ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

14 março, 2011

ATUALIDADES - 14-3-11

Imagem mostra chegada de tsunami no Japão
Foto divulgada neste domingo mostra onda gigante na cidade de Miyaho, uma das mais afetadas pelo terremoto seguido de tsunami
Imagem divulgada neste domingo pela agência Reuters mostra a chegada de uma onda gigante à cidade de Miyako, no Japão, na sexta-feira. Localizada na província de Iwate, Miyako foi uma das dezenas de cidades afetadas por um tsunami que devastou a costa nordeste do país.

Foto tirada em 11 de março mostra chegada de onda gigante à cidade de Miyako

Segundo o último balanço oficial, divulgado neste domingo, o terremoto seguido de tsunami deixou mais de 900 mortos. No entanto, autoridades estimam que o número de vítimas fatais aumente. Em entrevista à rede de televisão NHK, o chefe de polícia Naoto Takeuchi, estimou mais de 10 mil mortos apenas na cidade de Miyagi.
O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, afirmou neste domingo que o país enfrenta a maior crise de sua história desde a Segunda Guerra Mundial, quando bombas atômicas foram lançadas em Hiroshima e Nagasaki.
Segundo Kan, 12 mil pessoas foram resgatadas, mas as equipes de busca ainda têm dificuldade de chegar a algumas áreas afetadas.
Resgate
Neste domingo, um homem de 60 anos foi resgatado com vida após apassar dois dias agarrado a um pedaço do telhado de sua casa, que foi arrastada pelo tsunami.
Hiromitsu Shinkawa foi resgatado por um destróier da Marinha japonesa em alto-mar, em frente ao litoral de Fukushima, a cerca de 250 quilômetros de Tóquio. Ele foi levado de helicóptero ao hospital e passa bem.
Segundo a agência de notícias Jiji, Hiromitsu, que é morador da cidade de Minamisoma, contou que "começou a correr quando ouviu o alerta de tsunami", mas "voltou para trás para recuperar algo em casa e foi levado pelas águas".
O governo do Japão dobrou o número de militares que atuam na busca por sobreviventes. No sábado, eram cerca de 50 mil e agora já passam de 100 mil. Operações de resgate acontecem em meio a um cenário impressionante: prédios destruídos, árvores caídas e ruas tomadas por lama, carros, barcos e até pequenos aviões.
Equipes de resgate usam botes para passar por áreas inundadas, buscando sobreviventes em um mar de destroços. Segundo autoridades, a maior parte das centenas mortes registradas até agora foi causada por afogamento, após ondas gigantes arrastarem carros e casas nas cidades costeiras.
"O tsunami foi incrivelmente rápido", disse Kpichi Takairi, 34 anos, morador da cidade de Sendai, a mais próxima do epicentro do terremoto e uma das mais afetadas pelas ondas gigantes. "Carros eram arrastados à minha volta. Tudo o que pude fazer foi ficar sentado no meu caminhão", afirmou, em entrevista à agência Associated Press.
Na tentativa de impedir que o número de vítimas aumente, bombeiros sobrevoam extensas áreas do país em helicópteros tentando controlar incêndios em complexos industriais e casas de madeira.
Maior tremor da história do Japão
De acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), o terremoto de 8,9 graus de magnitude é o maior já registrado na história do Japão e o 7° maior da história.
Até hoje, o mais forte terremoto do Japão tinha acontecido em 1933. Com 8,1 graus de magnitude, o tremor atingiu a região metropolitana de Tóquio e matou mais de 3 mil pessoas.
Os tremores de terra são comuns no Japão, um dos países com mais atividades sísmicas do mundo, já que está localizado no chamado "anel de fogo do Pacífico".
O país é atingido por cerca de 20% de todos os terremotos de magnitude superior a 6 que acontecem em todo o planeta.
Último Segundo
Com AP, EFE e BBC
Foto: Reuters

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial