ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

20 junho, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 20-6-11

Arqueólogos encontram restos pré-históricos em ilha escocesa
Arqueólogos descobriram os restos de um assentamento que pode datar da Idade do Ferro em uma ilha remota da Escócia.
As descobertas foram feitas durante um projeto de cinco anos para criar o registro de mapeamento mais completo do patrimônio construído do arquipélago St. Kilda. A pesquisa, que começou em 2007 e deverá ser concluída no final desse ano, utiliza tecnologia via satélite e digital para mapear os traços de ocupação humana nas ilhas no início da pré-história até as suas modernas instalações militares.
Anteriormente, se pensava que a ilha Boreray de St. Kilda era apenas visitada por moradores para caçar aves marinhas e recolher lã de ovelha. Agora, os arqueólogos encontraram um sistema extenso de campo agrícola e terraços para cultivar colheitas lá. Também encontraram um edifício de pedra intacto, enterrado sob o solo.
O grupo de ilhas St. Kilda é a parte mais remota das Ilhas Britânicas, a 66 quilômetros a oeste das ilhas ocidentais. Hirta, a principal ilha de St. Kilda, foi ocupada até 1930, quando os últimos moradores foram retirados de lá porque seu modo de vida já não era sustentável.
Pesquisadores disseram que ferramentas simples encontradas em Hirta sugerem que viajantes da Idade do Bronze podem ter visitado St. Kilda 4.000 a 5.000 anos atrás, antes de pessoas se estabelecerem lá, em uma data desconhecida.
Boreray é o lar de milhares de aves marinhas e ovinos selvagens. O solo da ilha é fértil justamente por causa das ações de aves marinhas. O ponto mais alto da ilha eleva-se apenas 384 metros.
As descobertas sugerem que Boreray, bem como Hirta, tinha moradores. A equipe de pesquisa disse que o edifício de pedra encontrado está entre os três montes de antigos assentamentos. Poderia conter artefatos da Idade do Ferro.
Até agora, os cientistas pensavam que Boreray era apenas visitada para caça e coleta sazonal pelo povo de Hirta. Os novos resultados mostram que uma comunidade agrícola realmente viveu na ilha, talvez já em período pré-histórico. Os restos agrícolas são uma pequena amostra da vida de quem morou por um tempo em Boreray.
Hype Science

Pescadores acham navio do século XVI com US$ 70 mi em porcelanas
 

Foto: AFP
Imagem divulgada nesta sexta-feira mostra mergulhador inspecionando peça de porcelana

A organização privada portuguesa Arqueonautas Worldwide (AWW) anunciou nesta sexta-feira a descoberta de uma carga de porcelana da dinastia Ming avaliada em US$ 70 milhões. Segundo os pesquisadores, as porcelanas foram encontradas em um navio de 1580 d.C. no mar de Java, a 150 km da costa da Indonésia, por pescadores.
A AWW afirma que foram encontradas aproximadamente 700 mil peças, o que, de acordo com a organização, é a maior carga de porcelana Ming já descoberta.
Ainda de acordo com a Arqueonautas, o navio foi encontrado em 2009 por pescadores. A organização afirma que recebeu autorização do governo da Indonésia para proteger o local de saqueadores e para estudar o navio.
Terra
Com informações da agência AFP.


Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial