ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

27 agosto, 2010

SAÚDE - 27-8-10

Córnea artificial restaura visão
Getty Images

SÃO PAULO – Pela primeira vez, córneas biossintéticas, fabricadas em laboratório, restauraram a visão de pacientes.
Desenvolvida por pesquisadores suecos e canadenses, a nova técnica ajudou a regenerar e reparar tecido danificado do olho em seis de 10 pacientes que se submeteram a um teste clínico.
O estudo, publicado na Science Translational Medicine, é o primeiro a mostrar que material artificialmente fabricado pode se integrar ao olho humano e estimular a regeneração.
A córnea é uma camada fina e transparente de colágeno e células que atua como uma janela no globo ocular e ajuda com o foco. Ela deve ser completamente transparente para permitir que a luz entre; no mundo, as doenças ligadas às córneas são a maior causa de cegueira e milhões de pessoas esperam por um doador.
A pesquisa liderada pelo Dr. May Griffith, da Universidade Linköping, poderia reduzir essa necessidade. Seu trabalho começou há mais de dez anos em Ottawa, Canadá, usando colágeno feito em laboratório e moldado na forma de uma córnea. Depois, em parceria com o Professor Per Fagerholm, cirurgião da mesma universidade, ele começou a testar a técnica em humanos.
Os testes em 10 pacientes consistiam em remover o tecido danificado da córnea em apenas um olho e o substituir pela córnea biossintética. Após dois anos de acompanhamentos, as células e nervos da própria córnea do paciente cresceram no implante, resultando em uma córnea regenerada que se parecia com o tecido saudável normal.
Os pacientes não tiveram nenhuma reação ou precisaram tomar imunossupressores (os remédios para controlar a rejeição). As córneas novas também se tornaram sensíveis ao toque e começaram a produzir lágrimas normalmente.
A técnica, que restaurou a visão em seis pacientes, é considerada promissora e passa por modificações que visam aperfeiçoar o bio material utilizado e o procedimento cirúrgico.
Paula Rothman, de INFO Online

Veja como cuidar da saúde durante o tempo seco
Com umidade do ar abaixo de 20%, a cidade São Paulo está em estado de alerta nesta segunda-feira. O tempo seco causa danos à saúde, desde ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, até o agravamento de doenças respiratórios. Para evitar ou minimizar os problemas, a Secretaria de Estado da Saúde indica alguns cuidados importantes.
As crianças e os idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados pela baixa umidade do ar.
O acúmulo de poeira pode desencadear problemas alérgicos, por isso é importante manter a higiene doméstica. Dormir em local arejado e umedecido ajuda a ter uma noite de sono tranquila. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água ou umidificadores.
Outro cuidado essencial é ingerir bastante água, além de sucos e água de coco.
Para aliviar irritação das vias aéreas e dos olhos, eles podem ser lavados com soro fisiológico.
A pele também merece atenção especial. Banhos com água muito quente provocam ressecamento --o uso de hidratante ajuda a manter a pele saudável.
Segundo o coordenador estadual de Saúde, Ricardo Tardelli, "são cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença neste período de tempo seco, ajudando a manter a saúde e a qualidade de vida".

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial