SAÚDE - 25-3-11
Com 50 mil casos, São Paulo tem epidemia de conjuntivite
Com 50.405 notificações de conjuntivite registradas entre 1º de fevereiro e 15 de março, a cidade de São Paulo vive uma epidemia da doença, de acordo com o CCD (Centro de Controle de Doenças) da prefeitura. Segundo o órgão, o aumento de casos foi detectado no início de fevereiro. O Estado já havia registrado surto da doença.
Ribeirão Bonito (SP) tem surto de conjuntivite
Com surto de conjuntivite, Jaborandi (SP) cancela aulas
São Paulo enfrenta surto de conjuntivite
Na Santa Casa, a média normal de atendimentos no setor de oftalmologia é de 200 pacientes por dia. Porém, desde o início de março o número de pacientes diários passou para 330. O hospital estima que 70% dos atendimentos sejam de pessoas com conjuntivite.
O Hospital das Clínicas está com uma média de atendimento de 300 casos da doença por dia. Apenas na manhã desta sexta-feira foram 200 registros. No pronto-socorro oftalmológico da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) a média também é de 300 atendimentos, com picos de 400 casos em alguns dias.
MEDIDAS
Por conta da epidemia, foi elaborado um informe sobre a doença para divulgação e houve capacitação dos profissionais de saúde para intensificar a detecção, o diagnóstico e o tratamento da conjuntivite. Além disso, as instituições passaram a notificar todos os casos individuais atendidos.
Escolas e creches receberam um alerta da prefeitura, e também orientações para controlar a doença. A conjuntivite causa irritação nos olhos e é transmitida principalmente pelo contato direto da mão com o olho, por objetos contaminados e por piscinas.
O Centro de Controle de Doenças orienta que a melhor maneira de combater a conjuntivite é lavando as mãos muito bem e com frequência.
As pessoas com a doença devem não coçar os olhos, lavar com frequência o rosto, separar objetos de uso pessoal e evitar banho em piscinas e locais com aglomeração de pessoas.
Editoria de Arte/Folhapress
Marcadores: saúde
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial