ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

02 junho, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 2-6-11

Beleza de volta aos azulejos do Convento de São Francisco
Aos poucos, a cena da construção da arca de Noé começa a ser recriada. Perto dela, outra gravura do momento em que três anjos visitam Abraão e sua mulher Sara, para anunciar que o casal terá um filho, toma forma em um painel de azulejos seculares.
Essas e outras passagens bíblicas foram retratadas em azul e branco em cerâmicas de origem portuguesa dispostas nas paredes do Convento de Santo Antônio, no Recife. Após dois anos e três meses de trabalho, o acervo de azulejos do claustro da Igreja de Santo Antônio e da Capela Dourada, com 5.707 peças, foi recuperado e está sendo remontado. Os 25 painéis do pátio e os dez da capela devem ficar prontos até o fim de julho.
O projeto é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), orçado em R$ 1,8 milhão, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os painéis do claustro são da segunda metade do século 18 e contam a criação do mundo segundo a Bíblia. As peças foram manufaturadas em Portugal e são da escola de Bartolomeu Antunes. Já as cerâmicas da capela foram afixadas em 1701 e mostram cenas de caça. São assinadas pelo português Antônio Pereira. O acervo completo do templo está em 14 ambientes, com 29.390 peças.
Alguns painéis precisaram ser refeitos com base em gravuras e fotos do século 18 que mostram como eram antes de sofrerem o desgaste do tempo. Segundo a restauradora Pérside Omena, as pedras foram danificadas por fungos e sais que se acumularam nas paredes do convento. Como a igreja foi construída abaixo do nível da rua, a água tem dificuldade para escoar e se infiltra nas paredes.
Quando o líquido seca, restam os cristais de sal que rompem os azulejos. Para conter a a umidade, os restauradores trouxeram da Itália placas de fibrorresina e alumínio nas quais os azulejos estão sendo remontados. As placas funcionam como barreira contra a umidade. "Conseguimos recuperar os azulejos e frear a deterioração", enfatizou.
Até agora, a equipe remontou sete dos 35 painéis. Os da capela serão os últimos a serem concluídos. A segunda etapa aguarda aprovação no BNDES e deve contemplar a nave e a entrada da igreja. Os painéis eram utilizados pela Igreja Católica para transmitir ensinamentos bíblicos aos fiéis, já que a maioria não sabia ler.
"Agora, esses azulejos poderão voltar a ter o papel educativo de antes, para seguidores do catolicismo e também pesquisadores e admiradores da arte", afirmou o guardião do convento, frei Luíz Augusto Lessa.
Diario de Pernambuco


Argentina apreende múmia e caveiras pré-incas que seriam enviadas para Europa
Uma múmia e três caveiras que seriam enviadas a colecionadores e museus europeus foram apreendidas nesta sexta-feira em Buenos Aires pela Associação Federal de Ingressos Públicos (AFIP, equivalente à Receita Federal argentina).
Com importante valor arqueológico, as peças teriam sido enviadas por correio de La Paz, na Bolívia, para Buenos Aires, e seriam provenientes do Peru.
As peças foram descobertas quando passavam por máquinas que inspecionam o material que entra na Argentina e foram declaradas como réplicas de cerâmicas peruanas.
“É mais um fato que demonstra a firme decisão da Argentina de combater o tráfico ilegal de bens culturais”, disse o secretário da AFIP, Ricardo Echegaray.
Pré-incas
De acordo com avaliações preliminares, o material teria marcas das civilizações pré-incas. “As peças apresentam deformações cranianas, resultados das práticas culturais e religiosas daqueles povos originários”, informou a AFIP, acrescentando que elas estão sendo analisadas por pesquisadores do Instituto Nacional de Arqueologia e Pensamento Latino-americano.
“As três caveiras e a múmia completa seriam restos da cultura paracas (século VIII a.C. e III d.C.).”
De acordo com o organismo argentino, o pacote com as caveiras e a múmia tinha como destinatário um argentino, que mora em Buenos Aires. “O destino final seriam museus e colecionadores que querem especialmente os tecidos que envolvem as múmias”, declarou-se no comunicado.
A AFIP informou ainda que foi aberta uma investigação policial sobre o caso e que foi preso o destinatário da encomenda arqueológica, cujo nome não foi relevado.
Marcia Carmo
De Buenos Aires para a BBC Brasil

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial