total do IPTU e ISS da obra.
No próximo dia 20, às 9h30, uma comissão formada por técnicos do Centro Paula Souza, engenheiros, arquitetos e historiadores estará em Santos para conhecer as instalações da Etec Aristóteles Ferreira, no Bairro da Ponta da Praia. A vistoria, que será acompanhada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), tem por objetivo avaliar as condições físicas do prédio para o funcionamento do curso. Às 11 horas, o grupo visitará o Centro Histórico.
“Como será o primeiro curso do Estado nessa modalidade, Santos será uma referência para outras regiões. A idéia é acertar convênios para que os alunos possam estagiar nos imóveis que precisam de restauração”, explicou o deputado, responsável pela proposta do curso.
Na última reunião realizada em São Paulo, foi discutida uma proposta da grade curricular, com as disciplinas de História da Arte no Brasil e em Portugal, História da Arquitetura Brasileira e Educação Patrimonial. Haveria ainda aulas sobre Agentes Biológicos da Deterioração, Modelagem, Ornatos e Fachadismo. Por ser pós-técnico, a capacitação é voltada a alunos com formação técnica em Edificações e Desenho da Construção Civil.
Outra possibilidade em estudo é a inclusão de aulas empreendedorismo na formação dos futuros profissionais. “Como muitos deles vão trabalhar como prestadores de serviço, é importante transmitir conhecimentos que estimulem a formação de futuros empreendedores do restauro”, justificou o deputado.
Para que o curso seja uma referência na formação de mão-de-obra especializada, a comissão defende a obtenção do reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Seria uma espécie de chancela de que a capacitação atende às normas desses dois importantes órgãos.
Cursos livres – Os técnicos do Centro Paula Souza avaliam outra reivindicação do deputado: a criação de capacitações sem a exigência de uma escolaridade mínima. Atualmente, as Etecs já disponibilizam, gratuitamente, cursos livres de Formação Inicial Continuada (FIC).
Em Santos, poderiam seriam oferecidos módulos de pedreiro, estucador, pintor, carpinteiro, ferreiro e azulejista, direcionados para a área de restauro de edificações históricas. O objetivo desses cursos é garantir uma formação básica para jovens que buscam uma qualificação profissional para um mercado de trabalho em plena ascensão no País.

Comentário do Silvio: Acho que os envolvidos na pretenção deste curso teem uma ideia totalmente errônea do que a palavra restauro significa e devem desconhecer também, que há em Brasilia um projeto de lei em fase final de elaboração que regulamenta a profissão de restaurador.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial