ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

11 agosto, 2010

EXPOSIÇÕES - 11-8-10

Bauru-SP - Exposição de arte dá vida à madeira
Esculturas traduz as formas da natureza de acordo com o universo imaginativo artista pernambucano José Bezerra
O Sesc Bauru traz pela primeira vez à cidade obras do artista plástico pernambucano José Bezerra, um dos representantes da escola criada por Xico Santeiro no Rio Grande do Norte, considerado maior nome da arte no Estado. Todas as esculturas em madeira ganham forma com o auxílio de ferramentas simples como facão, grosa, formão e serrote. Sua obra criativa traduz a representação da natureza em figuras variadas do universo imaginativo de Bezerra, artista que nunca deixou o sertão de Pernambuco.
O artista intervém em pedaços de troncos, galhos e raízes que encontra pelo chão, ressaltando as formas que o seu olhar criativo identifica. Em suas mãos a madeira ganha vida nova expondo animais típicos da região e figuras humanas esculpidas em harmonia com as características do suporte - a madeira bruta. “Vejo a madeira e ela me diz o que fazer”, conta o artista. O processo abre vasto leque de interpretações ao espectador.
No programa da exposição o público terá a oportunidade de participar de um encontro com o escultor, no dia 27/8, promovendo a interação com o artista. Na ocasião ele falará sobre seu processo criativo e ainda mostrar outros talentos como a música e a contação de histórias.
O Sesc oferece ainda duas oficinas durante o mês. O desenho e os sentidos - explorando a obra de José Bezerra, coordenada por Roberto José Echeverria, em duas edições: nos dias 11 e 13/8, voltado para o projeto Curumim e no dia 14 para interessados em geral. Assemblage, esculturas e colagens com resíduos vegetais, com o artista Gustavo César Ribeiro, nos dias 11 e 12/8 e 17 a 19/8.
O artista
José Bezerra nasceu em 1952, em Buíque, Pernambuco, onde mora com a mulher e cinco filhos. Vive e trabalha no Vale do Catimbau, no sertão, que é um dos maiores sítios arqueológicos do Brasil, tanto pela quantidade de pinturas e inscrições quanto pelo valor histórico.
É nesse universo de referências que tira inspiração para esculturas. O jeito de ele se relacionar com as obras também chama a atenção. Vive rodeado por elas, distribuídas ao redor da casa, numa espécie de aldeia de seres imaginários saídos da imaginação. “Vou colocando as peças em volta do terreiro porque as considero uma família. Aquilo tudo conversa comigo.”
• Serviço
O Sesc Bauru apresenta a exposição José Bezerra - Esculturas, de hoje a 5/9, no Hall de Exposições. Encontro com José Bezerra, 27/8, às 19h, na Área de Convivência. Oficinas “O desenho e os sentidos” e “Assemblage”, de 11 a 19/8, tarde e noite. Entrada gratuita. O Sesc fica na avenida Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30, sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.
Jornal da Cidade de Bauru

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial