ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

30 agosto, 2010

CURSOS - 30-8-10

Iperó-SP - Novo núcleo de restauração de prédio abre 4 cursos
Os jovens iperoenses ganharam um presente da Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado e com o Senai. Trata-se de quatro cursos, com duração de seis meses, voltados à qualificação na área de restauração de bens patrimoniais. Realizados pelo recém-criado Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico (NPPH) os cursos atendem alunos a partir dos 18 anos, que são capacitados para o exercício de uma profissão. Os cursos são nas áreas de Metal, Alvenaria, Pintura e Madeira. No último dia 19 (quinta-feira), os novos alunos foram convidados a participar de uma aula inaugural na Fundação Educacional Ipanema.
O evento teve a presença de autoridades municipais e empresários que apoiam o projeto. Eles recepcionaram os alunos e explicaram o conceito dos cursos e sua importância no mercado atual.
O coordenador do NPPH, Júlio Barros, explicou sobre a preservação do meio ambiente artificial (ambiente construído pelo homem), que vai além do conceito de restauro, simplesmente. "Preservar o meio ambiente artificial é zelar pela cultura arraigada em prédios e construções históricos, resgatando assim o ser humano como principal responsável pelo mundo." completou Barros.
O NPPH, mais forte e estruturado, substitui o Poeao (Projeto Oficina-Escola de Artes e Ofícios) que há quatro anos vinha iniciando os jovens ao ofício da restauração e recuperou prédios como o Pernoite, a igreja de São Jorge e a fachada das casas da Vila Ferroviária. Os novos cursos além de inserir os alunos numa área que está em constante crescente, irá beneficiar a região pois há planos para levar o projeto para outras cidades.
Osvaldo Simões Viera Filho já trabalha na área de serralheria e se inscreveu no curso de serralheiro restaurador para se aperfeiçoar. "A área de restauro está aquecida ultimamente no mercado. A remuneração costuma ser alta, já que reformar é mais trabalhoso do que desenvolver um novo produto, por exemplo", conta o serralheiro, animado com a oportunidade trazida pelo curso.
Quem tiver interesse em participar do projeto deve correr. As inscrições terminam hoje e devem ser feitas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), Mais informações pelo telefone 3266-1198.
Extraído de: Prefeitura Municipal de Iperó - 24 de Agosto de 2010

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial