ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

14 junho, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 14-6-11

Teatro Municipal de São Paulo fica próximo do projeto original
Em 12 de setembro de 1911, cem carros - um terço da frota paulistana à época - se acumularam em torno do Theatro Municipal. O primeiro congestionamento da cidade aconteceu para a inauguração do teatro, que, neste domingo, reabre após sua terceira reforma - a que conseguiu deixá-lo mais próximo do projeto original.
"Queríamos chegar à aparência mais antiga possível", contou à Veja São Paulo a arquiteta Rafaela Bernardes, do Departamento de Patrimônio Histórico da prefeitura. "Raspamos a parede da plateia até acharmos a primeira camada de tinta, da década de 50", relata. Após descobrirem a cor avermelhada, foi decidido que as poltronas e a tapeçaria novamente seriam vermelhas, substituindo o verde que dominava a decoração desde a segunda reforma, de 1985. As paredes também voltam à cor original, simulando mármore.
As poltronas, aliás, receberam atenção especial durante a reforma: após serem descoladas e desparafusadas, receberam uma identificação de sua exata localização. Isso porque cada uma delas é única: as filas seguem uma leve curva e, por isso, cada assento tem uma curvatura diferente, dependendo da localização.
Programação maior
Os ingressos para o concerto de reabertura no domingo já estão esgotados - haverá outros dois hoje e amanhã, mas apenas para convidados.
Felizmente, quem quiser conferir o novo Theatro Municipal terá diversas oportunidades. Nos próximos anos, a programação deve se tornar mais variada, após o sistema de varas (que armazena os cenários) ser ampliado - agora, permitirá a troca mais rápida deles, além de montar dois espetáculos ao mesmo tempo. Além disso, as visitas monitoradas devem ser retomadas.
Novos espaços culturais devem ocupar entorno
Ao menos dois espaços culturais devem ser construídos no entorno do Theatro Municipal. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o projeto da Estação das Artes, que vai funcionar nas imediações, inclui espaço para aulas, bibliotecas e recitais, além de salas de ensaio para as orquestras, corais e corpos de dança - ajudando a liberar o Municipal.
Também há o projeto de um novo Sesc na região, o Sesc 24 de Maio, no antigo prédio da Mesbla. Apresentado em 2009, o projeto previa um espaço com teatro, clínica com consultórios odontológicos, restaurante, praça para café, áreas de convivência e leitura e brinquedoteca, além de uma piscina com solário e áreas para prática de atividades físicas.
Há também o projeto de construção de um estacionamento nas esquinas das ruas 24 de Maio e Conselheiro Crispiniano.

rafael mulinari/destak
O vermelho da decoração original volta, substituindo o verde que dominava as poltronas desde 1985

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial