ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

23 maio, 2011

EXPOSIÇÕES - 23-5-11

São Paulo-SP - Amilcar de Castro

Conhecido principalmente por suas obras tridimensionais, Amilcar de Castro, um dos autores do Manifesto Neoconcreto de 1959, tem em sua produção diversos desenhos e estudos para esculturas que permanecem de difícil acesso ao público. É justamente um recorte desses trabalhos que poderá ser visto na Galeria Millan. A Galeria recebe desta vez, uma exposição de caráter museológico, com mais de 30 peças vindas do Instituto Amilcar de Castro, em Nova Lima (MG). A mostra ocupa os dois andares da Galeria com 12 desenhos inéditos, cerca de 15 estudos para esculturas (com contas e anotações de trabalho) e um poema. O público encontrará, no centro do espaço expositivo, duas mesas de trabalho, construídas em madeira pelo próprio artista, com objetos de desenho e pintura utilizados por ele: pincéis, escovas e vassouras. O segundo andar da Galeria será exclusivamente ocupado por quatro pinturas em madeira – que são, na verdade, os tampos das mesas em que Amilcar desenhava: a tinta escapava pelas bordas dos papéis, formando traços, padrões e texturas na madeira invadida, trocada quando encoberta por completo. Resíduos de sua atividade artística, as tábuas converteram-se, elas também, em objetos de arte.
Até 22 de Junho, segunda à sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h
Galeria Millan
Rua Fradique Coutinho, 1.360 (Pinheiros )
Tel: (11) 3031-6007
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Condenados - No meu país, minha sexualidade é um crime
O projeto “Condenados - No meu país, minha sexualidade é um crime” é o resultado de um longo trabalho de pesquisa do fotógrafo e jornalista francês Philippe Castetbon, que consiste na exposição de uma seleção de 50 fotografias de homens homossexuais coletadas em cerca de 80 países onde esta opção sexual é condenada e considerada um crime. Cada fotografia é acompanhada de um texto contendo o testemunho de cada fotografado em conjunto com o artigo da lei que proíbe a prática homossexual em seu país. O resultado deste trabalho foi publicado por Castetbon no livro “Les Condamnés” (editora H&O) em 2010 e a exposição, inaugurada no mesmo ano, já percorreu cidades como Paris, Aubervilliers, Montpellier, Genebra, Viena, entre outras, chegando, agora, ao Brasil. Sendo a discriminação sexual um dos temas de direitos humanos mais discutidos na atualidade, o projeto potencializa as discussões e ações sociais de cooperação nacionais e internacionais através do papel social da arte em defesa da cidadania e liberdade de expressão.
Até 17 de Julho, terça a domingo das 9 às 21h
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro)
Tel: (11) 3321-4400 ou 3321-4406
Ingressos: Grátis
Classificação etária: livre.
Sampa Online

São Paulo-SP - Paulo Werneck – Muralista Brasileiro
A exposição Paulo Werneck – Muralista Brasileiro apresenta 110 projetos para painéis, 25 fotografias, documentos e ilustrações para jornais e livros infanto juvenis. Autor dos painéis da Pampulha e de centenas de outros murais espalhados pelo Brasil, Paulo Werneck (Rio de Janeiro, RJ, 1907 - 1987) foi um dos precursores do abstracionismo no país.
Até 17 de Julho, terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 02 (Luz)
Tel: (11) 3324-1000
Ingressos: R$ 6,00.
Sampa Online

São Paulo-SP - São Paulo Século XXI
O projeto constitui-se basicamente do registro fotográfico de áreas de relevância para o fotógrafo Fausto Chermont: uma pessoa de classe média que vive e convive com vários dos cenários fotografados. E com o passar do tempo foi se apropriando dos espaços urbanos através da captura das imagens. O artista vê o ambiente da cidade em transformação, retorna à lugares, busca as novas realidades dos velhos espaços, se reconhece como parte de um processo histórico inexorável: a própria existência. Os pontos escolhidos para serem mostrados são: Vale do Anhangabaú; Praças da Sé, República, Trianon; Parques da Luz, do Ibirapuera; Edifícios Banespa, Martinelli, Itália, Copan; Teatro Municipal; Memorial da América Latina; Túneis Roosevelt e 9 de Julho; Mosteiro São Bento; Catedral da Sé; Estádio do Pacaembu; Estações da Luz e Julio Prestes; Centro Cultural SP; Museu da Imagem e do Som; Casa das Retortas; Minhocão; Av. Ipiranga e São João; Largos do Paissandu e do Patriarca. O projeto totaliza aproximadamente 70 imagens.
Até 17 de Julho, terça a domingo das 9 às 21h
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro)
Tel: (11) 3321-4400 ou 3321-4406
Ingressos: Grátis
Classificação etária: livre.
Sampa Online

São Paulo-SP - Tatiana Cavinato - Aquário dos animais


A artista plástica mineira Tatiana Cavinato abre mostra individual na Central Galeria de Arte Contemporânea. Intitulada Aquário dos animais, a mostra traz 12 telas recentes da artista. Em tons carregados, a exposição retrata os estados animalescos e irracionais do ser humano, como a gula e o erotismo. De acordo com Tatiana, o aquário é um universo fechado mas que parece infinito para aqueles que nele vivem. Ele serve assim de laboratório para a artista que faz suas anotações cheias de ambiguidades. Algumas vezes ela é crítica e até sarcástica, mas também deixa entrever uma relação de cumplicidade e afeto com seus personagens. O observador é levado assim a oscilar também entre atração e rejeição de um universo que lhe parecerá dos outros e seu ao mesmo tempo.
Até 18 de Junho, de terça a sexta, das 11h às 19; sábados, das 11h às 18h.
Central Galeria de Arte Contemporânea
Avenida Rebouças, 1545 (Jardim América)
Tel: (11) 2613-0575
Estacionamento gratuito (3 vagas)
Ingressos: grátis.
Sampa Online

São Paulo-SP - Trilhos de Paranapiacaba são tema de exposição
A antiga linha férrea de Paranapiaca é o cenário para a mostra fotográfica Trilhos, que abre amanhã na Fnac, das 10h às 22h (seg. a sáb). A fotografa andreense Bruna Fonte, resgata por meio das suas lentes os trilhos centenários e os antigos trens deteriorados pelos anos.
"A fotografia faz parte da minha vida desde 2006. Mas para essa minha estreia em exposições de fotos optei por mostra um lado da cidade pouco conhecido pelas pessoas de fora do ABC. Além disso, os trens e os trilhos simbolizam os caminhos da nossa vida. Da mesma forma que podemos escolher que caminho ir com o trem, na vida podemos decidir que destino seguir", explica Bruna.
As imagens captadas nessa série, formada em sua maioria por imagens de coloração acinzentada e algumas coloridas revelam o matiz que as cores da deterioração trouxe à beleza do cenário. "Essas fotos são como uma viagem fotográfica que capta faces de um lugar que guarda em cada centímetro as lembranças seculares que ficaram entre as idas e vindas das milhares de pessoas que pisaram naquelas plataformas, que viajarem nos trens hoje já fora de uso", diz.
Trilhos, até o dia 3 de junho. Na FNAC Paulista - Av. Paulista 901 - São Paulo. Tel.: 2123-2000. Grátis
Luciane Mediato
Especial para o Diário do Grande ABC

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial