ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

08 setembro, 2010

CURSOS - 8-9-10

Manaus-AM - Oficina de Conservação quer estimular o cuidado com os livros
Atividade integra programação da Feira de Livros do Sesc
Manaus - Alertar para as vantagens da conservação dos livros como forma eficaz de prolongar a vida útil dos livros. Este é o objetivo da Oficina de Higienização e Conservação de Livros, que será ministrada pela restauradora do Ateliê de Conservação e Restauro da Secretaria de Estado da Cultura, Leila Aquino. A oficina é gratuita e será realizada durante a Feira de Livros do Sesc, no período de 9 a 11 de setembro, no Pavilhão de Feiras do Studio 5 Festival Mall.
Segundo Leila, durante as oficinas serão realizadas demonstrações de higienização de livros, e, além disso, os participantes aprenderão a fazer pequenos reparos , utilizando técnicas e materiais específicos, como papel japonês e cola metil celulose (específica para restauro).
De acordo com Leila, a conservação de livros parece algo simples, mas exige certos cuidados que não permitirão que o livro venha a se deteriorar mais rapidamente, evitando um restauro futuro. “O restauro é um processo invasivo e que custa caro, pois demanda tempo e mão de obra qualificada”, destacou.
Leila Aquino trabalha como restauradora desde 2004. É formada em Turismo, com especialização em Museologia pela Universidade Federal do Amazonas, tendo participado de cursos internos na SEC e de curso no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro,na área de restauração. Entre seus trabalhos, está a restauração da Pincaoteca do Estado e das plantas originais do Teatro Amazonas, além dos trabalhos de recuperação no Arquivo Público.
Serão 25 vagas para cada oficina e as inscrições serão feitas na hora. Na quinta-feira (09.09) e sexta-feira (10.09), haverá oficinas às 15h e às 18h e no sábado (11.09), no horário de 10h, 15h e 18h. A Feira de Livros do Sesc, acontece nos dias 09 e 11 de setembro, no Pavilhão de Feiras do Studio 5 Festival Mall, no horário de 10h às 22h e com entrada franca.
A Feira de Livros é um evento nacional, com o objetivo de difundir a literatura no país, facilitando o acesso à produção literária que se concentra nas regiões Sudeste e Sul. Além disso, o evento pretende estimular o desenvolvimento de práticas de leitura especialmente junto ao público infanto-juvenil, professores e educadores em geral, bem como divulgar autores e incentivar o desenvolvimento de ilustradores e obras literárias de qualidade.
Este ano, o autor homenageado pelo Sesc Amazonas é Aníbal Beça e suas obras, bibliografia, fotos e curiosidades serão encontrados em um dos espaços da Feira, que conta com o patrocínio da Petrobras, Suframa, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Recofarma e Fogás.

Novo Hamburgo-RS - Seguem abertas as inscrições para curso de restauro de paredes
Atividade que será realizada no Campus II tem inscrições abertas até o dia 9 de setembro
A parceria entre a Universidade Feevale, ASAEC, Sinduscon/NH e SENAI/NH está oferecendo mais uma edição do projeto Mãos à Obra, com o Curso Básico de Conservação e Restauro – (ênfase em rebocos e pintura parietal com pigmentos naturais). O convênio que é firmado desde 2004, possibilita uma vivência pré-profissional, acrescentando à formação técnica, conhecimentos teóricos e práticos para profissionais que trabalham nas áreas de construção e arquitetura.
Este curso, que acontece de 13 de setembro a 22 de novembro, tem por objetivo capacitar a mão de obra para o trabalho de restauração de paredes em edificações históricas. A cidade de Novo Hamburgo está recebendo verbas para restauração, provenientes do PAC das Cidades Históricas. Em maio de 2009, a Prefeitura de Novo Hamburgo solicitou ao IPHAN o tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho. Com esta ação, o antigo núcleo de origem da cidade deverá ser considerado Patrimônio Histórico Nacional, o que habilita a buscar recursos do PAC das Cidades Históricas.
Este processo, atualmente, está em trâmite e parte desta verba será utilizada na restauração do Lar da Menina. Com isso, os construtores terão necessidade de ter em seu quadro, profissionais capacitados para trabalharem na área de restauro.
As inscrições para o Curso Básico de Conservação e Restauro podem ser feitas até o dia 9 de setembro, na Sede do Sinduscon em Novo Hamburgo (Av. Nações Unidas, 2120 L1, bairro Rio Branco), das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30 min. Para inscrever-se o candidato deverá apresentar Carteira de Identidade e CPF. As aulas acontecem nas segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h15min, e aos sábados das 8h30min às 12h, na sala 007 – subsolo do Prédio Arenito, no Campus II. A idade mínima para participar é 18 anos e como pré-requisito, ter cursado 4ª série do Ensino Fundamental.
O curso tem caráter teórico-prático e visa habilitar aos participantes a execução de acabamentos em alvenarias (rebocos e pinturas parietais), com enfoque para a restauração e possibilidade de aplicação na arquitetura atual. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones na Feevale (51) 3586-8800 (51) 3586-8800 ramal 8960, com professora Alessandra Brito ou Karen Arnold; e no Sinduscon, pelo telefone (51) 3594-8283 (51) 3594-8283 , com Andréa. Saiba mais em:

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial