ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

23 maio, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 23-5-11

Obras de Hong Kong são furtadas da Cidade Proibida



O Museu do Palácio Imperial de Beijing (Cidade Proibida) confirmou hoje (11), em coletiva à imprensa, que alguns objetos de arte foram furtados no último dia 8. As obras desaparecidas foram expostas na exposição co-organizada pelo Museu do Palácio e pelo Museu Liangyi, de Hong Kong.
Segundo o porta-voz do museu, Feng Nai'en, nove objetos foram furtados no total. Entre as peças, duas obras, abandonadas pelo ladrão, foram encontradas já no dia seguinte ao furto. A polícia está buscando os outros sete objetos.
O museu pediu desculpas à sociedade e ao Museu Liangyi, de Hong Kong. O comissário da instituição hongkonense, Wang Xiahang, afirmou que confia no Museu do Palácio e na Polícia. Paralelo a isso, a Administração Estatal de Patrimônio Cultural lançou ontem (10) um aviso de emergência, pedindo aos departamentos responsáveis que cuidem bem da segurança do patrimônio cultural.
por Zeng Yun

Terremoto no sul da Espanha deixa mortos e danifica patrimônico cultural histórico


Pelo menos nove pessoas morreram e 290 ficaram feridas após o terremoto de 5,4 graus na escala Richter que atingiu a cidade de Lorca, no sul da Espanha, na última quarta (11). O tremor derrubou casas, interrompeu o fornecimento de energia e bloqueou estradas. De acordo com autoridades locais, cerca de 40% das residências de Lorca, na região de Múrcia, estão sob risco de desabamento e não podem ser habitadas.
Nesta manhã de quinta-feira, a cidade estava tomada por carros cobertos de entulho e escombros dos prédios que caíram por toda a cidade. Em meio ao terremoto, váris pessoas abandonaram tudo que estavam fazendo e correram para praças públicas e espaços abertos mais próximos.
Autoridades temem por encontrar ainda mais mortos. De acordo com a Unidade de Registros Sísmicos da Universidade de Alicante, nos próximos dois meses, mais réplicas de terremotos vão ser registradas.
O governo local da região de Múrcia decretou três dias de luto oficial após o terremoto. "Lorca parece Beirute (no Líbano), com escombros no chão e paredes com enormes rachaduras", afirmou Francisco Jódar, prefeito de Lorca, citado em reportagem do jornal espanhol El País.
Nesta quinta (12), colégios e órgãos públicos permaneceram fechados até que uma perícia verifique a integridade das construções. Segundo o prefeito, uma equipe de arquitetos e engenheiros com integrantes vindos de várias localidades já trabalha para avaliar os danos nos principais edifícios da região.
Danos ao patrimônio cultural
O secretário de Cultura e Turismo de Lorca, Pedro Alberto Cruz, qualificou os estragos nos edifícios históricos da cidade causados pelo terremoto como "a maior catástrofe patrimonial ocorrida na Europa nos últimos anos".
Em uma das construções mais emblemáticas da cidade, a fortaleza medieval Castillo de Lorca (Castelo de Lorca), construído entre os séculos 9 e 15, sofreu graves danos em uma de suas torres. De acordo com o jornal El País, a 'Torre del Espolón' se partiu ao meio e uma parte de um dos muros desmoronou.
Davi Rocha

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial