ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

28 abril, 2011

EXPOSIÇÕES - 28-4-11

São Paulo-SP - As Mulheres Negras da Irmandade da Boa Morte de Cachoeira
O trabalho dos fotógrafos Adenor Gondim, Pierre Verger e Valter Fraga, se misturam às suntosas roupas, jóias e a arte sagrada das mulheres da confraria religiosa da Boa Morte para compor esta exposição que tem curadoria do artista plástico, Emanoel Araujo. Imagens, peças e objetos remontam uma história que se confunde com a maciça importação de escravos da costa da África para o Recôncavo canavieiro da Bahia, em particular para a cidade de Cachoeira, a segunda em importância econômica na Capitania da Bahia durante três séculos. O fato de ser constituída apenas por mulheres negras, numa sociedade patriarcal e marcada por forte contraste racial e étnico, emprestou a esta manifestação afro-católica, como querem alguns autores, notável fama, seja pelo que expressa do catolicismo barroco brasileiro, de indeclinável presença processional nas ruas, seja por certa tendência para a incorporação aos festejos propriamente religiosos de rituais profanos pontuados de muito samba e comida.
Curadoria: Emanoel Araujo.
Até 29 de Maio, terça a domingo, 10h00 às 17h00 (permanência até às 18h00)
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (Ibirapuera )
Tel: (11) 5579-0593
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Fábio Miguez - Placas e Índice

Para esta individual, Fábio Miguez apresenta duas séries de pinturas realizadas em 2010/2011. Em “Placas”, as oito obras, óleo sobre linho, em grandes e médios formatos, o artista se apropria de palavras (excertos) de poemas de João Cabral de Melo Neto - O Engenheiro e Psicologia da Composicão. Pela primeira vez Miguez introduz o universo semântico formal para dar sentido poético à pintura. Já na outra série, “Índice”, as dez telas, óleo sobre linho em pequeno formato (40 x 50 cm), são desdobramentos de um trabalho realizado pela primeira vez em 2004, com o mesmo nome, e indicam o vocabulário formal do artista, esquemas de representação espacial.
Até 25 de Maio, de segunda a sexta das 10h30 às 19h; sábado das 11h às 15h
Galeria Marília Razuk
Rua Jerônimo da Veiga, 62 (Jardim Paulista)
Tel: (11) 3079-0853
Ingressos: grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Jean Manzon
Jean Manzon nasceu na França, em 1915, iniciou sua carreira na revista Vu, logo depois se tornou repórter fotográfico do Paris Soir e mais tarde faria parte do grupo de fundadores do Paris Match, semanário Francês de grande tiragem. Em 1940, aos 25 anos, embarcou para o Brasil. No Rio de Janeiro, após uma passagem pelo DIP, formou, com David Nasser, a dupla que iria reinventar e revolucionar a reportagem fotográfica no Brasil nas páginas de “O Cruzeiro”, de Assis Chateaubriand. Em 1952 fundou uma empresa cinematográfica e produziu 845 documentários, em 1956 recebeu o leão de ouro em Veneza com seu filme L´Amazone. Ainda em 1952 realizou algumas reportagens para a revista Manchete e em seguida foi convidado por Juscelino Kubitschek a fotografar Brasília e as demais obras de seu governo. De 1968 a 1972 dirigiu a Paris Match e colaborou com a agência Magnum, em Paris. Morreu em Portugal em 1990.
Até 28 de Junho, de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 15h.
Galeria FASS
Rua Rodésia, 26 (Vila Madalena)
Tel: (11) 3037-7349
Ingressos: Grátis
Sampa Online

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial