ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

06 dezembro, 2010

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 6-12-10

Comissão regulamenta profissão de conservador-restaurador
Mauro Nazif retirou do texto itens que tratam da criação de conselhos profissionais.
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, na quarta-feira (17), a regulamentação do exercício da profissão de conservador-restaurador de bens culturais móveis e integrados. São considerados bens dessa natureza os que, “por seu valor histórico, documental ou artístico, tombados ou não, devem ser preservados”.
A profissão é definida como sendo de natureza cultural, técnica, científica e de nível superior, permitida exclusivamente:
- aos diplomados em nível superior no Brasil na área de concentração de conservação e restauração de bens móveis e integrados, ou no exterior - com diplomas reconhecidos no Brasil;
- aos diplomados em cursos de pós-graduação na área, que tenham elaborado monografia, dissertação ou tese de doutorado versando sobre conservação e restauração de bens móveis e integrados;
- aos diplomados em qualquer curso de nível superior que, na data da publicação da lei, comprovem o exercício da atividade há pelo menos três anos;
- aos diplomados em curso técnico reconhecido na área de conservação e restauração de bens móveis e integrados, com carga horária mínima de 800 horas;
- aos que, na data da publicação da lei, comprovem no mínimo cinco anos de exercício profissional na atividade.
São atribuições profissionais da categoria a prestação de serviços de consultoria e assessoria na área; orientação, supervisão e execução de programas de treinamento; e até mesmo atividades como embalar e acompanhar o transporte dos bens.
Mudanças
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Mauro Nazif (PSB-RO), a dois Projetos de Lei: o 4042/08, do Senado, e o 3053/08, do deputado Carlos Abicalil (PT-MT), apensado. O relator acatou sugestões e alterações propostas pela categoria. Entre elas, destaca-se a retirada dos artigos que tratam da criação dos conselhos profissionais.
Reivindicações nesse sentido foram oferecidas no XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Conservadores Restauradores de Bens Culturais (Abracor), realizado em abril de 2009 em Porto Alegre. O projeto do Senado estabelece um conselho federal com sede em Brasília, responsável por avaliar e registrar os profissionais em atividade no Brasil, expedir carteira profissional, fiscalizar o exercício da profissão e aprovar código de ética e regimento.
Tramitação
Os PLs 4042/08 e 3053/08 têm prioridadeNa Câmara, as proposições são analisadas de acordo com o tipo de tramitação, na seguinte ordem: urgência, prioridade e ordinária. Tramitam em regime de prioridade os projetos apresentados pelo Executivo, pelo Judiciário, pelo Ministério Público, pela Mesa, por comissão, pelo Senado e pelos cidadãos. Também tramitam com prioridade os projetos de lei que regulamentem dispositivo constitucional e as eleições, e o projetos que alterem o regimento interno da Casa. e serão votados pelo Plenário, depois de serem analisados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem - Marúcia Lima
Edição - Newton Araújo
Arquivo - Diógenes Santos

Arqueólogo egípcio admite que as pirâmides contêm tecnologia Extraterrestre
 


Na primeira foto vemos a piramide de Gizé e na segunda, vista das Pirâmides a partir da cidade do Cairo, Egito.

Declaração de choque, chefe do Departamento de Arqueologia da Universidade do Cairo, o Dr. Ala Shaheen disse a uma platéia que não poderia ser verdade a teoria de que os alienígenas ajudaram os antigos egípcios construir a mais antiga das pirâmides, as Pirâmides de Gizé. Ao ser ainda questionado por Marek Novak, um delegado da Polônia se a pirâmide pode ainda conter tecnologia alienígena ou mesmo um OVNI com a sua estrutura, o Dr. Shaheen, era vago e respondeu: "Não posso confirmar ou negar isso, mas há algo no interior da pirâmide, que "não é deste mundo". Os delegados à conferência sobre a arquitetura do antigo Egito ficaram chocados, porém Dr Shaheen se recusou a comentar mais ou elaborar seu UFO e estranha as declarações relacionadas.
Na verdade, os antigos escritos egípcios, muitas vezes falam de seres do céu, a abertura do céu e luzes descendo para ensinar-lhes a tecnologia e dar-lhes a sabedoria. Muitas fotos e símbolos lembram os OVNIs e extraterrestres, alienígenas Possivelmente construíram a Grande Pirâmide. E essas técnicas de construção sólida e de longa duração foram adotados pelos egípcios.
As lendas antigas egípcias falam de Tep Zepi, ou a "primeira vez". Esta é descrita como uma época em que "deuses do céu" desceram à Terra e levantaram da terra de lama e água.
Eles supostamente voaram pelos ares em "barcos" e trouxeram leis e sabedoria ao homem através de uma linhagem real dos faraós. É, claro, tudo isso foi jogado para fora da janela quando o cristianismo chegou. Tenha em mente que os Deuses eram a única "religião" que havia. Nenhuma outra crença conflitante? Por quê? Bem, porque era verdade, não de fé. A igreja moderna nos quer fazer crer que éra apenas um mito. Mas você tem que perguntar à beira da navalha de Occam, que realmente de fato é mais provável?
HTTP://UFOS-WILSON.BLOGSPOT.COM/2010/12/ARQUEOLOGO-EGIPCIO-ADMITE-QUE-AS.HTML


Sites vendem tesouros de naufrágios na costa brasileira
O patrimônio subaquático brasileiro está ameaçado. Sites nacionais e estrangeiros oferecem objetos retirados de naufrágios ocorridos na costa brasileira sem que a Marinha tenha conhecimento nem mesmo do local em que cada navio afundou. São peças como uma garrafa "de 110 anos", retirada do mar de Ilhabela, no litoral norte paulista, oferecida em um site por R$ 280.
Os destinos desses suvenires podem ser ainda leilões e estantes de caçadores de tesouros. Do aventureiro ao grande empresário, muitos investem dinheiro e tempo para encontrar no fundo do mar metais preciosos ou objetos valiosos disputados por colecionadores no mercado internacional.
Segundo a Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, 1.320 naufrágios de interesse histórico ocorreram na costa brasileira desde o século 16. Um exemplo é o Galeão Sacramento, que naufragou no litoral baiano em 1668 e foi um dos mais explorados. Por US$ 280, um site vendeu em outubro uma moeda de 500 réis, de 1663, que estava no navio. Em outro site americano, especializado em artefatos e moedas de tesouros de navios naufragados, é possível encontrar lotes de moedas da mesma embarcação. A venda nem sempre é ilegal, mas nem todas as peças têm comprovante do naufrágio de origem ou da autorização para sua retirada.
"Em sites, geralmente você acha peças de menor valor monetário, como escotilhas, moedas, garrafas. O material mais caro é vendido em casas de leilão ou no câmbio negro para colecionadores de artefatos náuticos, principalmente do exterior", explica o instrutor de mergulho Maurício Carvalho, que pesquisa história dos naufrágios há 25 anos. Ele conta que o custo para extrair essas peças é alto, mas a lucratividade dos exploradores quando se tem esse tipo de espoliação é grande e compensa os gastos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
AE - Agência Estado

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial