ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

03 maio, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 3-5-11

Arquitetura colonial é destaque em São Luiz do Paraitinga
Nana Vieira


Além do povo hospitaleiro e acolhedor, a cidade paulista coloca à disposição de seus turistas muita cultura, história, tradição, festas e gastronomia
A cidade do interior paulista de São Luiz do Paraitinga guarda sua história como poucas. Festas tradicionais e a recepção acolhedora mostram como a população tem orgulho de conservar o patrimônio cultural.
A paixão pelo local também se reflete na manutenção da arquitetura de seus edifícios de períodos passados. Os belos casarões do fim do século 19 ainda são utilizados no dia a dia como moradias e prédios públicos. Prefeitura, delegacia e hospital utilizam os prédios tombados e mantidos conforme os padrões originais.
Os mais antigos foram erguidos no tempo áureo do café na região e apresentam uma construção com uma arquitetura colonial utilizada na época. As esquadrias feitas de madeira ainda apresentam o formato de arco pleno nas portas principais e as paredes edificadas com as mãos dos luizenses em técnicas de Taipa de Pilão, barro prensado em forma pré-moldada, e Pau-a-Pique, trama de madeira preenchida com barro à mão, utilizaram a matéria-prima oferecida pela região.
Para manter essas características dos séculos passados a Prefeitura de São Luiz desenvolveu diversos projetos através de levantamentos criteriosos para avaliar a qualidade das estruturas e exigiu, nos casarões privados, sua aprovação nas reformas e manutenções. Antes de serem arrumadas, todas as casas também passam pela avaliação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que aprovam as restaurações dos locais tombados.
Saiba mais sobre a cidade em www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br
Mogi News

Polícia encontra sino roubado de primeira igreja na Grande Natal
Roubado na madrugada da última quinta-feira, um sino usado na primeira igreja de Parnamirim, na Grande Natal, foi encontrado em pedaços pela polícia, em uma sucata do bairro de Santos Reis.
Segundo o delegado titular da 1ª delegacia do município, Graciliano Lordão, o objeto era patrimônio histórico da cidade, avaliado em R$ 10 mil.
O proprietário do estabelecimento, Benedito Rodrigues de Lira, o "Expedito da Sucata", afirma tê-lo comprado por R$ 100 a um desconhecido. A polícia trabalha para prender o ladrão.
Diário de Natal

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial