ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

23 março, 2011

CURSOS - 23-3-11

São Paulo-SP - CURSO PÓS TÉCNICO EM CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO PICTÓRICA
APRESENTAÇÃO E OBJETIVO DO CURSO:
O presente curso visa instrumentalizar o aluno para o estudo e a pesquisa em conservação e restauração de obras de arte pictórica para a obtenção de habilidades específicas técnicas bem como conhecimentos teóricos para a realização de trabalhos nas áreas de conservação e restauração no âmbito específico do patrimônio cultural relativo à “pintura em cavalete” de forma responsável e ética, seguindo as diretrizes e resoluções as cartas e conselhos internacionais e nacionais.
PERFIL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
O egresso do curso em Conservação e Restauração em Pintura em Cavalete poderá atuar em instituições públicas ou privadas, apresentará no exercício de sua profissão, habilidade manual, artesanal, responsabilidade, sensibilidade (sutileza, curiosidade, autoridade; gosto pelo antigo, pela novidade) para a ação da preservação e restauração de pintura em cavalete. Suas ações serão meticulosas, críticas e reflexivas, respeitando integralmente o objeto de estudo e intervenção no contexto histórico e cultural em que se encontra. As suas atuações serão apoiadas pela tecnologia de ponta existente na área museal e patrimonial como em técnicas e manuais tradicionais e pela atitude científica pautada na ética.
DISCIPLINAS
HISTÓRIA DA PINTURA
1. Introdução – conceitos fundamentais dos estudos e de análise de obras pictóricas em história da arte. As relações e identificação entre época, estilo e forma.
2. Primeiras manifestações pictóricas no ocidente – do neolítico à antiguidade
3. A pintura na antiguidade Greco – Romana
4. A pintura na Idade Média (arte cristã e arte islâmica)
5. A pintura no Renascimento (escolas setentrionais e italianas)
6. A pintura Barroca e Rococó
7. A pintura Neoclássica e Romântica
8. A pintura no século XIX (do realismo ao simbolismo)
9. A pintura na Arte moderna
10. A pintura hoje – arte contemporânea – os desafios dos novos suportes
11. A pintura Brasileira (do período colonial aos dias de hoje)
ICONOGRAFIA APLICADA À PINTURA
1. Introdução ao tema:
a) A Iconografia como técnica auxiliar da História da Arte;
b) Definições dos conceitos de iconografia, iconologia, simbologia, estilo e escola artísticos e outros termos relacionados às técnicas de análise de obras de arte;
c) Os conflitos históricos entre convenção e liberdade e expressão artística;
d) Análise e identificação de elementos iconográficos e símbolos religiosos e não religiosos nas diferentes culturas;
2. Iconografia Clássica:
a) Introdução à cultura e mitologia grega
b) Introdução à cultura e mitologia etrusca e romana
c) Iconografia da cultura romana
d) Iconografia das culturas egípcias, antes e durante o Império Romano
3. Iconografia cristã:
a) Introdução a história das Igrejas Cristãs
b) Herança das iconografias judaica, grega e romana na arte cristã
c) Influências iconográficas germânicas e celtas na arte cristã
d) Lendas medievais
e) Temas hagiográficos e outros temas iconográficos cristãos
4. Iconografia flamenga e holandesa: renascentista e barroca
5. Iconografia italiana: renascentista e barroca
AS TÉCNICAS E MATERIAIS DA PINTURA
(História, origens, características, propriedades e aplicações)
1. Os suportes tradicionais da pintura no decorrer da história:
a) Introdução: da pintura mural para a pintura em objeto móvel.
b) Couro: pergaminho e outros
c) Papiros e outros suportes vegetais
d) Tecido: seda, linho, algodão
e) Tela: tecido tratado com chassi
f) Madeira: painéis
g) Metal: cobre – folha de flandres
h) Papel e papelão
i) Bases de preparação de suportes para têmpera, óleo, aquarela e acrílica
j) As camadas pictóricas - características, técnicas, problemas e prevenções
2. Pigmentos para uso na pintura – História, origens, características, propriedades e aplicações.
3. As técnicas tradicionais da pintura no decorrer da história, suas origens, características, propriedades e aplicações (bases, tintas e vernizes)
a) Encáustica e outras técnicas com ceras
b) Pinturas a Óleos
c) Temperas e Douramentos
d) Aquarelas, anilinas e guaches
e) Pinturas com tintas Acrílicas
f) Resinas e vernizes gerais
4. Os suportes alternativos da pintura contemporânea
5. As técnicas alternativas da pintura contemporânea (técnicas mistas e colagens)
RESTAURAÇÃO PICTÓRICA
Técnicas de restauro de obras pictóricas (Exercícios práticos):
RESTAURAÇÃO DE:
* Pintura sobre painéis (madeira e papelão)
* Pintura sobre telas (Lona, linho e outros tecidos com chassi)
* Pintura sobre outros suportes alternativos tradicionais como cobre e marfim
* Pintura sobre suportes alternativos contemporâneos
1. Tratamentos gerais preliminares:
a) Limpeza geral mecânica e química.
b) Tratamentos preliminares: imunização, higienização, desinfestação.
2. Técnicas de restauração de pintura sobre suportes móveis tais como painéis de madeira, telas entre outros materiais possíveis:
3. Tratamentos do suporte de madeira e outros suportes bidimensionias tais como tecido e metal utilizados para pintura.
a) Técnicas de Enxertos e Reconstituição do suporte.
b) Técnicas de Enrijecimento
c) Técnicas de Complementação
d) Técnicas de Consolidação (orifícios e rachaduras)
e) Técnicas de nivelamento
4. Tratamento da camada pictórica:
a) Janelas de prospecção
b) Corte estratigráfico
c) Marcha analítica
d) Identificação em obras originais repintadas
e) Remoção de repintura
f) Limpeza geral mecânica e química.
g) Fixação da base e policromia.
h) Faceamento
i) Reintegração pictórica.
j) Reintegração cromática
k) Nivelamento de Lacuna e de borda
l) Técnicas de restauro de pátinas e vernizes
m) Remoção de verniz
n) Verniz de saturação
o) Verniz de proteção
5. Técnicas de restauração de douramento em suporte bidimensional (teoria e prática)

Centro Técnico Templo da Arte
Rua Costa Aguiar 1013 – Ipiranga
São Paulo-SP – CEP 04204-001
Fone: (11) 2063-7443

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