ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

24 março, 2011

EXPOSIÇÕES - 24-3-11

São Paulo-SP - Homem Refluxo


O projeto nasceu de uma ideia original do artista multimídia Peri Pane. Durante uma semana, ele guardou lixo sólido em uma capa de plástico transparente chamada de “parangolixo-luxo”. Essa performance aconteceu nas ruas de São Paulo durante sete dias e foi gravada em vídeo e registrada em um livro-diário. O resultado será exposto na biblioteca.
Até 26 de Março, quinta e sexta, das 8h às 17h; sábado das 9h às 16h
Biblioteca Mário Schenberg
Rua Catão, 611 (Lapa)
Tel: (11) 3672-0456
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Júnior Suci - Necessidade do objeto


Júnior Suci é um artista que se utiliza de uma linguagem das mais fundamentais da tradição artística: o desenho. Dessa linguagem, explora duas dimensões que de certa maneira sintetizam pólos opostos: a invenção e o registro. O desenho pode ser o emblema da capacidade inventiva, projetiva, designativa do ser humano, como também ser, mais modestamente, um modo de registro dos mais imediatos e triviais. Protagonista de um fazer ou ferramenta auxiliar. É dessa ambiguidade da linguagem que parte Suci. Seus desenhos representam ações, performances reais ou imaginárias, estabelecendo relações com coisas, que podem ser objetos ou o próprio corpo. O desenho aproximativo, hesitante, é capaz de registrar ou criar a tensão da coisa vivida e sentida no gesto. Através do desenho, Suci consegue transmitir também o poder enigmático, porque atraente e amedrontador, que certos objetos, por força aqueles às vezes mais corriqueiros, têm sobre nós.
Até 26 de Junho, de terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque)
Tel: (11) 3255-7182
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Marcelo Zocchio - SegundaMão


Retidos a meio caminho, como se forjados entre a insinuação projetiva dos planos e o aparecimento desembaraçado no espaço, os novos trabalhos de Marcelo Zocchio estruturam-se por meio de ajustagens recíprocas entre superfícies heterogêneas em aparente contiguidade. Vistos em conjunto, evidenciam a recorrência de uma mesma operação formal: em um, por exemplo, imbrica-se na fotografia do madeiramento de um telhado uma escada de madeira que vaza e sustenta a imagem, em outro, um banco de ripas é cerrado obliquamente para que se acomode ao ângulo formado na imagem, ampliada em tamanho natural, de uma veneziana de madeira. Cravados um no outro, objeto e fotografia encontram para si pontos de coesão capazes de equilibrar densidades, consistências, pesos variados. Pois, ao mesmo tempo em que os pedaços enxertados respondem à normatividade do espaço fotografado – conformando-se com seus materiais, cores e perspectivas – as imagens, solucionadas por enquadramentos que tomam as cenas de viés, parecem abrir com precisão áreas reservadas para o encaixe das peças.
Até 26 de Junho, de terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque)
Tel: (11) 3255-7182
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Pagu - Patrícia Galvão: livre na imaginação, no espaço e no tempo
Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu, (São João da Boa Vista, 9 de junho de 1910 — Santos, 12 de dezembro de 1962) foi uma escritora e jornalista brasileira. Militante comunista , teve grande destaque no movimento modernista iniciado na década de 20. Pagú presencia, ainda que muito jovem – tinha à época 12 anos – a Semana de Arte Moderna de 1922 e o início do movimento modernista, do qual mais tarde iria participar. A exposição retrata de forma incomum a combinação rara de beleza e força, apresentando Pagu sob as mais diferentes formas: de jornalista a incentivadora do teatro e das artes de maneira geral; de mulher, amante e mãe a revolucionária.
Até 24 de Abril, de segunda a sexta das 8h às 18h30 e sábado das 8h às 13h30
Biblioteca Monteiro Lobato - SBC
Rua Jurubatuba, 1415 (Centro - São Bernardo do Campo)
Tel: (11) 4330-2888
Sampa Online

São Paulo-SP - Sobrevisíveis - Paulo Pasta
As escolhas recentes de Paulo Pasta nos deixam a impressão de que ele busca maior clareza em sua pintura. Há alguns anos, as tintas estão menos opacas, as cores são menos nebulosas e as formas têm contornos nítidos. O traçado turvo das figuras deixou de existir. A passagem tonal permanece suave, mas é evidente. Agora, a tela é feita de áreas de cor que se inscrevem umas dentro das outras. Antes, o artista partia da natureza-morta, como sugestão, agora usa a pintura de espaços interiores. Está mais para Vermeer do que para o Morandi anterior. No entanto, aqui é difícil saber o que envolve o que. Por isso, mesmo que pareça menos embaçada, a estrutura ainda é indefinida. Num díptico, a viga que estrutura o primeiro quadro aparece como um retângulo miúdo na tela vizinha. Não sabemos que cor está dentro, que cor está fora. O artista partiu de uma pintura em que as formas não parecem plenamente constituídas, amadurecidas, para outra, feita de espaços intrincados.
Até 26 de Junho, de terça à sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque)
Tel: (11) 3255-7182
Ingressos: Grátis
Sampa Online












Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial